Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Poder Sobre os Demônios

Sermão Expositivo Mateus 8:28-34

Texto: Mateus 8:28-34

Introdução: Estamos estudando Mateus 8-9, onde o escritor do Evangelho demonstra a autoridade e o poder de Jesus. Mateus mostra que Jesus tem autoridade como nenhum outro. Sua autoridade e poder não são como os de outros mestres religiosos (Mateus 7:29). Em Mateus 8, vimos que Jesus realizou três milagres de cura, mostrando Seu poder sobre as doenças. Da última vez, vimos Jesus acalmando a tempestade no Mar da Galileia, mostrando Seu poder sobre a natureza. Hoje, veremos o poder de Jesus sobre o sobrenatural, especificamente o poder de Jesus sobre os espíritos malignos ou demônios. Em Mateus 4, vimos como Jesus venceu as tentações do diabo no deserto. Mateus já mencionou duas vezes que Jesus expulsou espíritos daqueles que estavam possuídos por demônios (Mateus 4:24; 8:16). Agora, em Mateus 8:28-34, vemos uma ocasião específica em que Jesus fez isso, expulsando demônios de dois homens na região de Gadara.

Todos os três Evangelhos sinópticos – Mateus, Marcos e Lucas – registram esse evento depois que Jesus acalmou a tempestade no mar e eles chegaram ao outro lado do lago (Marcos 5:1–20, Lucas 8:26–39). O relato de Mateus mostra dois homens, ao passo que Marcos e Lucas mencionam apenas o mais proeminente dos dois. O relato de Mateus também é mais curto. Ele não se refere aos demônios dizendo que seu nome é “Legião”, ou ao desejo do homem libertado de seguir Jesus. Mateus chama esse lugar do outro lado do mar de “terra dos gadarenos” (Mateus 8:28). Marcos a chama de “terra dos gerasenos” (Marcos 5:1) e alguns manuscritos posteriores a chamam de “gergésenos”. É tudo no mesmo lugar.

Na nossa cultura moderna, há muitos que duvidam da existência de demônios ou de que estes possam controlar um homem. Esta passagem apresenta exatamente o oposto: os demônios são reais e às vezes podem controlar as ações das pessoas. As Escrituras apresentam vários graus de influência e/ou controle demoníaco. Os demônios são espíritos, mas podem manifestar sua atividade no mundo físico. A palavra aqui é literalmente “demonizado”. Os demônios não podem “possuir” uma pessoa no sentido de “ser dono”, mas podem influenciar e, na medida em que influenciam, eles controlam. A possessão demoníaca é rara, se é que alguma vez ocorre, no Antigo Testamento e há muito poucos exemplos disso depois dos relatos dos Evangelhos. Parece que quando Cristo veio no tempo da Sua encarnação, o reino de Satanás se levantou para resistir, então houve um grande surto do mal e da demonização.

A escritura não diz como esses homens ficaram endemoninhados. No entanto, as escrituras indicam uma conexão entre pecado, idolatria e atividade demoníaca. Deuteronômio 32:17, Salmo 106:37 e 1 Coríntios 10:18-21 apontam que os demônios são o poder por trás das falsas religiões e da idolatria. Paulo adverte em 1 Timóteo 4:1-3 sobre a influência demoníaca na própria igreja através de falsos mestres que prestam atenção a “espíritos enganadores e doutrinas de demônios”.

Os demônios também podem influenciar e causar danos físicos e mentais. Em Mateus 17:15-18 encontramos um menino que muitas vezes se machucava ao cair no fogo ou na água. Mateus diz que os homens em nosso texto desta noite eram “extremamente violentos” (Mateus 8:28), e Marcos relata que um deles gritava constantemente e se cortava com pedras (Marcos 5:5). Em Mateus 12:22 há um homem que ficou mudo e cego por um demônio. Em Lucas 13:11,12 há uma mulher que foi fisicamente deformada por um “espírito”. Não acredito que todas as doenças e enfermidades mentais sejam causadas por atividade demoníaca, mas nestes casos, a atividade demoníaca se apresentou desta forma.

Os demônios às vezes podem se manifestar de forma sobrenatural através dos humanos. Em Atos 16, Paulo expulsou um “espírito de adivinhação” de uma jovem que o importunou por muitos dias. Em Atos 19 lemos sobre um homem endemoninhado que dominou sete exorcistas judeus, deixando-os machucados, espancados e nus. Marcos relata que um dos homens em nossa história hoje “... muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas; e ninguém o podia domar” (Marcos 5:4). Os demônios são reais, são poderosos, são perigosos, mas, como veremos, não são páreo para a autoridade e o poder de Jesus.

