Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sinais de Uma Família Disfuncional

Texto: Gênesis 27:1-46

Introdução: Uma família disfuncional é uma família em que o conflito, o comportamento pecaminoso e as palavras ofensivas de pais e filhos ocorrem regularmente, levando à dor de cabeça e à desobediência. Nenhum pai é perfeito, mas em famílias disfuncionais, ele ou ela ignora ou nega os problemas. Infelizmente, a família de Isaque e Rebeca tornou-se disfuncional.

À medida que vasculhamos Gênesis 27, quero que observemos sinais, fontes e soluções para uma família disfuncional.

I. Sinais de Uma Família Disfuncional

A. Liderança fracassada. v. 1-4

1. Isaque era um líder fraco. Sua família era disfuncional e a culpa era dele.

a. Deus responsabilizou Adão pela queda (Gn 3:9). Ele era o líder. Ele era o chefe de sua casa.

b. Em Efésios 5, Deus deu aos maridos o dever de amar e liderar como Cristo.

c. Quando uma família se torna disfuncional, o marido não é o único culpado, mas ele é o responsável.

2. Ele era egoísta. Ele amou Esaú, seu filho primogênito, mais que Jacó. Ele ficou triste porque Esaú havia se casado com duas mulheres pagãs (Gn 26:34-35). Ele sabia que Esaú não era um homem piedoso, mas egoisticamente queria que ele recebesse a bênção do primogênito. Certamente podemos ver orgulho em sua escolha também.

3. Isaque estava fora de sintonia com Deus. Antes de falar com Esaú sobre seus planos de abençoá-lo, nada é mencionado sobre ele buscar primeiro a vontade de Deus. Se ele orou sobre isso, certamente não ouviu a resposta de Deus.

4. Ele foi desobediente a Deus. Parece muito provável que Rebeca tenha dito a Isaque as palavras que ouviu de Deus antes do nascimento dos gêmeos (Gn 25:23).

5. Ele não conversou com sua esposa Rebeca sobre seus planos. Casas disfuncionais carecem de comunicação.

6. Em vez de admitir sua falta, Isaque tremeu muito ao saber que havia sido enganado (v.33). Ele culpou Jacó em vez de admitir a Esaú que não havia obedecido a Deus no assunto (v.35).

B. Desarmonia. v. 5-17

1. Quando Rebeca ouviu as palavras de Isaque para Esaú, ela não tentou se comunicar com ele. Deus ordenou que ela fosse sua completa, não sua competição.

2. Ela era uma esposa desleal. Ela discordou de Isaque. Ela planejou trabalhar nas costas de Isaque. Ela queria que seu amado filho Jacó recebesse a bênção. Ela pode ter desculpado sua deslealdade pensando que estava “ajudando a Deus”, mas isso não justifica seu pecado. Deus não precisa da nossa ajuda.

3. Ela era uma esposa traiçoeira. Ela comandou Jacó e o ajudou a enganar seu pai (v.8). Não se esqueça que Jacó tinha mais de 40 anos (Gn 26:34).

a. Ela disse que aceitaria a maldição (v.11-13).

b. Ela cozinhou o cabrito para ficar com gosto de veado (v.14).

c. Ela pegou a roupa de Esaú e vestiu Jacó (v.15).

d. Ela colocou as peles cruas de cabrito nos braços e no pescoço de Jacó para fazê-lo parecer peludo como Esaú (v.16).

e. Ela colocou a carne e o pão nas mãos de Jacó (v.17).

4. Ela foi um mau exemplo maternal para seus filhos. Ela falhou como esposa e como mãe. Ela obviamente nunca buscou a vontade de Deus em todas as suas maquinações.

C. Descontentamento e engano. v. 18-29

1. Jacó tinha idade suficiente para se levantar e ser um homem, mas agiu com fraqueza. Não há nenhuma evidência de que ele buscou a vontade de Deus no assunto.

2. Ele era ganancioso. Ele já havia enganado seu irmão para lhe dar a primogenitura (Gn 25:33). Agora ele também ansiava pela bênção de seu pai.

3. Ele era enganador. Ele concordou com o plano tortuoso de sua mãe para enganar seu pai. Ele sabia que o plano de sua mãe não estava certo (v.12). Ele matou o cabrito e o preparou para sua mãe cozinhar (v.14). Ele deixou sua mãe colocar as peles em seus braços e pescoço (v.16). Ele tomou a comida enganosa em suas mãos (v.17).

