Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cristo e a Morte

Tags: morte cristo

Texto: Apocalipse 1:18

I. Introdução

A. Todo o assunto da morte não pode ser evitado. A Morte é tão certa para cada um de nós quanto é certo que o sol nascerá e se porá a cada dia. O velho provérbio que diz: “há apenas duas coisas certas na vida – a morte e os impostos” é verdadeiro. Ninguém escapa do problema da morte.

B. A morte é aberta ou secretamente temida pela maioria das pessoas. Eles se esforçam tanto para encobrir toda a ideia da morte ou torná-la aceitável, não tentando torná-la tão ruim quanto realmente é. Isso é demonstrado pela maneira como os homens falam. O corpo não é mais um cadáver, mas “o que partiu”. Os caixões tornam-se verdadeiras obras de arte. Cemitérios tornam-se lugares de descanso e paz. Os homens tentam afastar de suas mentes o fato certo da morte. Eles tentam esquecer que a morte espera, que ela está no final de cada caminho que podemos seguir para evitá-la. A morte é inevitável e todos devemos ser vítimas da morte, mais cedo ou mais tarde.

C. Por que os homens temem a morte? Os homens temem a morte porque temem o desconhecido e porque Deus de alguma forma colocou na consciência de cada homem que há vida após a morte e algum tipo de julgamento os aguarda. No entanto, a principal razão pela qual os homens temem a morte é porque eles não conhecem Jesus Cristo, que é a solução de Deus para a morte.

II. Porque Cristo é Qualificado Para Ser Vencedor Sobre a Morte?

A. Seus Milagres:Por milagres de ressurreição dos mortos, especialmente a ressurreição de Lázaro (João 12:38-46). Esses milagres provaram que Cristo, como Deus-Homem, tem autoridade sobre a morte.

B. Sua morte: Por meio de Sua morte, Cristo quebrou o poder da morte que domina os homens. Pela morte, Cristo destruiu a morte (Apocalipse 1:18).

C. Sua Ressurreição:Quando Cristo ressuscitou dos mortos, Ele provou que o pecado e a morte não tinham poder sobre Ele (I Coríntios 15:12-20). Ele ressuscitou vitorioso sobre o conquistador de todos os homens - a morte. Visto que Cristo derrotou a morte e ressuscitou vitorioso, o cristão que é um com Cristo também o fará.

D. Sua autoridade real: Cristo deve reinar e derrotar o último inimigo que é a morte (I Coríntios 15:24-26). Cristo um dia destruirá toda a morte para sempre.

III. Como Cristo Aboliu a Morte?

A. Cristo é soberano sobre a morte (Apocalipse 1.17-18): A palavra “chaves” é um símbolo para expressar a soberania e o senhorio de Cristo. As chaves são uma figura da autoridade, controle e governo de Cristo. Jesus Cristo tem controle soberano sobre o inferno e a morte. A morte se move sob o comando de Cristo porque Ele é Deus e ressuscitou vitorioso sobre o pecado e a morte. Cristo pode permitir que morra a quem Ele quiser e conceder libertação por meio da morte física e espiritual a quem Ele quiser. Ele é soberano sobre a morte.

B. Cristo destruiu o diabo que tem o poder da morte (Hebreus 2.14-15): Cristo teve que se tornar homem para morrer como homem a fim de destruir o poder da morte sobre os homens. Este poder (força) da morte é mantido pelo diabo, que é uma pessoa real. Satanás originalmente causa o pecado e o pecado traz a morte. Até a cruz de Cristo, Satanás tinha o poder da morte. O diabo não tinha o poder da morte no sentido de determinar quem morre e quando a vida terminará. Somente Deus dá e tira a vida (Deuteronômio 32:39). O “poder da morte” significa o domínio da morte com suas qualidades misteriosas, assustadoras e terríveis. Satanás faz com que os homens fujam da morte e a temam porque ele é o grande enganador. A palavra “destruir” na verdade significa “tornar inoperante” ou “tornar impotente”. O diabo não foi destruído, pois Satanás está muito vivo e ativo nesta terra entre os não salvos, mas a autoridade e o poder do diabo para os salvos são impotentes. Pessoas não salvas estão sob o jugo e o poder de Satanás, mas os homens redimidos foram libertos do poder da morte porque Deus julgou Satanás na cruz (João 12:31; Colossenses 2:15). Os cristãos podem ser tentados pelo diabo, mas não estão mais sob sua autoridade.