Veremos esse milagre em três partes esta noite. Primeiro, veremos Mateus 8:28-29, onde Jesus confronta dois homens endemoninhados. Depois veremos os versículos Mateus 8:30-32 onde Jesus vence os demônios, expulsando-os dos homens. E então, finalmente, veremos os versículos Mateus 8:33-34, onde vemos a reação das pessoas daquela área e aprendemos que os homens ainda são enganados pelo mal no mundo hoje.

I. Jesus Confronta Espíritos Malignos (V. 28-29)

A. Então, em primeiro lugar, vemos Jesus confrontando os homens endemoninhados. Veja Mateus 8:28-29. 28 Tendo ele chegado ao outro lado, à terra dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho. 29 E eis que gritaram, dizendo: Que temos nós contigo, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?”

- Quando Jesus e seus discípulos chegam ao outro lado do lago, são confrontados por esses dois homens possuídos por demônios. Há uma série de coisas que aprendemos com o confronto de Jesus com o mal nesses versículos. Observe primeiro que eles estão saindo dos túmulos. Esses homens estavam literalmente vivendo na morte. Você consegue imaginar um lugar pior para se viver do que nos túmulos dos mortos? Que imagem dos efeitos do mal em uma vida. Jesus disse em João 10:10: “O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir”. O diabo certamente fez isso aqui.

- O mal destruiu a vida desses dois homens. O diabo os roubou de suas casas e famílias. Ele roubou sua paz e sua sanidade. Ele os levou à violência. Ele os isolou da comunidade e os condenou ao isolamento entre os mortos.

- Esta é a estratégia de Satanás. É assim que o mundo seria se Satanás tivesse o comando completo em vez de Deus.

B. Em segundo lugar, observe que estes demônios sabem que Jesus é o Filho de Deus. Quando os dois homens endemoninhados se aproximam de Jesus e seus discípulos, os demônios gritam para Jesus: “Que temos nós contigo, Filho de Deus?” (Mateus 8:29). Sabemos por Mateus 1 que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus, nascido da virgem. Mas Jesus geralmente referia-se a Si mesmo como o Filho do Homem, uma referência explícita à Sua humanidade e uma referência velada à Sua divindade. Mas os demônios imediatamente reconheceram Jesus como mais do que apenas um homem. Ele é o Filho de Deus.

- Ironicamente, pouco antes disso, os discípulos estavam no barco com Jesus depois que Ele acalmou a tempestade e perguntaram: “Que homem é este?” Enquanto os homens no barco duvidam de que tipo de homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem, os demônios vêm contar-lhes. Os demônios sabem a resposta. O que os discípulos debateram, os demônios proclamam. Tiago escreve em Tiago 2:19: “Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o creem, e estremecem” Os demônios creem que existe um Deus. Eles sabiam que Jesus era o Filho de Deus. Mas eles ainda eram maus. Eles acreditam em Deus, conhecem Jesus, mas não O amam nem O adoram. Eles O odeiam e se opõem a Ele.

C. A terceira coisa que aprendemos é que os demônios sabem que há um dia de julgamento e que Jesus é o juiz. Depois que os demônios se dirigiram a Jesus como o Filho de Deus, eles gritaram para ele: “Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?” (Mateus 8:29). Haverá um tempo para o diabo e todas as hostes demoníacas serem torturados e rejeitados para sempre. Apocalipse 20:10 diz: “e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos” (confere Judas 6). Eles reconheceram que Jesus é quem desempenhará essa função de juiz no tempo determinado. O fato de Jesus ter confrontado a sua atividade antes do tempo determinado mostra que a expulsão dos demónios por Jesus era um sinal de que o reino estava a nascer e que Jesus é o Rei e o Juiz (Mt 12:28).

- Os demônios sabem por que Jesus está aqui. 1 João 3:8 diz: “Para isso se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo” Foi por isso que Jesus veio à terra. Ele veio nos salvar destruindo a obra de Satanás. À medida que Jesus se aproximava da hora de Sua morte na cruz, Ele disse: “Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo” (João 12:31). Paulo escreve que na cruz, Jesus “despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz”. (Colossenses 2:15).

- Como o Rei da era futura chegou no primeiro século, Seu reino também invadiu este mundo de uma forma escondida das pessoas, mas reconhecida pelo maligno e suas forças. Os demônios aqui, acreditando que são livres para atormentar as pessoas até o dia final e esperando o tormento eterno no dia do julgamento, reconhecem que seu juiz acaba de aparecer, antes da hora marcada. A intervenção final de Deus ainda está por vir, mas isso não nos impede de depender do Seu poder sobre o maligno no presente.

