Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

o que é pós estruturalismo?

 O pós-estruturalismo é um movimento filosófico, teórico e literário que surgiu na França durante a década de 1960 como uma crítica ao estruturalismo. O estruturalismo, por sua vez, era um movimento que buscava compreender a estrutura de sistemas sociais, culturais e linguísticos.

Os pós-estruturalistas rejeitam a ideia de que esses sistemas são estáveis e permanentes. Eles argumentam que a realidade é socialmente construída e que, portanto, não há verdades absolutas ou essenciais.

Algumas das principais características do pós-estruturalismo são:

  • Discurso: Os pós-estruturalistas estão interessados ​​na forma como o discurso produz significado. Eles argumentam que o discurso não é um reflexo da realidade, mas sim uma construção social.
  • Desconstrução: A desconstrução é um método de análise que busca desconstruir os textos e revelar seus significados ocultos.
  • Pluralidade: Os pós-estruturalistas acreditam que a verdade é plural e que não há uma única interpretação correta de um texto ou evento.

Alguns dos principais pensadores pós-estruturalistas são:

  • Michel Foucault: Foucault é um filósofo que estudou o poder e a subjetividade. Ele argumentou que o poder está presente em todos os aspectos da sociedade, e que a subjetividade é uma construção social.
  • Jacques Derrida: Derrida é um filósofo que desenvolveu a teoria da desconstrução. Ele argumentou que o significado dos textos é sempre incerto e que eles podem ser interpretados de maneiras diferentes.
  • Jean-François Lyotard: Lyotard é um filósofo que estudou a pós-modernidade. Ele argumentou que a pós-modernidade é um momento em que as grandes narrativas e metanarrativas estão em declínio.

O pós-estruturalismo teve um impacto significativo em várias disciplinas, incluindo filosofia, literatura, crítica cultural e teoria social. Ele ajudou a mudar a maneira como pensamos sobre a linguagem, o poder e a subjetividade.

Aqui estão alguns exemplos de como o pós-estruturalismo pode ser aplicado:

  • Na filosofia, o pós-estruturalismo pode ser usado para questionar a natureza da verdade e do conhecimento.
  • Na literatura, o pós-estruturalismo pode ser usado para analisar a forma e o conteúdo dos textos.
  • Na crítica cultural, o pós-estruturalismo pode ser usado para examinar as relações de poder nas sociedades.
  • Na teoria social, o pós-estruturalismo pode ser usado para analisar a identidade e a subjetividade.

O pós-estruturalismo é um movimento complexo e multifacetado. Não há uma definição única do que é pós-estruturalismo, e existem muitas diferentes perspectivas pós-estruturalistas.



This post first appeared on Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F, please read the originial post: here

Share the post

o que é pós estruturalismo?

×

Subscribe to Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×