Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

E Agora ??



Para muitos empreendimentos hoteleiros e do segmento de alimentação fora do lar acabou a alta Temporada mais longa do ano.  Parabéns para quem teve bons resultados e satisfação de hóspedes e clientes. Hora de Fazer análises do que não deu tão certo e corrigir para os próximos períodos para quem não teve temporadas tão boas quanto esperavam e índices acima do esperado de reclamações e consumidores insatisfeitos.

A questão é que entramos em um ano complicado, poucos feriados, desaquecimento da economia, volta da inflação, fazendo com que despesas com viagens, hotéis, alimentação fora do lar sejam diminuídas por uma população que ainda considera o lazer como algo supérfluo.

Agregado à isto, o número de empreendimentos só cresce, o índice de profissionalização também com cada vez mais empreendedores buscando capacitações, assessorias e consultorias para apoiar sua gestão frente ao empreendimento.

O que fazer com sua equipe, diminuir o quadro, pagar rescissões e recontratar quando a temporada estiver próxima novamente ??, e outros custos e despesas fixas como aluguel ou arrendamento, contador, celular, internet, parcelas de conta de luz, água e telefone fixas, insumos ?? o que fazer ??

Você tem calculado o Seu Ponto de equilíbrio para a baixa ou média temporada ? sim...ele varia de período à período, por exemplo se você tem uma pousada de serra e o sistema de aquecimento de ambientes não vai ser tão necessário, seu custo variável irá cair, consequentemente seu ponto de equilíbrio. Se você vai deixar de oferecer recreação durante a semana através de monitores em seu hotel de praia, ídem. 

Ponto de Equilíbrio ou Break Even Point é na minha opinião o indicador mais importante para qualquer segmento, no caso da hotelaria por exemplo, ele vai lhe indicar a tarifa ideal à ser aplicada, ocupação à ser atingida e número de Uhs(room nights) à serem vendidos.

Muito bem....Você conseguiu chegar aos indicadores financeiros de custos e despesas  fixos e variáveis  além de receitas, ocupação e fluxo no restaurante à atingir. Basta ?? claro que não....

Você tem que fazer seus produtos e serviços chegarem ao cliente de maneira sistemática, "agressiva", inteligente, enfim o mais estratégica possível, por exemplo:

- Como está o seu site ??
- O que você tem feito com sua lista de e-mails de clientes (ela existe ??) ??
- Como está o seu posicionamento nos GDS e Sites de Reservas On-Line ??
- Como estão suas postagens nas redes sociais ??
- Seu relacionamento com agências, operadoras, associações, etc. ??
- Você tem feito veiculações em mídias ??

Era isto, por hoje....como disse temos uma temporada de desafios até o próximo verão (com bons intervalos nos feriados, eventos e férias de inverno - mesmo assim com retorno garantido apenas para aqueles que trabalharem muito bem). 

Hora de inovar, de ser criativo, de fazer diferente.

Boa sorte,

Abraços,

Eduardo

12 9610 9122
skype:efaraco1
www.faracoconsultoria.com.br
curtam:http://www.facebook.com/faracoconsultoria
 






This post first appeared on O Pousadeiro, please read the originial post: here

Share the post

E Agora ??

×

Subscribe to O Pousadeiro

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×