Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Gilles Deleuze

 A filosofia de Gilles Deleuze: uma introdução

Gilles Deleuze foi um filósofo francês que viveu de 1925 a 1995. Sua filosofia é complexa e multifacetada, e tem sido influente em uma ampla gama de campos, incluindo filosofia, arte, literatura e cultura.

Princípios fundamentais

A filosofia de Deleuze é baseada em uma série de princípios fundamentais, incluindo:

  • Imanência: Deleuze rejeita a ideia de uma realidade transcendente ou metafísica. Ele afirma que a realidade é immanente, ou seja, ela existe apenas no mundo físico e material.
  • Diferença: Deleuze afirma que a diferença é fundamental para a realidade. Ele rejeita a ideia de uma identidade fixa ou essencial, e afirma que a realidade é composta de diferenças e singularidades.
  • Continuidade: Deleuze afirma que a realidade é contínua, ou seja, ela não é composta de partes separadas, mas de fluxos e processos interconectados.
  • Multiplicidade: Deleuze afirma que a realidade é múltipla, ou seja, ela não é composta de um único princípio ou substância, mas de uma variedade de elementos e forças.

Conceito de diferença

O conceito de diferença é central para a filosofia de Deleuze. Ele afirma que a diferença não é apenas uma questão de contraste ou oposição, mas de criação e transformação. A diferença é o que permite que a realidade se desenvolva e se transforme.

Conceito de fluxo

Deleuze também enfatiza a importância do fluxo. Ele afirma que a realidade não é composta de entidades estáticas, mas de fluxos e processos contínuos. Os fluxos são forças e energias que estão sempre em movimento e transformação.

Conceito de multiplicidade

Deleuze afirma que a realidade é múltipla, ou seja, ela não é composta de um único princípio ou substância, mas de uma variedade de elementos e forças. A multiplicidade é o que permite que a realidade seja complexa e dinâmica.

Influências

A filosofia de Deleuze foi influenciada por uma ampla gama de autores, incluindo:

  • Nietzsche: Deleuze foi influenciado pelo pensamento de Friedrich Nietzsche, em particular sua crítica à metafísica e sua afirmação da vontade de potência.
  • Bergson: Deleuze também foi influenciado pelo pensamento de Henri Bergson, em particular sua noção de duração e seu conceito de fluxo.
  • Heidegger: Deleuze foi influenciado pelo pensamento de Martin Heidegger, em particular sua noção de diferença ontológica.
  • Spinoza: Deleuze foi influenciado pelo pensamento de Baruch Spinoza, em particular sua noção de substância e sua afirmação da imanência.

Recepção

A filosofia de Deleuze tem sido influente em uma ampla gama de campos, incluindo filosofia, arte, literatura e cultura. Seus conceitos têm sido utilizados para analisar uma variedade de fenômenos, incluindo a arte, a literatura, a política, a ciência e a tecnologia.

Conclusão

A filosofia de Gilles Deleuze é uma das mais importantes e influentes do século XX. Sua obra é complexa e desafiadora, mas também é extremamente estimulante e criativa. A filosofia de Deleuze nos convida a pensar de forma diferente sobre a realidade, e a ver o mundo de uma nova perspectiva.

Algumas obras importantes de Gilles Deleuze



    This post first appeared on Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F, please read the originial post: here

    Share the post

    Gilles Deleuze

    ×

    Subscribe to Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F

    Get updates delivered right to your inbox!

    Thank you for your subscription

    ×