Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como funciona implante que trata depressão, aplicado pela 1ª vez no Brasil

A cirurgia para o Implante que trata a depressão resistente precisa ser feita com anestesia geral. São feitas duas incisões: uma próxima à clavícula e à axila esquerda, que recebe o gerador, e outra próxima ao pescoço, em que são conectados os eletrodos ao nervo. O funcionamento do aparelho se assemelha ao muito conhecido marca-passo cardíaco.

Campos afirma que os riscos da cirurgia são baixos e o paciente recebe alta no mesmo dia. "O implante pode ser removido, mas a indicação de retirada é somente com algum tipo de infecção ou quando o paciente não tolera os estímulos. Como a depressão não tem cura, é preciso um tratamento contínuo, então provavelmente não haverá alta", comenta.

Quem pode fazer o implante?

Os pacientes eletivos a esse tipo de implante precisam já ter passado por tratamentos da depressão resistente e não terem obtido resultado satisfatório, entre os quais está o uso da cetamina, estimulação magnética transcraniana (técnica que usa campos magnéticos de baixa intensidade para estimular áreas do cérebro) e eletroconvulsoterapia, que aplica correntes elétricas no cérebro e induz a convulsões controladas.

Segundo Campos, os implantes dos primeiros aparelhos foram doados pela empresa LivaNova, dos EUA. O médico afirma que, atualmente, só é possível fazer a cirurgia por meio particular.

Para chegar ao SUS, essa tecnologia precisa ser submetida ao Conictec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde).



This post first appeared on Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F, please read the originial post: here

Share the post

Como funciona implante que trata depressão, aplicado pela 1ª vez no Brasil

×

Subscribe to Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×