Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Vai Para Tua Casa, Para os Teus - O Endemoninhado Gadareno

Texto: Marcos 5:1-20

Introdução: O personagem principal desta história era um homem possuído por demônios que vivia perto de Gadara, no canto sudeste do Mar da Galileia. Principalmente os gentios viviam na região de Gadara. Para facilitar, vou chama-lo de Gadareno, já que ele morava perto de Gadara.

Em algum momento no passado do Gadareno, demônios tomaram posse de seu corpo. Talvez sua família tivesse se envolvido com bruxaria, não sabemos. Infelizmente, os demônios mudaram completamente a sua vida. Por causa de sua violência, ele não era mais bem-vindo em casa. Ele agora vivia nos túmulos. Evidentemente, ele havia prejudicado muitas pessoas e os homens muitas vezes tentaram amarrá-lo com correntes nas mãos e grilhões nos pés, mas os poderosos demônios os quebravam em pedaços. Ele era um homem selvagem indomável.

Sempre, dia e noite, ele corria pelas montanhas e pelos túmulos gritando e se cortando com pedras. Seu corpo nu, cabelos desgrenhados e membros com cicatrizes eram uma visão horrível. Ele aterrorizava a população local.

Jesus, conhecendo todas as coisas, escolheu visitar aquela região. Quando o Gadareno correu em direção a Jesus e seus discípulos, me pergunto o que os discípulos pensaram? No entanto, os demônios no Gadareno conheciam Jesus e O adoraram com medo. Leia o verso 7. Eles sabiam que Jesus era Deus e imploraram-lhe que não o atormentasse. Mateus 8:29 acrescenta a frase “antes do tempo”. Eles sabiam que Deus um dia os enviaria ao tormento eterno.

Jesus ordenou que os demônios saíssem do homem, mas então perguntou-lhe seu nome. Ele disse Legião, porque somos muitos (v.9). Os demônios foram totalmente submetidos a Jesus e imploraram para não serem mandados para fora da região, mas sim para uma manada de porcos. Quando Jesus lhes deu permissão, eles entraram nos porcos e os 2.000 porcos desceram a colina íngreme até o mar e se afogaram. Jesus não era apenas um bom profeta. Ele era Deus e tinha autoridade completa sobre os poderosos demônios.

Os criadores de porcos fugiram ao ver o que aconteceu e contaram os acontecimentos na cidade e na região. As pessoas então migraram para o local para ver por si mesmas. O Gadareno, agora livre dos demônios e em paz com Deus, sentou-se, vestido e em sã consciência perto de Jesus (v.15). Acredito que naquele dia Jesus não apenas o libertou dos demônios, mas também salvou sua alma. Todos os que o conheciam ficaram com medo ou impressionados com um terrível espanto. Infelizmente, em vez de se alegrarem, a população local implorou a Jesus que deixasse a região.

Quando Jesus estava saindo, o Gadareno implorou a Jesus que o deixasse ir com Ele. Contudo, em vez disso, Jesus deu-lhe três deveres para com os seus parentes. Esses deveres também se aplicam a nós hoje.

I. Vai Para Tua Casa, Para os Teus

A. Sua vida deveria ser um testemunho em casa.

1. Embora meses ou anos tenham se passado desde que o Gadareno voltou para casa, ele tinha um lar. Seus pais poderiam ainda estar vivos. Ele provavelmente tinha irmãos. Ele poderia até ter sido casado e ter filhos. Sabemos muito pouco sobre ele, mas sabemos que ele tinha um lar.

2. Jesus queria que a mudança de vida do Gadareno fosse primeiro um testemunho em casa. Se Jesus Cristo salvou sua alma e lhe deu uma nova vida, as pessoas em sua casa deveriam ver essa mudança.

B. Ele tinha parentes que precisavam ouvir sobre Jesus.

1. Esta palavra “os teus” refere-se literalmente aos seus entes queridos. Eles são aqueles que você ama.

2. Cada um de nós tem parentes. Eles precisam ouvir sobre Jesus. Neste “Dia do Amigo” especial em nossa igreja, convidamos amigos para ouvir sobre Jesus. Se um amigo convidou você hoje, estamos muito felizes por você ter vindo. Jesus oferece a você a mesma mudança transformadora que Ele fez na vida do Gadareno.

3. É verdade que o Gadareno estava possuído por um demônio. No entanto, Jesus disse em outra ocasião que até mesmo as pessoas religiosas são filhos do diabo. No Jardim do Éden, o diabo enganou Adão e Eva para que desobedecessem a Deus. Eles perderam a inocência em que Deus os criou. Eles transmitiram a natureza pecaminosa a todos os seus descendentes. Cada um de nós nasceu pecador. Não apenas herdamos o pecado, mas muitas vezes escolhemos pecar. Deus deve julgar o nosso pecado. (Hebreus 9:27) “E como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo...” Deus não pode permitir que pecadores entrem no céu. Isso é uma má notícia!

4. A boa notícia é que Jesus, Deus em carne humana, morreu numa cruz romana para pagar pelos pecados de toda a raça humana. Ele então ressuscitou para proporcionar vida eterna. (Romanos 4:25) “[Cristo] foi entregue pelas nossas ofensas e ressuscitou para a nossa justificação”. Ele salvará todos os que se arrependem de seus pecados e confiam nele.

