Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Integralismo brasileiro

 O Integralismo Brasileiro foi um movimento político de caráter nacionalista e fascista, desenvolvido pela Sociedade de Estudos Políticos em 1932. O movimento foi inicialmente representado pela Ação Integralista Brasileira, adotando como símbolo o Sigma, em uma bandeira de fundo azul.

O Integralismo Brasileiro Foi fundado por Plínio Salgado, um jornalista e escritor que se inspirou nos movimentos fascistas da Europa. O movimento defendia um Estado forte e centralizador, baseado na ideia de uma nação unida e homogênea.

O Integralismo brasileiro teve um impacto significativo na política brasileira da década de 1930. O movimento chegou a reunir mais de 200 mil membros e realizou grandes manifestações públicas. No entanto, o integralismo foi reprimido pelo governo de Getúlio Vargas em 1937, com a instituição do Estado Novo.

As principais características do integralismo brasileiro são:

  • Nacionalismo: O integralismo brasileiro defendia um Estado forte e centralizador, baseado na ideia de uma nação unida e homogênea.
  • Fascismo: O integralismo brasileiro foi inspirado nos movimentos fascistas da Europa, como o fascismo italiano e o nazismo alemão.
  • Autoritarismo: O integralismo brasileiro defendia um governo autoritário, com o poder concentrado nas mãos de um líder forte.
  • Corporatismo: O integralismo brasileiro defendia um sistema econômico corporatista, em que os sindicatos seriam controlados pelo Estado.
  • Anticomunismo: O integralismo brasileiro era anticomunista e defendia a luta contra o comunismo.

O integralismo brasileiro foi um movimento controverso e polêmico. O movimento foi acusado de ser fascista e autoritário, e seus métodos de recrutamento e propaganda foram criticados. No entanto, o integralismo também teve seus apoiadores, que viam o movimento como uma forma de modernizar o Brasil e torná-lo uma potência mundial.

O integralismo brasileiro deixou um legado importante na política brasileira. O movimento influenciou o surgimento de outros movimentos políticos de direita, como a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Social Democrático (PSD). O integralismo também contribuiu para a formação da identidade política do Brasil, ao ajudar a definir os limites entre direita e esquerda.



This post first appeared on Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F, please read the originial post: here

Share the post

Integralismo brasileiro

×

Subscribe to Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×