Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dia do Bem-Estar Digital: veja como melhorar sua relação com a tecnologia

 O Dia do Bem-Estar Digital é como um movimento global que dissemina boas práticas para uma relação saudável com a tecnologia.

A data nasceu de um esforço coletivo que teve raiz em 2018, quando a Apple lançou recursos no seu sistema operacional para reduzir interrupções e gerenciar o tempo de tela dos usuários.

A ferramenta ScreenTime, em especial, fornece informações sobre como as pessoas usam cada aplicativo, e a proposta é que elas se conscientizem sobre possíveis excessos.

A situação despertou o interesse em organizar uma associação pelo bem-estar digital com foco em educação, pesquisa e métricas para gerar uma cultura digital mais positiva. Em março de 2020, o coletivo se reorganizou no formato do Instituto do Bem-Estar Digital, que lançou também o Dia do Bem-Estar Digital.

Segundo Carla Furtado, mestre e doutoranda em psicologia pela Universidade Católica de Brasília, a data lança luz sobre saúde mental e trabalho, plataformas de assistência psicológica e redução de fatores estressores. "A hiperconexão digital é um deles", diz ela, que é diretora do Instituto Feliciência.

Sabemos com rigor científico que existe uma correlação entre consumo de telas e transtornos mentais e comportamentais, especialmente o transtorno de ansiedade generalizada. A cultura do 'sempre online' gerou um novo fenômeno, o folo (fear of logging off, ou medo de se desconectar). Entendamos esse medo como uma ansiedade relacionada à desconexão. Carla Furtado, diretora do Instituto Feliciência

O que é bem-estar digital?

De acordo com o movimento, bem-estar digital é o ótimo estado de saúde, realização pessoal e satisfação social que cada indivíduo que usa a tecnologia é capaz de alcançar. Essa relação saudável com a tecnologia seria um estilo de vida que promove bem-estar integrado entre corpo, mente e espírito.

Para alcançar esse equilíbrio, o instituto que lançou a proposta desenvolveu uma abordagem que ajuda as pessoas a se conscientizarem sobre o uso da tecnologia, aproveitarem os benefícios dela e evitarem os danos associados.

Segundo a entidade, há oito conceitos para o bem-estar digital:

Produtividade: melhorar o foco, manejar distrações e equilibrar vida pessoal e profissional.

Ambiente: otimizar os espaços de trabalho, a ergonomia, usar filtros de luz azul e promover o minimalismo digital.

Comunicação: ter cultura digital, equilibrar e colocar limites entre vida e tecnologia.

Relacionamentos: ter apoio social, senso de conexão e comunidade, fazer interações significativas.

Saúde mental: atentar-se para o uso passivo e intencional da tecnologia, promover autocuidado e ficar períodos longe das telas.

Saúde física: envolve sono de qualidade, saúde dos olhos e fazer pausas para levantar e movimentar o corpo.

Saúde viabilizada pela tecnologia: como gamificação de atividades físicas, alertas de saúde e dispositivos como smartwatches que apresentam métricas de saúde.

Cidadania digital: promover segurança e privacidade, ativismo digital e consumo consciente da tecnologia.

Como funciona na prática?

Carla Furtado dá três dicas para melhorar nossa relação com a tecnologia:

  1. Desativar notificações de redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e e-mails.
  2. Estabelecer frequência e horários de verificação de mensagens e redes sociais.
  3. O ideal é permanecer desconectado por 12 horas sequenciais diariamente. Comece se desconectando durante o sono, ou seja, mantendo o celular desligado e distante da cama --já serão cerca de 8 horas. Adicione a isso ao menos uma hora antes de deitar e uma hora após levantar. Já serão 10 horas de desconexão contínua.

Para usar as redes sociais e a tecnologia de forma moderada e saudável, é importante entender que:

A vida digital é diferente da vida real. O mundo perfeito não existe e o que é publicado em uma rede social é uma pequena parcela da realidade de um dia inteiro. Assim, não se compare com vida alheia.

O agora é relevante. Quando estiver na roda de amigos ou em momentos de curtição e lazer, evite se preocupar e se prender nas redes sociais. Aproveite o momento presente.

Há vida além do digital. Busque outras atividades para preencher seu tempo, como atividade física, leitura, cinema, um passeio ou qualquer outra prática de que goste.



This post first appeared on Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F, please read the originial post: here

Share the post

Dia do Bem-Estar Digital: veja como melhorar sua relação com a tecnologia

×

Subscribe to Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×