II. Anuncia-Lhes o Quanto O Senhor te Fez.

A. Ele deveria contar aos seus parentes

1. Muitas vezes o nosso orgulho faz com que as pessoas mais difíceis de contar sobre Jesus sejam os nossos familiares e amigos.

2. No entanto, nossa família e amigos são aqueles que nos são queridos e pelos quais devemos ter um grande fardo.

3. Quando Jesus disse “anuncia-lhes”, Ele estava dizendo, conte a eles, relate a eles, fala ou dê-lhes a conhecer. O Gadareno faria isso com sua vida transformada e com seus lábios.

4. Esta semana li a história de um velho piedoso que acabara de falecer. Quando ele era jovem, ele era um incrédulo e um bêbado. Sua esposa e filhos frequentavam uma igreja batista. As pessoas da igreja oraram por ele e muitas vezes fizeram amizade com ele. Um dia, enquanto estava no bar, Deus o convenceu da maneira inútil como ele vivia. Ele foi ao banheiro, curvou-se, arrependeu-se de seu pecado e confiou em Cristo. Ele pagou pela bebida, saiu e nunca mais bebeu. Deus transformou sua vida e ele foi um testemunho vibrante para sua família e amigos pelo resto de sua vida.

B. O Senhor TINHA feito grandes coisas pelo Gadareno.

1. O Gadareno tinha uma mensagem para contar aos parentes. Durante anos, eles o temeram como o homem selvagem e perigoso que vivia nas tumbas e gritava durante a noite.

2. Ele era agora um homem calmo, pacífico e transformado, cuja vida foi transformada por Jesus.

3. Jesus disse-lhe para contar quão grandes coisas o Senhor havia feito por ele. Ali estava um homem que durante anos não conseguiu escapar das garras do diabo. Ele vivia como um animal selvagem. Sua vida era miserável. Agora ele estava em paz. Seus parentes e amigos precisavam do mesmo perdão, limpeza e paz.

4. Você não precisa ser um estudioso da Bíblia para contar à sua família e amigos sobre as muitas grandes coisas que o Senhor fez por você. Deixe-os ver Jesus em suas ações e atitudes. Diga-lhes como você se arrependeu e confiou em Cristo, e incentive-os a fazer o mesmo.

III. Anuncia-Lhes Como Jesus Teve Misericórdia de Ti.

A. O Senhor teve compaixão dele.

1. Jesus teve misericórdia do Gadareno. Com empatia, Ele estendeu a mão e o ajudou. Ele o libertou de sua miserável escravidão. Isso é compaixão!

2. Nossos parentes e amigos precisam ouvir que Jesus também pode fazer isso por eles. Muitas pessoas anseiam pela paz, mas não sabem onde encontrá-la. Outros desejam perdão, mas não percebem que só Deus pode perdoá-los. (Mateus 11:28) “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.

B. Ele publicou obedientemente o que Jesus havia feito.

1. O Gadareno obedeceu ao Senhor (v.20). Jesus disse-lhe para contar o que o Senhor tinha feito por ele. Ele saiu do barco e começou a publicar em Decápolis (toda a província) o que Jesus havia feito por ele. Senhor e Jesus são usados indistintamente porque ambos são Deus.

2. Todos os que ouviram o seu testemunho ficaram maravilhados. Eu me pergunto quantos estarão no céu por causa do testemunho do Gadareno?

Conclusão: 

Deus registrou esse evento na Bíblia para cada um de nós. Você pode ser como o homem selvagem que chamamos de “Gadareno”. Ah, você pode não ser selvagem, perigoso e controlado por demônios, mas sabe que é um pecador que precisa do perdão de Deus. Você pode não ter paz e alegria. Você pode estar infeliz por dentro. Se você vier humildemente a Jesus, se arrepender de seu pecado e confiar Nele para salvar sua alma do juízo eterno, Ele transformará sua vida. Não tenha medo. Confie em Jesus hoje.

Por outro lado, você pode já ter recebido Jesus como seu Salvador. Se for assim, como o Gadareno, você deve voltar para casa, para seus parentes e amigos, contar-lhes quão grandes coisas o Senhor fez por você e que Ele teve compaixão de você. Você não tem nada do que se envergonhar e eles têm tudo a ganhar. Os familiares e amigos não irão amaldiçoá-lo no Dia do Juízo por lhes contar sobre Jesus, mas poderão amaldiçoá-lo se você NÃO lhes contar. Deixe sua luz brilhar!

Gostou desse Esboço de Sermão no Evangelho de Marcos?

Eu preparei um e-book PDF com 55 Esboços de Sermões no Evangelho de Marcos, Adquira hoje e aproveite a promoção de 12,00 Reais.

{getButton} $text={COMPRAR AGORA} $icon={cart} $color={#ffbc00} $size={2}



This post first appeared on O Pregador, please read the originial post: here

Share the post

Vai Para Tua Casa, Para os Teus - O Endemoninhado Gadareno

×

Subscribe to O Pregador

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×