Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Maurice Merleau-Ponty

 Maurice Merleau-Ponty: o filósofo do Corpo e do mundo

Maurice Merleau-Ponty (14 de março de 1908 - 3 de maio de 1961) foi um filósofo francês, um dos principais expoentes da fenomenologia no século XX. Sua obra é marcada por uma forte preocupação com a relação entre o corpo e o mundo, e com a experiência humana como um todo.

Merleau-Ponty nasceu em Rochefort, na França, e estudou filosofia na École Normale Supérieure de Paris. Ele foi fortemente influenciado por Edmund Husserl e Martin Heidegger, mas desenvolveu sua própria abordagem à fenomenologia, que ele chamou de "fenomenologia da percepção".

Para Merleau-Ponty, o corpo é o centro da experiência humana. Ele não é apenas um objeto físico, mas também um sujeito que experimenta o mundo. O corpo é, portanto, o ponto de partida para a compreensão da relação entre o indivíduo e o mundo.

Merleau-Ponty também se interessou pela arte e pela literatura. Ele acreditava que a arte e a literatura podem nos ajudar a compreender a experiência humana de uma forma que a filosofia não pode.

As principais ideias de Merleau-Ponty

As principais ideias de Merleau-Ponty podem ser resumidas da seguinte forma:

  • O corpo é o centro da experiência humana. O corpo não é apenas um objeto físico, mas também um sujeito que experimenta o mundo.
  • A consciência é encarnada. A consciência não é uma entidade abstrata, mas está ligada ao corpo e ao mundo.
  • O mundo é percebido. O mundo não é uma coisa preexistente, mas é construído pela nossa percepção.
  • A arte e a literatura podem nos ajudar a compreender a experiência humana. A arte e a literatura nos permitem acessar dimensões da experiência humana que a filosofia não pode.

Influência

A obra de Merleau-Ponty teve uma influência significativa no pensamento filosófico do século XX. Ele é considerado um dos filósofos mais importantes do século, e sua obra continua a ser estudada e discutida até hoje.

Obras principais

  • A estrutura do comportamento (1942)
  • Fenomenologia da percepção (1945)
  • O humanism e terror (1947)
  • Em louvor da filosofia (1953)
  • As aventuras da dialética (1955)
  • O olho e o espírito (1964)

Conclusão

Maurice Merleau-Ponty foi um filósofo original e influente, que deixou uma marca significativa no pensamento filosófico do século XX. Sua obra é marcada por uma forte preocupação com a relação entre o corpo e o mundo, e com a experiência humana como um todo.



This post first appeared on Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F, please read the originial post: here

Share the post

Maurice Merleau-Ponty

×

Subscribe to Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×