Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sal da Terra e Luz do Mundo

Tags: mundo jesus deus

Sermão Expositivo em Mateus 5:13-16

Texto: Mateus 5:13-16

Introdução:

Em Mateus 5 estudamos o ensino de Jesus no Sermão da Montanha. Ele começou com as Bem-aventuranças, onde descreveu o caráter e a bem-aventurança de um verdadeiro discípulo de Jesus, uma pessoa que tem parte no Reino dos Céus. Para mim, tem sido encorajador e desafiador.

Mas não podemos deixar as bem-aventuranças para trás e simplesmente passar a outros assuntos. As bem-aventuranças influenciam tudo o mais que Jesus diz no Sermão da Montanha. Jesus está ensinando sobre Seu reino. Jesus proclamou as bênçãos deste reino não sobre aqueles que têm justiça, mas sobre aqueles que têm fome e sede dela. As bênçãos do reino pertencem àqueles que estão espiritualmente derrotados, àqueles que choram em arrependimento pelo pecado, àqueles que submetem a sua vontade a Cristo.

É um reino de graça que Cristo está introduzindo, onde a justiça é dada, não conquistada. É um reino cujos cidadãos andam então de acordo com essa graça, mostrando misericórdia porque obtiveram misericórdia; ser puro de coração porque Deus é puro; fazendo as pazes, porque Deus fez as pazes com eles. E este reino contra cultural apresenta uma fraqueza tão aparente que os seus cidadãos serão perseguidos por proclamarem e andarem na justiça deste reino. Isto é quem são os verdadeiros discípulos de Jesus. Seus discípulos que vivem a bem-aventurança são diferentes de tudo na terra.

Qual deveria ser então o nosso relacionamento com o resto do Mundo que ainda não está no reino? Deveríamos procurar escapar da perseguição retirando-nos do mundo?

Como seguidores de Jesus, vivemos hoje num mundo que pode ser caracterizado por duas coisas: corrupção moral e trevas espirituais. Paulo escreve a Timóteo sobre a corrupção moral deste mundo:

1 Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; 2 pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, 3 sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus” (2 Timóteo 3:1-4).

Em João 3:19-21 Jesus fala sobre as trevas espirituais deste mundo,

19 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. 20 Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. 21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus” (João 3:19-21).

Qualquer discípulo de Jesus que, pela graça de Deus, queira viver a vida piedosa das bem-aventuranças reconhece imediatamente como isso é difícil porque vivemos num mundo moralmente corrupto e espiritualmente sombrio. Pela graça, Deus nos salvou das trevas espirituais e do curso destrutivo deste mundo através da morte e ressurreição de Seu Filho. Vivemos nesta terra como pessoas destinadas à glória eterna no reino dos céus.

Mas quando Cristo nos chama para o Seu reino e nos salva do pecado, Ele geralmente não nos tira imediatamente deste mundo escuro e corrupto. Em vez disso, Ele nos deixa neste mundo para sermos aquilo que Ele nos salvou para sermos. Como a vida nesta terra é caracterizada pela corrupção moral, Deus nos fez para sermos “o sal da terra” - aquilo que purifica, limpa e tempera esta terra; aquilo que serve de preservativo para prevenir a corrupção. E porque as pessoas deste mundo vivem em trevas espirituais, Deus fez de nós “a luz do mundo” – aquilo que expõe as trevas do pecado e revela a verdade, a graça e a salvação em Jesus Cristo.

