Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

1 de Julho: Dia Internacional do Cooperativismo

 O cooperativismo é um movimento Social que busca promover o desenvolvimento econômico e social por meio da união de pessoas com interesses comuns. As cooperativas são organizações autônomas, de propriedade de seus membros, que trabalham para atender às necessidades econômicas, sociais e culturais de seus associados.

O cooperativismo surgiu no século XIX, na Inglaterra, como uma forma de os trabalhadores se unirem para enfrentar os desafios da industrialização. A primeira cooperativa foi fundada em Rochdale, em 1844, por um grupo de tecelões que queriam comprar alimentos a preços mais baixos.

O cooperativismo se espalhou rapidamente pelo mundo e, hoje, é um movimento global que representa mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, existem mais de 8 mil cooperativas, que representam cerca de 10% do PIB nacional.

As cooperativas atuam em diversos setores da economia, como agronegócio, crédito, saúde, educação, consumo e prestação de serviços. Elas oferecem uma série de benefícios aos seus associados, como preços mais baixos, acesso a crédito, educação e capacitação profissional.

O cooperativismo é uma forma de organização econômica e social que promove a justiça social, a inclusão e o desenvolvimento sustentável. As cooperativas são uma alternativa ao modelo capitalista tradicional, que é baseado na competição e na busca do lucro individual.

Importância do cooperativismo

O cooperativismo é importante por diversos motivos, entre eles:

  • Promove o desenvolvimento econômico e social: As cooperativas ajudam a gerar emprego, renda e oportunidades para as pessoas. Elas também contribuem para o desenvolvimento local e regional.
  • Promove a justiça social: As cooperativas são organizadas de forma democrática, o que garante que todos os membros tenham voz e participação nas decisões. Elas também trabalham para reduzir as desigualdades sociais.
  • Promove a inclusão: As cooperativas são abertas a todos, independentemente de raça, gênero, religião ou condição social. Elas ajudam a promover a inclusão social e a combater a discriminação.
  • Promove o desenvolvimento sustentável: As cooperativas são comprometidas com o uso sustentável dos recursos naturais. Elas trabalham para proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.

Conclusão

O cooperativismo é uma forma de organização econômica e social que tem um papel importante no desenvolvimento do mundo. As cooperativas são uma alternativa ao modelo capitalista tradicional, que é baseado na competição e na busca do lucro individual. Elas promovem a justiça social, a inclusão e o desenvolvimento sustentável.



This post first appeared on Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F, please read the originial post: here

Share the post

1 de Julho: Dia Internacional do Cooperativismo

×

Subscribe to Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×