Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Escolhendo Amigos

Texto: Salmo 101:6-7

Introdução: “Seu amigo é aquele que o aproxima de Deus”. Essa é uma afirmação sábia. Todos sabemos o que acontece se deixarmos uma maçã podre numa caixa de maçãs boas. Todas as maçãs ao redor também ficarão podres em breve. As maçãs boas nunca melhoram as podres. Da mesma forma, o tipo de amigos que você escolher terá uma grande influência em sua vida. Os cristãos que lutam constantemente para fazer o que é certo, para obter vitória sobre os maus hábitos e para crescer espiritualmente, geralmente têm amigos que os puxam para baixo, em vez de os empurrarem para mais perto de Deus.

O rei Davi sabia da importância de se cercar de pessoas que o aproximassem de Deus. Como resultado, no Salmo 101:6-7, ele disse ao Senhor que escolheria cuidadosamente os Seus Amigos.

Ao estudarmos as qualificações de Davi para amigos, destacam-se quatro qualidades que também devem governar a nossa escolha de amigos.

I. Bons Amigos São Fiéis (V.6)

A. Avalie o caráter do seu amigo.

1. O que Davi quis dizer com “fiel”? A palavra usada aqui fala de alguém que edifica, sustenta, apoia ou promove como pai.

2. Esse tipo de pessoa fará de você uma pessoa melhor. Ele vai empurrá-lo para mais perto de Deus.

3. Amigos fiéis edificam. Eles não puxam você para baixo.

B. O que devemos esperar de um amigo fiel?

1. Salomão, o homem mais sábio que já viveu (além de Cristo), disse isso sobre amigos.

a. (Provérbios 27:17) “Afia-se o ferro com o ferro; assim o homem afia o rosto do seu amigo” Amigos fiéis aguçarão seu caráter e sua caminhada com Deus.

b. (Provérbios 13:20) “Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição” Você obterá sabedoria de amigos fiéis.

c. (Provérbios 27:6) “Fiéis são as feridas dum amigo; mas os beijos dum inimigo são enganosos” Amigos fiéis dirão coisas que podem doer quando você sair da linha. Eles se importam o suficiente para confrontá-lo quando você peca.

2. Se seus amigos não são esse tipo de amigo cristão fiel, você precisa mudar de amigo. (1 Coríntios 15:33) “Não vos enganeis: as más comunicações corrompem os bons costumes” Seus amigos NÃO SÃO EXCEÇÃO!

II. Bons Amigos Andam no Caminho Reto (V.6)

A. Examine a caminhada do seu amigo.

1. Davi queria amigos que caminhassem de maneira perfeita. O seu “caminhar” fala do seu modo de vida quotidiano. A palavra “perfeito” não significa sem pecado. Descreve um caráter sólido, saudável ou saudável.

2. Davi queria que seus amigos e servos fossem pessoas íntegras. Ele procurava uma pessoa cuja vida diária seguisse um caminho moralmente correto, espiritualmente saudável e genuinamente saudável.

B. Reserve um tempo para observar antes de escolher um amigo.

1. Muitos caminhos na vida não são saudáveis. Examine como amigos em potencial tratam o cônjuge ou conversam com os pais. Eles obedecem às leis do país? Eles vão a lugares que Jesus não iria? O que eles olham? Do que eles falam? O que eles fazem nas horas vagas?

2. Se a vida diária de uma pessoa não for irrepreensível, essa pessoa terá uma má influência na sua vida como amigo.

3. Este também é um momento de autoexame. O velho ditado: “Pássaros da mesma pena voam juntos” é muito verdadeiro. Se você atrai amigos que não estão trilhando caminhos saudáveis na vida, provavelmente é porque você também está caminhando nessa direção.

III. Bons Amigos São Confiáveis (V.7)

A. Observe o quão confiável seu amigo é.

1. Davi disse que queria fazer amizade com aqueles que não praticavam o engano. A palavra “fraude” tem vários significados. Na sua raiz, significa frouxo ou relaxado. No Salmo 78:56, esta palavra descreve um arco enganoso que é frouxo e não atira flecha corretamente. Em Provérbios 12:27, descreve uma pessoa preguiçosa. No Salmo 120:2, encontramos a descrição de uma língua enganosa.