Jesus ensina: “Vós sois o sal da terra. . . Vós sois a luz do mundo”. O “vós” em ambas as declarações é plural e enfático. Isto aplica-se apenas aos discípulos de Cristo, não a todas as pessoas do mundo; e aplica-se a todos os discípulos de Cristo, não apenas a alguns. E observe também que Jesus ensina: “Vós sois” estas coisas; não que Ele deseje que nos tornemos essas coisas, ou que devamos trabalhar duro para nos tornarmos essas coisas; mas que já somos “o sal da terra” e “a luz do mundo”. Isto somos por Sua graça. E observe também que Jesus ensina: “Vós sois o sal da terra. . . Vós sois a luz do mundo”. Ele fala de nós em termos exclusivos. Somos o único sal e a única luz de Deus que este mundo tem. A Igreja dos verdadeiros discípulos de Jesus é o único “sal” que Ele providenciou para a sua corrupção moral, e a única “luz” que Ele providenciou para as suas trevas espirituais.

Vamos olhar um pouco mais de perto as duas coisas que Jesus diz que somos neste mundo. Ao fazermos isso, que o Espírito Santo use a ordem de Jesus para nos estimular a fazer a diferença positiva neste mundo que nosso Pai nos salvou para fazer.

Primeiro, vemos que. . .

1. Vós Sois o Sal da Terra (Mateus 5:13).

O sal tem muitos usos. Tendemos a pensar nele, antes de tudo, como um tempero para a nossa comida. A quantidade certa de sal acrescenta muito sabor e prazer àquilo que, de outra forma, seria insípido. A Bíblia até fala do sal dessa maneira. Jó disse: “Pode se comer sem sal o que é insípido? Ou há gosto na clara do ovo?” (Jó 6:6). Paulo usa sal para retratar como falamos com aqueles que estão fora da fé, escrevendo: “A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” (Colossenses 4:6). Devemos salgar nossas conversas com a verdade da palavra de Deus.

Mas um uso muito mais comum do sal, especialmente na cultura da época de Jesus, era como conservante que impedia o avanço da corrupção e da decadência. Como naquela época não havia geladeiras ou freezers, as pessoas salgavam a comida e a carne para evitar que estragassem. O sal não só melhorava o sabor, mas também evitava a corrupção. Provavelmente por ambas as razões, Deus muitas vezes exigia que os grãos e carnes oferecidos como sacrifícios fossem oferecidos com sal (Levítico 2:13; Ezequiel 43:24).

Às vezes, a Bíblia descreve a aliança que Deus faz com Seu povo como “uma aliança de sal para sempre diante do Senhor” (Números 18:19; 2 Crônicas 13:5); porque a presença do sal, como conservante, simbolizava pureza e durabilidade. O sal também evitava a propagação de infecções e promovia a cura e a limpeza. A Bíblia nos ensina que, após o nascimento, um bebê recém-nascido era cuidadosamente lavado em água e suavemente esfregado com sal (Ezequiel 16:4).

Portanto, a imagem verbal do “sal da terra” pretende transmitir que os discípulos de Jesus servem como aquilo que impede a corrupção do pecado e da maldade. Nossa função como sal é resistir à decomposição. O sal é asséptico. Não pode transformar a corrupção em incorrupção, mas impede a propagação da corrupção. É usado para manter a decomposição e a putrefação sob controle.

Deixe-me apenas ilustrar como isso pode se aplicar à nossa vida familiar. Em 1 Coríntios 7, Paulo escreveu sobre o problema de um crente que tem um cônjuge incrédulo. Isto é muito prático, muitas vezes um dos cônjuges vem a Cristo e deseja viver para Ele enquanto o outro cônjuge ainda é muito mundano e incrédulo. Paulo escreveu para dizer-lhes: “. . . Se algum irmão tem mulher incrédula, e ela consente em habitar com ele, não se separe dela. E se alguma mulher tem marido incrédulo, e ele consente em habitar com ela, não se separe dele. Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos” (1 Coríntios 7:12-14). Paulo não estava dizendo que a presença de um marido ou esposa crente resulta na salvação automática de outros membros da família; todos eles ainda precisam crer pessoalmente em Jesus. Mas, no entanto, a presença da esposa ou do marido crente tem um “impacto santificador” nos outros e muitas vezes Deus usará a vida santa de um membro da família para levar outros à fé em Cristo.

