Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

PSICOSE JUVENIL - UM DISTÚRBIO DO DESENVOLVIMENTO CEREBRAL - POR NUBOR ORLANDO FACURE.






A adolescência é um período de fervilhante.

Mudanças bem marcadas em todo Nosso organismo, especialmente, as alterações no fenótipo, (nosso aspecto físico) que, são facilmente percebidas em várias partes da nossa imagem corporal.


No cérebro, estão em jogo um número maior de transformações.
Elas ocorrem em múltiplas regiões produzindo aumento da produção de hormônios estimulantes a partir do hipotálamo, da hipófise e da glândula pineal que ativarão diversas glândulas do nosso corpo.


Ocorre, também, uma importante criação de redes de conexões neuronais expandindo suas associações a distância entre as diversas áreas cerebrais, o que você vê, toca, cheira ou escuta se esparrama pelo cérebro inteiro.
Vale a pena revermos detalhes dessa fisiologia para compreendermos a adolescência e suas dificuldades em lidar com a mente.







O hipotálamo e a glândula pineal inauguram a produção de hormônios que atuarão fortemente em quatro áreas em particular:
No apetite, no sono, na sexualidade e no humor, esse novo padrão hormonal trará enormes mudanças no comportamento dessas áreas, deixando os pais em desespero na tentativa de impor uma disciplina.
Explode nessa época quadros variados:
Anorexia, insônia rebelde, narcolepsia, hiperssexualidade, oscilações do humor, ansiedade, depressão, automutilações e pensamentos de suicídio.








Áreas cerebrais importantes:


O lobo frontal atua no planejamento das nossas ações, na tomada de decisões, na hierarquia de necessidades e no raciocínio lógico, mas, ele só alcançará seu pleno desenvolvimento em torno dos 21 anos.


Ele nos permite acatar a sugestão familiar de irmos juntos almoçar no Shopping, decidir que faculdade vamos cursar, nossa maneira de organizar o quarto onde dormimos, acomodar as roupas no armário, as toalhas no banheiro, o dia para sair e comprar um tênis novo e que tipo de amigos traremos para casa.
No lobo temporal, temos três estruturas importantes para nosso psiquismo:
As amígdalas, relacionadas com nossas emoções primárias como raiva, medo, sexo e fome.






O hipocampo, sede das nossas memórias imediatas, de Curto Prazo, e, as áreas do processamento auditivo que nos permitem a compreensão do som e da linguagem falada.


O lobo temporal constrói um significado emocional para tudo que nos estimula sensorialmente: o que vemos, o que ouvimos, o que tocamos, o cheiro e o gosto do nosso alimento.
Ele produz uma imagem mental reunindo as diversas percepções sensoriais que nos atinge – nos fará ver um mundo cor de rosa ou sombrio


Estamos ouvindo ao longe um badalar do sino da igreja, daqui a pouco, resgatamos dados da nossa memória e reconhecemos que está para iniciar a procissão.
Ouço ou ruído estridente de um carro que se aproxima, identifico em segundos que vai passar a ambulância
Sinto um cheiro estranho junto de um ruído bolhoso, o leite ferveu e parece que está transbordando queimado.
O hipocampo, que está relacionado com a memória de curto prazo e a memória de trabalho nos facilita sair de casa e, na volta, passarmos na farmácia para comprar os remédios que a vovó nos pediu e por crédito no meu celular.




O aparecimento da psicose na adolescência:


Alguns agentes como, por exemplo, carga genética, prematuridade, infecções perinatais graves, estressores traumáticos severos, abuso de substâncias ilícitas, podem precipitar nos adolescentes quadros perturbadores envolvendo a disfunção dessas áreas que enunciamos acima.
Poderemos identificar facilmente um adolescente com uma constelação de problemas que obriga a muitas famílias peregrinarem por consultórios médicos e psicológicos.
Vem aquela fase de um exame atrás do outro e a troca frequente de medicamentos cada vez mais potente.


Os sintomas clínicos alimentam o martírio familiar:
Anorexia nervosa, Hipersônia e narcolepsia, Hiperssexualidade, Desorganização da rotina e dos cuidados gerais, Impulsividade, Agressividade, Comportamento antissocial e Oscilações do humor


Lição espírita
Voltamos para a vida física trazendo a memória dos compromissos e oportunidades de resgate e regeneração que nos foi programado
O Períspirito, a partir do nascimento, vai expandindo e reforçando suas ligações neuroquímicas com o cérebro e, gradativamente, a partir da adolescência, vai transferindo o código desses compromissos e resgates que teremos de cumprir, inclusive suportando o custo de uma psicose.
Precisamos considerar que no complexo funcional entre o corpo físico e o Espirito há uma interferência de mão dupla
E a adolescência é uma fase de efervescência explosiva no corpo todo criando extremas dificuldades para o Espírito segurar as rédeas.


As casas espiritas precisam rever suas pedagogias para atrair esses adolescentes
Talvez criar um ambiente de pesquisa sobre a Ciência espirita.
Permitir acatar a curiosidade e a criatividade tão ativa nessa fase, Introduzir a arte principalmente música e peças teatrais com temas espiritas.

Vamos preparar melhor o ambiente hoje para encontrarmos um ambiente melhor na nossa próxima encarnação.


Nubor Orlando Facure, 81, médico, espírita, esteve com Chico Xavier por 50 anos, foi o primeiro a falar de espiritismo na UNICAMP, quando médico diretor, colabora com este blog.



This post first appeared on Divulgação Do Espiritismo, please read the originial post: here

Share the post

PSICOSE JUVENIL - UM DISTÚRBIO DO DESENVOLVIMENTO CEREBRAL - POR NUBOR ORLANDO FACURE.

×

Subscribe to Divulgação Do Espiritismo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×