Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

De onde vieram os sobrenomes judeus?




Pergunte ao rabino: Sobrenomes, andando após D'us, bênçãos e maldições.

Rabino Dr. Raymond Apple

P. Como os Judeus obtiveram sobrenomes?

A. O imperador austríaco/húngaro fez os judeus terem sobrenomes. Os nomes muitas vezes se escolhiam por serem distintamente judeus, por exemplo, Cohen, Levi, Levin, Israel, Rabbinovitch, Kantor, Shechter, Shammash e Katz (de "Kohen Tzedek", sacerdote justo) ou ligados à linhagem, por exemplo, Jacobs, Isaacs, Abrahams, Solomon, Hyamson, Mirkin (de Miriam). Havia abreviaturas como Bard ("Ben Rabbi David") ou Brasch ("Ben Rabbi Shimon").

Alguns nomes vieram de lugares (Moskovitch, Wiener, Berlin, Brody, Katzenelenbogen), ocupações (Schneider, Schuster, Becker, Lehrer, Drucker), animais (Adler, Baer, ​​Wolf, Fox), aparência (Gross, Klein, Hochstein, Unterman ), ou riqueza (Reich, Ouro, Silber, Diamant). Alguns nomes refletiam cores (Schwarz, Weiss, Green, Gelb).

Antes que as casas tivessem números, muitas vezes traziam placas que se tornavam os sobrenomes dos moradores (Rothschild, escudo vermelho; Kahn, um barco; Vogel, um pássaro; Baum, uma árvore).

As autoridades gentias deram nomes bonitos para um grande suborno (Roseman, Lilienthal) ou nomes ofensivos para um suborno pobre (Eiselkopf, cabeça de burro; Spielvogel, jogador; Gans, ganso; Froschwaig, cria de rã).

ANDAR SEGUNDO DEUS

A sidra diz: "Depois do Senhor Teu Deus andarás" (Deuteronômio 13:5).

O texto hebraico diz claramente "andar", mas visto que, por definição, Deus é totalmente incorpóreo e não tem forma ou forma corpórea, como podemos dizer que Ele anda? Andar não é uma ação física?

O Targum Onkelos, constantemente alerta a qualquer antropomorfismo, expande o verso para que se torne uma metáfora: "Andarás segundo o serviço do Senhor teu Deus". Em outras palavras, "caminhar pelo caminho do serviço Divino".

O Midrash (Sifrei) e o Talmud (Sotah 14a) dizem: "emule os atributos de Deus - Como Ele é misericordioso, você deve ser misericordioso; como Ele é cheio de bondade, você deve mostrar bondade".


BÊNÇÃOS E MALDIÇÕES

A leitura da Torá começa com o princípio do livre arbítrio. Ele diz: "Re'eh" - "Veja, eu coloco diante de você hoje uma bênção e uma maldição" (Dt 11:26). A bênção é especificada no versículo seguinte. É, "se você atender ao mandamento do Senhor seu Deus".

Há pelo menos duas maneiras de entender essas palavras. Uma maneira é que, se você der ouvidos à palavra de Deus, receberá uma bênção.

A segunda, que é a interpretação apresentada por Rashi com base nos ensinamentos rabínicos anteriores, é que a bênção é o fato de você escolher ouvir e obedecer ao comando do Todo-Poderoso – ou seja, a bênção é que você faz a escolha de aceite as mitsvot, e a maldição é que você escolhe rejeitá-las.


O INOCENTE LEVANTADO JUNTO PELO CULPADO

Há um problema moral com a punição severa de uma cidade que se converteu à idolatria (Dt 13:13-17).

Mesmo que a maioria dos moradores seja culpada, certamente há uma minoria que não é arrastada pelas forças do pecado.

O Tratado do Sinédrio argumenta que nunca houve tal cidade, mas mesmo que seja apenas hipotético, o problema moral permanece. Sabemos disso em Sodoma e Gomorra, onde Deus só salvará a cidade se houver uma minoria visível de justos. Em seu próprio interesse, a minoria pode achar a pressão para se conformar muito forte.

Por mais doloroso que seja sair de casa, eles devem sair, para se salvarem de más influências e de serem punidos por algo que não fizeram pessoalmente.


O MÊS DE ESPERA

Ellul – o mês que começa este Shabat – é a preparação para as Grandes Festas.

Todos os dias até Sh'mini Atzeret adicionamos o Salmo 27 ao serviço. Saudamos as pessoas com palavras que evocam a atmosfera rarefeita da época festiva.

Tudo o que podemos fazer ou dizer durante Ellul tem um toque dos Dias de Pavor. Quanto mais nos aproximamos do final do mês, mais o nosso espírito fica excitado. Ellul é o mês da espera, sabendo que a qualquer momento chegaremos ao pico do ano.

A iminência do novo ano nos move e nos emociona. De fato, todo o judaísmo é uma sala de espera espiritual, embora não seja um trem pelo qual estamos esperando. Estamos esperando que a história atinja seu ponto culminante na vinda de Mashi'ach, quando o mundo será (como Alenu diz) "aperfeiçoado sob o Reino do Todo-Poderoso".

O rabino Dr. Raymond Apple foi por muitos anos o rabino de maior destaque da Austrália e o principal porta-voz do judaísmo. Depois de servir congregações em Londres, o rabino Apple foi ministro-chefe da Grande Sinagoga, Sydney, por 32 anos. Ele também ocupou muitos cargos públicos, particularmente nas áreas de capelania, diálogo inter-religioso e maçonaria, e recebeu várias honras nacionais e cívicas. Agora aposentado, ele mora em Jerusalém e bloga em http://www.oztorah.com



This post first appeared on Coisas Judaicas, please read the originial post: here

Share the post

De onde vieram os sobrenomes judeus?

×

Subscribe to Coisas Judaicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×