4. Ele era um mentiroso ousado. Ele mentiu para o pai pelo menos quatro vezes. Ele disse que era Esaú (v.19). Ele disse que havia feito conforme a ordem de seu pai (v.19). Ele disse que foi rápido porque o Senhor Deus trouxe o cervo para ele (v. 20). Quando perguntado se ele era realmente Esaú, ele disse: “Eu o sou” (v. 24).

D. Amargura, raiva e vingança. v. 30-41

1. Esaú ficou amargurado quando soube que Jacó o havia roubado da bênção familiar (v. 34, 36).

2. Ele chorou pela perda (v. 38).

3. Esaú odiava Jacó e planejou matá-lo (v. 41)

4. Frequentemente, em famílias disfuncionais, alguns membros ficam magoados e ficam amargurados, chorosos, odiosos e vingativos.

II. Fontes de Uma Família Disfuncional

A. Negligência a Deus

1. Se Deus tivesse sido o centro das atenções nesta família, eles não teriam se tornado uma família disfuncional.

2. Num sentido prático, parece que Isaque deixou Deus fora de sua vida familiar durante boa parte do tempo.

B. Falha em orar

1. Embora Isaque deva ter conhecido a predição de Deus sobre os gêmeos antes de nascerem, ele não deve ter falado com Deus sobre isso.

2. Ele fez o que queria ao invés de buscar o que Deus queria. Talvez lhe faltasse fé.

C. Vida egoísta

1. Cada membro da família era egoísta. Eles queriam a sua própria vontade. Cada um deles procurou agradar a si mesmo.

2. O egoísmo está profundamente enraizado em toda família disfuncional.

III. Soluções Para Uma Família Disfuncional

A. Faça diariamente do tempo com Deus uma prioridade.

1. O marido deve dar o exemplo de dar prioridade ao seu tempo com Deus. Ele deve estudar a palavra de Deus e vivê-la. Ele deve ser um líder temente a Deus no lar. Ele deve ter uma comunhão íntima com sua esposa como Deus instrui em 1 Pedro 3:7: “Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações”. Toda a família deve saber que o pai anda com Deus. Ele deve ser capaz de dizer como o pai em Provérbios 4:1-2: “Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento. Pois eu vos dou boa doutrina; não abandoneis o meu ensino”

2. A esposa deve reservar um tempo de qualidade para ler a Bíblia e orar todos os dias. Sua família e conhecidos devem conhecê-la como “uma mulher que teme ao SENHOR” (Pv 31:30). Deveria ser verdade que “O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro”. (Provérbios 31:11).

3. Toda criança deve aprender desde cedo a ler a Bíblia diariamente e falar com o Senhor em oração. Sobre o jovem Timóteo, Paulo disse (2 Timóteo 3:15) “E que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”

B. Procure conhecer Deus intimamente.

1. Saiba que Deus se deleita em que você O conheça (Jeremias 9:23-24).

2. Procure por Deus em cada página da sua Bíblia (por exemplo, Provérbios 2:1-6).

3. Observe cuidadosamente Suas qualidades e características (por exemplo, Salmo 89:5-14).

C. Negue a si mesmo e viva para Deus e para os outros.

1. Jesus disse que isso é a chave para ser Seu discípulo. (Lucas 9:23) “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me”

2. Jesus também disse que as maiores coisas que podemos fazer na vida é amar a Deus e aos outros (Marcos 12:30-31) “E amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo tua mente, e com todas as tuas forças: este é o primeiro mandamento. E o segundo é semelhante, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”

Conclusão: Se você vir algum dos sinais de uma família disfuncional em sua casa, preste atenção. Esses sinais são pecaminosos. Com a ajuda de Deus, aborde, confesse e abandone esses pecados. Em seguida, aplique as soluções que acabamos de observar. Decida fazer do seu lar tudo o que Deus deseja que ele seja.

Gostou desse esboço de Sermão?

Esse e outros esboços de sermões exclusivos sobre família e casamento, estão no e-book com 50 esboços de sermões sobre família e casamento. Adquira hoje por um preço promocional de 20,00 Reais

{getButton} $text={COMPRAR AGORA} $icon={cart} $color={#ffbc00} $size={3}



This post first appeared on O Pregador, please read the originial post: here

Share the post

Sinais de Uma Família Disfuncional

×

Subscribe to O Pregador

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×