Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Olhando para trás!


 






Olhando para trás!

“Não vos lembreis Das Coisas Passadas, nem considereis as antigas.”

Isaías 43:18

Quando olhamos para trás, podemos nos deparar com um emaranhado de lembranças, experiências e momentos que moldaram quem somos hoje.

Algumas dessas recordações podem ser agradáveis e nos encher de alegria, enquanto outras podem trazer tristeza, arrependimento e até mesmo dor.

No entanto, o verso que temos como base para nossa reflexão (Isaías 43:18) nos lembra de uma verdade importante: não devemos nos prender ao passado.

Mas onde Devemos Guardar Nossas memórias e como podemos lidar com elas de maneira saudável?

Em primeiro lugar, o profeta Isaías nos exorta a não nos lembrarmos das coisas passadas. Isso não significa que devemos simplesmente apagar todas as nossas memórias e ignorar nossa história pessoal.

Em verdade, isso nos lembra de não nos apegarmos ao passado de forma a impedir nosso crescimento e progresso no presente.

Devemos aprender com o passado, mas não permitir que ele nos aprisione em arrependimentos, ressentimentos ou nostalgia.

Por outro lado, embora não devamos viver no passado, as experiências e lições que aprendemos ao longo de nossa jornada são preciosas. Cada desafio, vitória e derrota moldou nossa personalidade e nos ensinou valiosas lições de vida.

Devemos refletir sobre o passado para compreendermos nossas fraquezas, identificar áreas em que precisamos crescer e buscar sabedoria para tomar decisões melhores no futuro.

Algo igualmente fundamental é reconhecermos que o passado também pode estar repleto de feridas e mágoas causadas ou sofridas por nós.

O perdão é um elemento fundamental para liberar o peso do passado.

Devemos buscar o perdão de Deus e, quando necessário, perdoar a nós mesmos e aos outros.

O perdão nos liberta da amargura e abre caminho para a cura e restauração. E, por fim, precisamos aprender o valor do desapego. Ao nos desapegarmos do passado, somos capacitados a olhar para o futuro com esperança renovada.

Deus tem promessas e planos maravilhosos para cada um de nós. Ele nos chama para avançar, confiando em Sua orientação e provisão.

Em vez de nos prendermos ao que já passou, devemos nos empenhar em buscar o propósito que Deus tem para nossas vidas e nos comprometermos com o crescimento espiritual contínuo.

Guardar o passado não significa mantê-lo como uma âncora que nos impede de seguir em frente.

Ao invés disso, devemos guardar nossas memórias com sabedoria, aprendendo com elas, perdoando e buscando a direção de Deus para o nosso futuro. Que possamos encontrar a coragem para abandonar o que precisa ser deixado e abraçar a esperança de uma vida abundante que Deus tem preparado para nós.

Pr. Reinaldo Ribeiro

João Placoná




This post first appeared on PALAVRAS DE SABEDORIA, please read the originial post: here

Share the post

Olhando para trás!

×

Subscribe to Palavras De Sabedoria

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×