- É isso que aprendemos com o confronto de Jesus com o mal nestes versículos. Satanás vem para roubar e destruir. Os demônios sabem que Jesus é o Filho de Deus que julgará. E eles sabem que seu tempo é curto.

II. Jesus Vence o Mal (V. 30-32)

A seguir, passamos de Jesus confrontando os espíritos malignos para Jesus ordenando-os. Veja Mateus 8:30-32:

30 Ora, a alguma distância deles, andava pastando uma grande manada de porcos. 31 E os demônios rogavam-lhe, dizendo: Se nos expulsas, manda-nos entrar naquela manada de porcos. 32 Disse-lhes Jesus: Ide. Então saíram, e entraram nos porcos; e eis que toda a manada se precipitou pelo despenhadeiro no mar, perecendo nas águas”. (Mateus 8:30-32).

Esses versículos nos ensinam várias coisas sobre o poder de Jesus sobre o mal.

A. Primeiro, os demônios não têm poder sobre Cristo. Você notou como os demônios estão literalmente implorando a Jesus nesta passagem? Eles nem mesmo resistem, porque sabem que não são páreo para Cristo.

- Lembra-se do Antigo Testamento, quando Satanás se aproximou de Deus sobre Jó? Satanás não poderia fazer nada a Jó sem primeiro pedir permissão a Deus. Satanás tem muito poder neste mundo, mas não tem nenhum poder exceto aquele que Deus lhe permite. E ele certamente não tem poder sobre Cristo. Jesus disse aos seus discípulos em João 14, pouco antes de ir para a cruz: 30 Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim; 31 mas, assim como o Pai me ordenou, assim mesmo faço, para que o mundo saiba que eu amo o Pai. Levantai-vos, vamo-nos daqui”. (João 14:30-31). Jesus foi para a cruz não porque Satanás tivesse algum poder sobre Cristo, mas porque Jesus ama o Pai e faz exatamente o que o Pai lhe ordena. A cruz foi ideia de Deus, não de Satanás. Na disputa entre Jesus e Satanás, não há disputa. Satanás não tem poder sobre Cristo.

B. Em segundo lugar, os demônios devem obedecer aos mandamentos de Jesus. Os demônios imploraram a Jesus que os mandasse para os porcos. E assim que Jesus disse: “Ide!” eles foram. Eles não tiveram escolha no assunto. Jesus apenas diz a palavra e eles vão.

- As pessoas às vezes se perguntam por que Jesus permitiu que os demônios entrassem nos porcos. Eles pensam: “Isso não foi muito gentil com aqueles pobres porcos. Alguém ligue para a defesa dos animais! Bem, lembre-se que aqueles porcos seriam abatidos e comidos de qualquer maneira! Então, por que Jesus permitiu que os demônios entrassem nos porcos? Acredito que foi uma demonstração visual de Seu poder. Marcos nos conta que havia cerca de dois mil porcos no rebanho (Marcos 5:13). A morte de todos esses porcos mostra que é verdade o que Marcos e Lucas relatam que o homem endemoninhado disse quando Jesus perguntou seu nome: “Meu nome é Legião, porque somos muitos”. (Marcos 5:9; Lucas 8:30). Uma legião romana tinha pelo menos 5.000 homens. Houve um grande número de demônios que foram expulsos desses homens. Uma coisa é expulsar um demônio, mas expulsar milhares de demônios com um simples comando é uma incrível demonstração de poder. Não se engane – Jesus derrotou um exército de demônios do inferno. O mal não é páreo para Jesus.

C. O que aprendemos nesta seção sobre Jesus vencendo o mal? Os demônios não têm poder sobre Cristo. Eles devem obedecer aos mandamentos de Jesus. E a destruição deles é certa. Não está se tornando óbvio que Jesus é o Rei-Messias? Você pensaria que todos correriam para Ele e creriam Nele. Mas nem todos o fazem porque…

III. Os Homens Ainda São Enganados Pelo Mal (V. 33-34)

Vimos Jesus confrontando o mal nos homens endemoninhados. Vimos Jesus vencendo o mal ao expulsar os demônios e enviá-los aos porcos para a morte. E agora os dois últimos versículos desta passagem nos ensinam que os homens ainda são enganados pelo mal. Veja Mateus 8:33-34:

33 Os pastores fugiram e, chegando à cidade, divulgaram todas estas coisas, e o que acontecera aos endemoninhados. 34 E eis que toda a cidade saiu ao encontro de Jesus; e vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse dos seus termos”. (Mateus 8:33-34).