Acredito que Jesus nos diz que, da mesma forma, a presença dos seus discípulos na terra tem um “impacto santificador” na cultura em que se encontra. Pela nossa reverência a Deus; pela nossa paixão pela pureza moral; por ou obediência aos mandamentos de nosso Salvador; pelo nosso amor prático um pelo outro; pela nossa disposição de ser servos dos outros; pelo Espírito Santo produzindo Seu fruto em nós; por exemplos vivos das bem-aventuranças; podemos ter um “impacto santificador” nesta terra, protegendo-a da corrupção total do pecado.

Alguém disse: “Os crentes não devem ser mel no mundo para acalmar o mundo pecaminoso, devemos ser sal no mundo, e sempre que vemos um lugar onde já existe um problema, simplesmente nos jogamos nele e o fazemos arder” O sal irrita, arde na ferida. Às vezes, ser sal exige que enfrentemos diretamente o pecado e impeçamos a propagação da maldade de forma direta e conflituosa. Os profetas do Antigo Testamento serviram como sal desta forma.

Agora, isto nos leva a uma questão importante no que diz respeito ao nosso papel como “sal” nesta terra. À medida que continuamos lendo, descobrimos que Jesus faz uma pergunta: “. . . mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens”

Como composto químico, o sal (cloreto de sódio) é muito forte e estável. Na verdade, não perde a sua qualidade de “sal” por si só. Mas pode perder e perde o seu impacto “salgado” – o seu “sabor” – quando se mistura com impurezas que o contaminam. Então, não tem mais a eficácia do sal. Grande parte do sal natural usado pelos israelenses era encontrado ao redor do Mar Morto. Parte do “sal” dessa área está tão misturado com outros minerais e contaminantes que é pouco mais do que um pó branco inútil. E o que você pode fazer com isso? Você realmente não pode ‘salgar’! Você não apenas deixaria de ‘salgar’ o sal ruim, mas também acabaria contaminando o sal bom!

Como crentes, somos sempre “o sal da terra” – não importa o que aconteça. Somos, como dissemos, o único “sal da terra” que existe. Enquanto estivermos em Cristo, nunca “não” seremos sal. Mas perdemos a nossa eficácia como sal quando nos misturamos e contaminamos com os elementos pecaminosos da nossa cultura.

Todos nós sentimos a pressão para nos conformarmos com o mundo. É tentador assistir na televisão os mesmos programas que o mundo assiste ou ouvir a mesma música. É fácil falar da mesma forma que o mundo. Sua influência está ao nosso redor. Quando adotamos os hábitos pecaminosos da nossa cultura, tornamo-nos indistintos dela e a nossa influência é anulada. Perdemos o nosso sabor e a nossa eficácia; e não causamos mais neste mundo o impacto que Deus nos deixou aqui para causar.

Deixe-me te perguntar; você está vivendo uma vida distinta e separada das coisas pecaminosas deste mundo? Você vive uma vida distinta em sua casa e com seus vizinhos? Você é o mesmo em casa que procura ser percebido na igreja? Quando as pessoas pressionam você no local de trabalho para fazer concessões no que diz respeito aos santos padrões de Deus para você e na sua obediência e devoção a Cristo, você permanece firme? Sua conversa com seus amigos reflete o discurso do Salvador ou reflete a influência do mundo? Você é distinto no que assiste e no que lê? Você perdeu sua eficácia como “sal” porque provou muito do “açúcar” do mundo?

Para sermos eficazes como “o sal da terra”, devemos ser “sal puro” – não misturado com os contaminantes deste mundo. Devemos ser distintos. Que Deus sonde nossos corações e nossas vidas; e mostre-nos onde não somos puros diante Dele! E que possamos nos arrepender do pecado que Ele revela em nossas vidas para que possamos ser úteis a Ele neste mundo.

