Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que é o biocentismo?

 O Biocentrismo é uma perspectiva filosófica que defende que a vida é o valor fundamental do universo, e que todos os seres vivos, humanos e não humanos, têm um valor intrínseco.

Isso significa que os seres vivos não têm valor apenas por seu utilidade para os humanos, mas por si mesmos. Eles são dignos de respeito e consideração, independentemente de sua inteligência, capacidade de sentir ou outras características.

O biocentrismo se contrapõe ao antropocentrismo, que é a visão tradicional de que os seres humanos são a espécie mais importante do universo e que os outros seres vivos têm valor apenas por seu utilidade para os humanos.

O biocentrismo tem implicações importantes para a ética e a política. Se os seres vivos têm valor intrínseco, então temos o dever de protegê-los e respeitá-los. Isso significa que devemos reduzir nosso impacto no meio ambiente, proteger as espécies ameaçadas de extinção e promover a justiça ambiental.

O biocentrismo também nos leva a repensar nossa relação com os animais. Se os animais têm valor intrínseco, então não devemos usá-los para alimentação, experimentação ou entretenimento.

O biocentrismo é uma perspectiva filosófica nova e desafiadora, mas também é uma perspectiva que pode nos ajudar a construir um mundo mais justo e sustentável.

Aqui estão alguns exemplos de como o biocentrismo pode ser aplicado na prática:

  • Podemos apoiar políticas que protegem o meio ambiente, como o combate à mudança climática, a conservação da biodiversidade e a redução da poluição.
  • Podemos optar por consumir produtos que não causem danos aos animais, como alimentos veganos ou vegetarianos, roupas feitas com tecidos naturais e cosméticos sem testes em animais.
  • Podemos participar de atividades que promovam o respeito aos animais, como voluntariado em abrigos de animais ou adoção de animais de estimação.

O biocentrismo não é uma visão monolítica. Existem diferentes formas de biocentrismo, e cada um tem suas próprias implicações específicas. No entanto, todas as formas de biocentrismo compartilham a crença de que a vida é o valor fundamental do universo.



This post first appeared on Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F, please read the originial post: here

Share the post

O que é o biocentismo?

×

Subscribe to Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×