Então, aqueles que cuidavam dos porcos fugiram e contaram à cidade o que aconteceu, especialmente o que aconteceu aos homens possuídos pelo demônio. A cidade inteira saiu ao encontro de Jesus, mas em vez de recebê-lo e abraçá-lo com fé, pediram-lhe que se retirasse. Satanás pode não possuir mais os dois homens dos túmulos, mas continua a enganar a cidade inteira sobre Jesus. E assim como os demônios “imploraram” a Jesus que os mandasse para os porcos, também as pessoas da cidade “imploraram” a Jesus que saísse de sua região.

Jesus tinha acabado de expulsar milhares de demônios desses dois homens e restaurá-los ao seu juízo perfeito. E ainda assim as pessoas estavam tão chateadas com a perda dos porcos e com tanto medo do poder de Jesus, que queriam que Ele fosse embora. Certamente todos naquela cidade sabiam que Jesus havia demonstrado quem Ele era.

A perda da manada de porcos tornou-se uma forma de expor os reais valores das pessoas do entorno. Eles preferiam os porcos às pessoas, os porcos ao Salvador. O interesse de Mateus está na superação dos demônios e no fracasso dos habitantes da cidade em aceitar uma salvação que se aproximava, escolhendo viver na tirania do medo e não da liberdade da fé.

Especialmente para aqueles de nós que conhecem a Cristo, ficamos perplexos por que queriam que Ele fosse embora. Mas, honestamente, isso me faz pensar por que as pessoas também O rejeitam hoje. Quando vemos quem é Jesus e o que Ele deseja para nossas vidas, não consigo entender por que, em vez de implorar aos homens que venham ao Salvador, não temos uma fila de pessoas esperando para entrar. Por que as pessoas simplesmente não se aglomeram em Jesus?

Na verdade, há apenas uma explicação. A Bíblia ensina-nos que a condenação futura de Satanás é certa, mas no presente, o mundo inteiro está sob o controlo de Satanás. Lemos em 1 João 5:19: “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno”. O diabo continua a enganar as pessoas sobre Jesus. Paulo escreve em 2 Coríntios 4 sobre aqueles que estão perecendo, “nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus" (2 Coríntios 4:4).

É óbvio que as pessoas da cidade também estavam sob a influência do maligno. Elas estavam igualmente controladas por seus pecados e cegos para a verdade. Eles pediram que Jesus fosse embora e Ele foi embora. Não sabemos se Ele alguma vez retornou. Tenha cuidado com o que você pede, principalmente quando pede a Jesus que o deixe em paz. Se você fizer algo em sua vida mais importante do que Jesus, você estará sendo enganado por Satanás e vivendo na opressão do medo.

Satanás ainda trabalha para enganar neste mundo, mas Jesus veio e nos deu entendimento. Ouvimos 1 João 5:19 há um minuto atrás, que dizia que o mundo inteiro está sob o controle do maligno. Agora ouça o próximo versículo: “Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 João 5:20).

Sim, Satanás ainda engana, mas Jesus veio e nos deu entendimento. Ele revela a verdade para que possamos conhecer Aquele que é verdadeiro. Ele abre os olhos daqueles que foram cegados pelo deus desta era para que possam ver a luz do evangelho da glória de Cristo. Marcos nos conta que depois de Jesus expulsar a legião de demônios, “o homem que estava possuído por demônios” estava com Jesus “sentado, vestido e em perfeito juízo”. (Marcos 5:15). E Marcos diz que implorou a Jesus que fosse com Ele (Marcos 5:18). Os homens endemoninhados saíram do encontro com Jesus, salvos; os outros escolheram permanecer perdidos em seus pecados.

A questão é clara. Não há dúvida de quem é Jesus. Ele é o Cristo, o Filho de Deus. Não há dúvida do que Jesus pode fazer. Ele destrói as obras do maligno. Ele liberta os oprimidos pelo mal.

Conclusão: Se você nunca entregou sua vida a Jesus, deixe-me perguntar: “Por quê?” Se você nunca O confessou publicamente, “Por quê?” A sua rejeição de Cristo é tão desconcertante quanto a rejeição desta cidade.

Então, esta noite, deixe-me pedir-lhe que faça o que estes não fizeram. Abra seus olhos para ver que Jesus é Aquele que pode salvá-lo. E em vez de pedir para Ele ir embora, por que você não pede para ir com Ele? Entregue sua vida a Cristo. Ele tem poder sobre os demônios, o diabo e todo mal. Ele se ofereceu na cruz para o perdão dos seus pecados. Ele derrotou todo o mal na cruz. Ele ressuscitou da sepultura e vive hoje para dar vida eterna a todos os que creem Nele. Ele é o Salvador do mundo. Você crê Nele como seu Salvador hoje?



This post first appeared on O Pregador, please read the originial post: here

Share the post

Poder Sobre os Demônios

×

Subscribe to O Pregador

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×