Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cornelius Castoriadis: o filósofo da autonomia


Cornelius Castoriadis (1922-1997) foi um filósofo, economista, psicanalista e sociólogo greco-francês, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Sua obra é vasta e abrangente, abrangendo temas como filosofia política, economia, psicanálise, ecologia e história.

Biografia

Castoriadis nasceu em Constantinopla, na Turquia, em 1922. Em 1924, sua família foi forçada a se mudar para Atenas, devido à troca de populações entre a Grécia e a Turquia. Em Atenas, Castoriadis estudou economia na Universidade Nacional Kapodistriana, graduando-se em 1944.

Em 1945, Castoriadis mudou-se para Paris, onde se tornou um dos fundadores do grupo Socialisme ou Barbarie, uma organização política que se opunha ao estalinismo e ao capitalismo. O grupo publicou uma revista com o mesmo nome, que circulou regularmente até 1965.

Em 1948, Castoriadis começou a trabalhar como economista na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ele continuou a trabalhar na OCDE até 1970, quando se dedicou exclusivamente à filosofia.

O conceito de autonomia

O conceito de autonomia é central na obra de Castoriadis. Para ele, a autonomia é a condição de ser capaz de pensar e agir por si mesmo, de forma livre e responsável. Uma Sociedade autônoma é aquela em que os indivíduos são livres para participar do processo de construção da sociedade, e não apenas para cumpri-la.

Castoriadis criticava tanto o capitalismo quanto o comunismo, argumentando que ambos os sistemas são baseados em formas de alienação e dominação. O capitalismo, segundo ele, aliena os indivíduos de seu trabalho e de sua criatividade. O comunismo, por sua vez, aliena os indivíduos de sua liberdade e de sua capacidade de autodeterminação.

A obra de Castoriadis

A obra de Castoriadis é extensa e complexa. Seus principais livros são:

  • A instituição imaginária da sociedade (1975): Nesta obra, Castoriadis desenvolve sua teoria da sociedade como uma instituição imaginária. Ele argumenta que a sociedade é um constructo humano, baseado em um conjunto de crenças e valores que são compartilhados por seus membros.
  • A sociedade aberta e seus inimigos (1983): Nesta obra, Castoriadis critica as formas de dominação existentes na sociedade, incluindo o capitalismo, o comunismo e o Estado. Ele defende a necessidade de uma sociedade aberta, baseada na autonomia e na liberdade.
  • Os carrefours do labirinto (1978-1999): Esta obra é uma coletânea de ensaios sobre diversos temas, incluindo filosofia, política, economia e psicanálise.

Influência

A obra de Castoriadis teve uma influência significativa nos campos da filosofia política, economia e psicanálise. Ele é considerado um dos fundadores da teoria crítica da sociedade, e sua obra continua a ser um importante ponto de referência para os pensadores contemporâneos.

Conclusão

Cornelius Castoriadis foi um pensador original e provocativo, que deixou uma marca profunda no pensamento político e social. Sua obra é complexa e desafiadora, mas também é inspiradora e estimulante. Castoriadis nos desafia a pensar a sociedade de forma crítica, e a lutar pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária.



This post first appeared on Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F, please read the originial post: here

Share the post

Cornelius Castoriadis: o filósofo da autonomia

×

Subscribe to Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×