Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Estátua de Carlos d, de Andrade ganha novos óculos pela 8º vez

 Pela oitava vez, a estátua do Poeta Carlos Drummond de Andrade, apontado como um dos monumentos mais charmosos da cidade, na Praia de Copacabana, ganhou novos óculos. A estátua foi vandalizada pela última vez em 12 de maio do mês passado, quando teve seus óculos roubados. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, em parceria com a Essilor/Varilux, empresa que adotou o monumento há 4 anos, fez a instalação da peça em bronze. Também foi substituída a placa de alumínio com a frase "No mar estava escrita uma cidade", de autoria do poeta.

Essa foi a nona vez que a estátua foi alvo de vandalismo, desde que foi colocada na orla de Copacabana, no Posto 6, em outubro de 2002. Em maio, a metade direita dos óculos (o aro e a haste) foi arrancada. Foi a primeira vez que a estátua sofreu danos desde que as câmeras de segurança foram instaladas, em fevereiro de 2010. Antes disso, o último ataque havia ocorrido em 2009. O delegado Eduardo Baptista, da 13ª DP (Posto 6), investiga o caso.

A estátua, feita de bronze, foi inaugurada em comemoração aos 100 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. Dois dias após ser entregue ao público, no entanto, o monumento já foi alvo de vândalos e amanheceu pichado. Após o ataque de 2009, uma fabricante de lentes para óculos adotou o monumento e custeou o conserto, que demorou cerca de 11 meses para ser concluído. A empresa também instalou as duas câmeras de segurança no canteiro central da Avenida Atlântica.

A estátua em bronze é uma réplica, em tamanho original do poeta, assinada pelo artista mineiro Leo Santana. Inaugurada em 2002, ela reproduz a figura de Drummond sentado, de costas para o mar, num banco do calçadão de Copacabana. Ali era o local preferido do poeta em seus passeios nos fins de tarde. Participam do evento na manhã desta sexta-feira, o secretário de Conservação e Serviços Públicos Carlos Roberto Osorio, o diretor geral da Essilor/Varilux no Brasil, Bernardo Ferrer, representantes da Academia Brasileira de Letras (ABL) e universitários, que fizeram uma homenagem ao poeta declamando poesias Drummond durante o evento.



This post first appeared on Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F, please read the originial post: here

Share the post

Estátua de Carlos d, de Andrade ganha novos óculos pela 8º vez

×

Subscribe to Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×