Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

REFLEXÃO 11-2016: RELIGIÃO X EVANGELHO



Vivemos em um país altamente religioso. Segundo a pesquisa do Worlwide Independent Network of Market Research (WIN) em cada 10 brasileiros, 8 tem alguma religião. Mas o que é religiosidade? 

A religião é a tentativa de homens e mulheres com suas próprias forças através de rituais, esforço pessoal, tentativas étnicas, se religarem a Deus. 

Etimologicamente, existe várias teorias do surgimento da palavra "religião", mas a que mais tem força é que tenha surgido do latim "religare". 



A religião, como diz a música Seu quiser falar com Deus, de Gilberto Gil, é uma "tentativa de subir ao céu sem corda para segurar". O resultado disso é o cansaço e frustração, porque ninguém é capaz de corresponder e conseguir isso sozinho, com as próprias forças. Existe um abismo intransponível entre nós e Deus. Estamos desconectados de Deus desde o nascimento.

Já o evangelho, que etimologicamente é uma palavra grega "euangelion", eu (bom) e angelion (mensagem), ou seja, evangelho é "boa notícia", "boa mensagem", "boa nova". Ele nos anuncia que o que era impossível para mim e para você é possível através de Cristo. Nós tínhamos uma dívida impagável e Deus assumiu essa dívida e pagou. Nós tínhamos um abismo entre nós e Deus que foi sanado por Jesus.


Vamos fazer um paralelo agora entre religião e evangelho em alguns tópicos:

1. Pela religião, Deus nos ama por aquilo que fazemos. Pelo evangelho, nada é capaz de mudar nossa relação com Deus

Pela plataforma da religião, acreditamos que Deus nos ama porque fazemos coisas: damos o dízimo, oramos três vezes ao dia, ajudamos os necessitados, não fazemos nada de errado. Mas o evangelho nos mostra que nada é capaz de mudar nossa relação com Deus a não ser Cristo Jesus. Ele fez uma grande obra na cruz para nós e continua fazendo em nós.

2. A religião é condicionada na lei, o evangelho é condicionado no amor.


Pela religião pensamos que devemos fazer as coisas para conquistar o amor de Deus, conquistar a salvação. Mas o evangelho nos mostra que devemos fazer as coisas pelo amor e gratidão. Nada que façamos pode nos dar a graça de Deus. Ele a dá gratuitamente, é um dom dEle. Devemos fazer as coisas por amor, porque fomos salvos por Esse amor.

3. A religião tenta nos convencer que Deus precisa de nós, o evangelho nos mostra que nós é que precisamos dEle.

Deus não precisa de nós, mas nós é que precisamos dEle. Ele tira de nós o tempo, o dinheiro, a saúde, a vida quando e quanto Ele quiser. 

"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma" (João 15.5).

Dependemos de Deus, sem Ele não somos capazes nem mesmo de busca as coisas divinas.

"...pois é Deus que efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele" (Filipenses 2.13).



Devemos deixar de confiar na religiosidade, em rituais ou simbologias e realmente confiar em Cristo e seu evangelho que nos mostra o sacrifício da cruz, o amor de Deus por nós e a salvação através da graça imerecida.

O sacrifício de Cristo na cruz é totalmente suficiente para chegarmos a Deus e tornamo-nos alvo do amor incondicional de Deus.



This post first appeared on REFLEXÕES CRISTÃS, please read the originial post: here

Share the post

REFLEXÃO 11-2016: RELIGIÃO X EVANGELHO

×

Subscribe to ReflexÕes CristÃs

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×