Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sistemas de Poder

Os sistemas de Poder, em termos políticos e sociais, podem ser categorizados de várias maneiras, mas aqui estão alguns dos principais sistemas de poder que existem:


1. **Democracia**: Um sistema em que o poder é exercido pelo povo, geralmente por meio de eleições periódicas. Existem diferentes tipos de democracia, como a democracia representativa, direta e deliberativa.

2. **Monarquia**: Um sistema em que o poder é hereditário, passando de uma geração para outra dentro de uma família real. Pode ser uma monarquia absoluta (onde o monarca detém todo o poder) ou uma monarquia constitucional (onde há uma constituição que limita o poder do monarca).

3. **Autoritarismo**: Um sistema em que o poder está concentrado nas mãos de um líder ou um pequeno grupo, com pouca ou nenhuma participação popular na tomada de decisões.

4. **Totalitarismo**: Uma forma extrema de autoritarismo em que o governo exerce controle total sobre todos os aspectos da vida pública e privada dos cidadãos.

5. **Socialismo**: Um sistema em que os meios de produção são de propriedade pública ou controlados pelo Estado, com o objetivo de reduzir as desigualdades econômicas.

6. **Capitalismo**: Um sistema econômico e político em que os meios de produção são de propriedade privada e as decisões econômicas são guiadas pela oferta e demanda do mercado.

7. **Comunismo**: Um sistema teórico em que não existe propriedade privada e os recursos são compartilhados igualmente entre todos os membros da sociedade. Na prática, isso foi implementado em alguns países, muitas vezes com resultados mistos.

8. **Fascismo**: Um sistema político que valoriza a autoridade do Estado, restringe liberdades individuais e frequentemente promove a supremacia de uma raça ou nação.

9. **Teocracia**: Um sistema em que o poder político está nas mãos de líderes religiosos ou instituições religiosas, e as leis são baseadas na religião.

10. **Anarquia**: Uma ausência de governo centralizado, em que as decisões são tomadas de forma descentralizada ou através de consenso voluntário.

Esses são apenas alguns exemplos, e muitos países adotam sistemas híbridos que combinam elementos de diferentes sistemas de poder. Além disso, a forma como esses sistemas são implementados pode variar amplamente de um lugar para outro.


This post first appeared on Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F, please read the originial post: here

Share the post

Sistemas de Poder

×

Subscribe to Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×