2. Davi procurava amigos que fossem confiáveis e em quem pudesse confiar. Eles não o enganariam com a língua. Nem seriam preguiçosos ou negligentes em seu trabalho.

3. Ele não queria uma pessoa pouco confiável trabalhando em sua casa como empregado.

B. Escolha apenas amigos confiáveis.

1. Há algum tempo, ganhei um cavalete portátil para pintura. Tudo dobrado em uma pequena mochila de transporte. Parecia muito impressionante. Fiquei animado, isso até tentar montá-lo. Descobri que era muito difícil de montar. Fiquei tão frustrado que acabei entregando. Sua aparência enganava. Muitos amigos não confiáveis são da mesma maneira.

2. Uma pessoa que nunca chega na hora certa, não tem ambição e não é confiável, é realmente o tipo de pessoa que você deseja como amigo? Eu não acho!

3. Uma pessoa que parece bem por fora, mas que é preguiçosa, enganosa, frouxa e pouco confiável por dentro, não será um bom amigo. Eles apenas irão frustrar você.

IV. Bons Amigos Dizem a Verdade (V.7)

A. Davi não queria pessoas por perto que contassem mentiras.

1. Não se pode confiar em quem conta mentiras.

2. É impossível saber se o que aquela pessoa diz é verdade ou mentira.

3. Davi não queria mentirosos em sua folha de pagamento. Ele disse que os mentirosos não permaneceriam à sua vista. A palavra “permanecer” significa estar firme ou estabelecido. Em outras palavras, os mentirosos não permaneceriam estabelecidos aos seus olhos. Ele os aliviaria de seu trabalho. Eles perderiam seus empregos.

4. Davi tratou severamente os mentirosos, e nós também deveríamos.

B. Mentirosos não fazem bons amigos.

1. Embora ninguém gosta de ouvir mentiras, mentir é uma parte comum das conversas de muitas pessoas.

2. As pessoas mentem regularmente para o cônjuge, para os filhos, para os pais, para o chefe, para os amigos e etc. A pornografia, a infidelidade, a trapaça, o roubo e pecados de todos os tipos se escondem atrás de mentiras.

3. Muitas pessoas mentem regularmente desde a infância. Isso é triste!

4. Mentir é um pecado que os pais devem reprimir nos filhos desde cedo. Se você permitir que seus filhos mintam, você estará ensinando-lhes que mentir é uma conduta aceitável. Mentir deve sempre incorrer em punição severa.

5. Deus nos diz em Colossenses 3:9: “Não mintais uns aos outros, visto que já vos despistes do velho homem com as suas obras”; Os cristãos devem dizer a verdade!

6. Mentir ofende a Deus, arruína casamentos, esmaga filhos e prejudica amizades. Se você contar mentiras, deverá abandonar esse hábito pecaminoso. Peça a Deus que o perdoe e implore-Lhe ajuda para superar esse vício.

Conclusão: Entre as qualificações de Davi para ter amigos, encontramos quatro qualidades que também deveriam governar a nossa escolha de amigos. Seus amigos eram edificantes, tinham uma caminhada saudável, eram confiáveis e verdadeiros.

Aplique essas qualificações aos seus amigos. Como eles se comparam? Seus amigos o aproximam de Deus? Eles estão aguçando você espiritualmente? Você pode confiar neles e acreditar neles? Se seus amigos não são o que deveriam ser, é hora de se separar deles e encontrar novos amigos de qualidade.

Se a sua vida não apresenta as qualidades de um bom amigo, você precisa da ajuda de Deus para mudar. Se você ainda não é um cristão genuíno, é por aí que você deve começar. 

Gostou Desse Esboço de Sermão?

Adquira o E-book com mais de 300 Esboços de Sermões no Livro de Salmos

ADQUIRA JÁ



This post first appeared on O Pregador, please read the originial post: here

Share the post

Escolhendo Amigos

×

Subscribe to O Pregador

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×