Uma das coisas que torna o “sal” eficaz é a sua presença próxima daquilo que procura purificar. Ele não pode ter coisas misturadas consigo, ou então se tornará impuro e ineficaz. Mas, ao mesmo tempo, deve ter contato com as coisas que purifica, ou permanecerá ineficaz por simplesmente ficar sozinho. Como “o sal da terra”, devemos estar, como Jesus orou para que estivéssemos, “no mundo”, mas “não do mundo” (João 17:16). Jesus nos envia “ao mundo” para sermos eficazes como o sal – no mundo corrupto, mas não contaminados por ele.

O segredo para a eficácia do próximo passo é o “contraste”. Isto nos leva à próxima afirmação de Jesus sobre o que somos. . .

2. Vós Sois a Luz do Mundo (Mateus 5:14-16).

O que a luz faz? Expulsa a escuridão. A escuridão não pode coexistir nem com um pouquinho de luz; e quanto mais escura a escuridão, mais brilhante a luz brilha. Jesus ensina aos Seus discípulos: “Vós sois a luz do mundo”. (Mateus 5:14).

Agora, tendo estudado o Evangelho de João, você pode pensar: “Espere um minuto, pensei que Jesus disse que Ele era a luz do mundo!” Ele disse. Em João 8:12, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. Ele também disse: “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo” (João 9:5). Mais tarde, Ele disse às pessoas que duvidavam Dele: “Ainda por um pouco de tempo a luz está entre vós. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz” (João 12:35-36). Jesus era a luz do mundo. Ele veio para trazer a luz da vida para aqueles que estão nas trevas. Mas estava chegando o momento em que Ele deixaria o mundo. Isso significaria que a luz se foi?

Não, Jesus fez com que Seus discípulos também fossem luzes. O que Jesus quis dizer quando nos chamou de luz do mundo? Bem, certamente não significa que somos a luz do mundo da mesma forma que Ele foi; porque somente Ele é a fonte de luz. Pelo contrário, significa que, agora que Ele se foi do mundo e regressou ao Seu Pai no céu, somos os portadores da Sua luz no mundo.

Talvez da mesma forma que a lua reflete a luz do sol, a igreja agora serve para “refletir” para o mundo a luz dAquele que é a verdadeira luz. Ele brilha sobre nós; e brilhamos sobre o mundo. Paulo escreveu: “Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo” (2 Coríntios 4:6).

O que a luz faz? Num sentido positivo, ilumina. Ele penetra a escuridão e revela as coisas como elas realmente são. Nesse sentido, a luz de Jesus atravessa as trevas espirituais, mostrando às pessoas a verdade de Deus e a verdade sobre si mesmas. João falou de Jesus, em João 1:4-5, dizendo: “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” (isto é, as trevas não a “venceram”).

Mas há outra coisa que a luz faz; num sentido negativo, expõe algo que se pretendia ocultar. João fala novamente de Jesus e diz: “E a condenação é esta: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam expostas” (João 3:19-20).

Deus nos chamou para sermos “a luz do mundo”, apontando às pessoas o caminho para a salvação através de Jesus e expondo as profundezas do mal do pecado do qual Ele morreu para salvá-las. Mas as pessoas que amam o pecado odeiam essa luz! Eles querem acabar com ela! E assim, muitas vezes somos tentados a tentar escondê-la.

A luz que há em nós, que tem Jesus como fonte, não pode ser escondida. É bobagem até tentar. Jesus diz: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte” (Mateus 5:14). Ele nos compara a uma enorme cidade situada no alto de uma colina. Não pode ficar oculta; e nem a luz de Jesus em nós. Paulo diz que ele e seus companheiros apóstolos “se tornaram um espetáculo para o mundo” (1 Coríntios 4:9). E ele disse que nós, que seguimos Jesus, somos uma ‘carta’ “conhecida e lida por todos os homens. . .” (2 Coríntios 3:2).

