Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

IDF diz que matou chefe do comando sul da Jihad Islâmica




Khaled Mansour ocupou um papel paralelo a Tayseer Jabari, que morreu em assassinato seletivo na sexta-feira, iniciando a ofensiva das IDF; Militares rejeitam culpa pela morte de 4 crianças no norte de Gaza, dizendo que falha de disparo de militantes palestinos é a culpa
A IDF Disse que executou o assassinato seletivo de um alto funcionário da Jihad Islâmica na noite de sábado, que serviu como chefe de comando do grupo terrorista no sul.

A operação para eliminar Khaled Mansour, juntamente com seu assistente Ahmed al-Madlal, foi realizada em cooperação com o Shin Bet, segundo os militares.
חאלד מנסור עם תייסיר ג׳עברי

Tayseer Jabari e Khaled Mansour 
Brig. O general Ran Kochav disse que Mansour ocupava a posição paralela a Tayseer Jabari, que era o chefe do comando norte do grupo e que foi morto em um ataque na sexta-feira, efetivamente dando início à última campanha militar na Faixa, apelidada de Operação Amanhecer .
"A operação foi realizada pelos jatos da Força Aérea com a aprovação do primeiro-ministro Yair Lapid e do ministro da Defesa Benny Gantz", disse ele.

"Ele estava entre aqueles que planejavam ataques contra israelenses na semana passada e foi responsável por centenas de lançamentos de foguetes durante os combates de maio de 2021, bem como pelo assassinato do soldado das Forças de Defesa de Israel Eliraz Peretz em 2010.
"Nossa mensagem é que nenhum líder terrorista tem um lugar seguro para se esconder", disse o porta-voz.
תקיפה צה"ל באזור רפיח חאן יונס רצועת עזה
De acordo com fontes palestinas, dezenas foram mortos ou feridos no ataque.
Palestinos em Gaza relataram também que pelo menos quatro crianças foram mortas e 15 pessoas ficaram feridas em um ataque separado no campo de refugiados de Jabalyia, no centro da Faixa.
A IDF disse que nenhum ataque israelense foi realizado na área na época e que as crianças foram vítimas de um foguete errante disparado por militantes palestinos.
"Após os relatórios dos trágicos eventos em Jabaliya, a IDF concluiu um interrogatório aprofundado. Com base em todos os dados dos sistemas da IDF, parece que este evento é o resultado de uma falha de disparo do foguete da Jihad Islâmica. Não realizamos nenhuma atividade em Jabaliya no momento do evento", disse o IDF em um comunicado.
De acordo com os militares, pelo menos 100 foguetes não conseguiram atravessar Israel e explodiram dentro da Faixa de Gaza.

ירי רקטות לעבר ישראל
Barragem de foguetes disparados da Faixa de Gaza na noite de sábado( Foto: AFP )
Os palestinos exigiram que o conselho de segurança da ONU convoque uma reunião especial para discutir a ofensiva israelense em Gaza, a ser realizada na segunda-feira.
O Em Árabe Unido retransmitiu o pedido palestino ao conselho, tendo sido instado a fazê-lo pelas nações árabes, disseram autoridades israelenses.
No início da noite de sábado, a facção de Gaza disparou uma pesada barragem de foguetes em direção a Tel Aviv e ao centro de Israel, depois que o sul esteve sob repetidos ataques durante todo o dia.
Um foguete atingiu o estacionamento de um prédio residencial em Ashkelon, causando danos a carros, mas sem feridos. Outro foguete caiu do lado de fora de uma fábrica de alimentos perto da fronteira, novamente nenhuma pessoa ficou ferida.
פגיעת הרקטה ברכב באשקלון
Danos a carros após um foguete cair perto de um prédio de apartamentos em Ashkelon no sábado( Foto: Reuters )
O sistema de defesa antimísseis Iron Dome teve uma taxa de sucesso de 96% na interceptação de projéteis disparados de Gaza, de acordo com o IDF.
Dos 350 foguetes disparados entre sexta e sábado à tarde, 94 caíram dentro de Gaza, 29 caíram no mar e 160 foram interceptados pela Cúpula de Ferro.
O primeiro-ministro Yair Lapid disse que Israel continuará sua operação para garantir a segurança dos moradores do sul. Lapid falou no início da reunião do gabinete de segurança em Jerusalém.




This post first appeared on Coisas Judaicas, please read the originial post: here

Share the post

IDF diz que matou chefe do comando sul da Jihad Islâmica

×

Subscribe to Coisas Judaicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×