Jesus ensina: “nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa” (Mateus 5:15). Quando nós, que carregamos a luz do mundo, tentamos escondê-la do mundo, estamos trabalhando de uma maneira que é muito contrária ao nosso desígnio pretendido! Quão tolos seríamos se tentássemos fazer isso!

Isso nos leva, então, a ordem. É a única ordem encontrada em uma passagem que, de outra forma, se concentra em simplesmente nos dizer o que somos. Mateus 5:16: “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. Por causa do que somos em Cristo, somos chamados a viver neste mundo e a nos comportar como somos! Somos ordenados pelo nosso Salvador a nos comportarmos como sal nesta terra e como luz no mundo, porque Deus não providenciou outro sal ou luz para o mundo além de nós.

O “diante dos homens” não se refere a irmãos crentes, mas àqueles que ainda estão nas trevas. Eles estão observando você mesmo quando você não percebe. Talvez seja o vizinho que nunca fala, mas observa você em silêncio, ou a pessoa teimosa no trabalho que observa como você responde a ela. Ou talvez seja a aluna que fica sentada na sua turma durante o ano letivo e nunca diz uma palavra para você, mas ela está te observando. Nós não controlamos os “homens”, devemos apenas ser fiéis para deixar a luz brilhar onde Cristo nos colocou.

Que grande honra; mas que grande obrigação! Que esperança tem este mundo, se não nos comportarmos fielmente como somos?! E não é maravilhoso que Jesus não nos ordene que nos tornemos luz? Não poderíamos fazer isso. Ele já nos fez para sermos a luz. E não é maravilhoso também que Ele não nos ordene a subir no candelabro? É Ele quem nos coloca onde Ele quer que estejamos. Tudo o que Ele nos ordena fazer é brilhar; e não tente esconder a luz.

Não precisamos nos tornar “sal” e “luz”. Se estamos em Jesus Cristo, “sal” e “luz” é o que já somos. Mas ao estudar esta passagem, perguntei-me se havia algo que deveríamos fazer para nos comportarmos mais como sal e luz neste mundo. E cheguei à conclusão de que o contexto desta passagem nos dá a resposta.

O que significa ser “sal”? Significa que somos a única provisão de Deus de um agente preservador neste mundo que impede a sua corrupção moral, impedindo que o mundo se torne mau. E mantemos o nosso “sabor” e a nossa eficácia como sal neste mundo quando fazemos o que Jesus disse nas primeiras quatro bem-aventuranças: isto é, quando nos aproximamos de Deus “pobres de espírito”; quando nos apresentamos a Ele com arrependimento genuíno pelo nosso pecado; quando nos aproximamos dele com mansidão e humildade; e quando realmente tivermos fome e sede de justiça. Se essas qualidades são verdadeiras para nós, então estamos sendo distintos. Estamos indo em uma direção completamente diferente da deste mundo. Estamos sendo sal.

E então, o que significa ser “luz”? Significa brilhar e refletir tanto a santidade de Jesus que as pessoas vejam nossas boas obras e glorifiquem nosso Pai celestial. E brilhamos fielmente essa luz quando fazemos o que Jesus disse nas últimas quatro bem-aventuranças: isto é, quando mostramos misericórdia aos outros como Deus nos mostrou misericórdia; quando buscamos pureza de coração assim como fomos declarados puros aos olhos de Deus pela fé; quando trabalhamos para ser pacificadores, assim como agora temos paz com Deus; e quando demonstramos alegria pela nossa recompensa futura, sempre que somos perseguidos por causa da justiça por causa da nossa identificação com Cristo.

Conclusão

Enquanto houver corrupção moral e trevas espirituais neste mundo, serão necessários “sal” e “luz”. E Deus nos providenciou para sermos esse “sal” e “luz”. Não deixe que seu sal seja contaminado ou que sua luz fique escondida. Viva para trazer glória ao seu Pai Celestial.



This post first appeared on O Pregador, please read the originial post: here

Share the post

Sal da Terra e Luz do Mundo

×

Subscribe to O Pregador

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×