NOTA: O diabo convence os homens não salvos de que a sepultura acaba com tudo e tudo pelo que vale a pena viver é encontrado nesta vida humana terrena. Ele cega os homens para as realidades eternas e os faz temer a morte e viver apenas para o momento imediato. O diabo enganou os homens fazendo-os acreditar que a morte deve ser temida e acaba com toda a existência, então os homens aceitam a filosofia: "Coma, beba e seja feliz porque amanhã morreremos!" Satanás ensinou o homem não salvo a temer a morte, então eles estoicamente se protegem contra ela.

NOTA: O cristão é identificado com Cristo e Sua morte, então o cristão sabe que o poder de Satanás no pecado e na morte foi quebrado em sua vida.

C. Cristo remove o medo da morte (II Timóteo 1:10; Hebreus. 2:15): Os homens redimidos são realmente libertos do medo da morte porque não são mais escravos do pecado e de Satanás. Cristo destruiu a morte com a morte quando morreu no Calvário. Como os homens são libertados do poder e do medo da morte? Por meio do evangelho de Cristo, os homens percebem que Cristo veio ao mundo para derrotar o pecado e a morte e ressuscitou vitorioso sobre a sepultura. Os verdadeiros cristãos não aceitam a mentira do diabo de que a sepultura acaba com tudo, mas vivem para Cristo e confiam totalmente em Sua pessoa e obra.

NOTA: Os cristãos agora podem esperar a morte sem medo porque Cristo “aboliu a morte”. Em que sentido Cristo aboliu a morte? Não pode significar que Ele eliminou a morte porque a morte ainda está conosco. Cristo aboliu a morte porque a derrotou e quebrou a escravidão que tinha sobre os verdadeiros crentes antes de serem salvos. Cristo aboliu o medo da morte, removendo o aguilhão dela (I Coríntios 15:55-57).

IV. Porque Alguns Cristãos Temem a Morte?

A. Medo Natural:Todos os cristãos têm medo do desconhecido na morte. É a última experiência humana da vida e nenhum mero ser humano jamais voltou dos mortos para nos contar sobre a morte. Não há autoridades humanas sobre a morte.

NOTA: O medo natural da morte faz com que o cristão exerça fé em Jesus Cristo, pois sem esse medo natural não poderíamos confiar Nele de forma alguma. Afinal, o Senhor Jesus Cristo é a única pessoa que já viveu, morreu e ressuscitou dos mortos. Ele sozinho passou pela morte e voltou para nos contar sobre isso. Podemos confiar em Sua palavra sobre o assunto da morte.

B. Bebês em Cristo:Há muitos cristãos verdadeiros que são bebês em Cristo. Eles podem ser jovens ou velhos em idade cronológica, mas falharam em crescer como cristãos. Esses bebês são facilmente influenciados pelo pensamento do mundo. Portanto, eles veem a morte como o mundo a vê. Em suas cabeças, eles conhecem a mensagem cristã de esperança, mas ainda estão movidos por emoções infantis. Esse tipo de cristão foge da morte, não quer enfrentá-la nem falar dela. O medo que o mundo tem da morte influenciou o bebê em Cristo.

NOTA: Bebês em Cristo devem se aprofundar nas coisas da Palavra e encarar a realidade de uma perspectiva bíblica.

C. Falha em crer em Deus: Mesmo um cristão maduro pode ter um lapso de fé e deixar de crer na promessa de Cristo sobre a morte. A Bíblia é verdadeira quando fala sobre a morte, mas nossa fé nem sempre é verdadeira. Um cristão deve treinar sua mente para confiar em Deus a todo e qualquer custo.

NOTA: Quando você tiver um lapso de fé e o medo da morte tomar conta de você, faça o seguinte:

Primeiro, perceba que você é fraco na fé e admita isso a Deus.

Em segundo lugar, medite na morte e ressurreição de Cristo e veja como isso se relaciona com você e sua morte.

Terceiro, reivindique as promessas de Deus sobre a morte e até as repita em voz alta, se necessário.

Quarto, ore e diga ao Senhor algo assim: “Senhor, estou confiando em ti até a hora da morte, e creio que estarás comigo na morte e eu estarei contigo após a morte. Tu és minha única esperança, Senhor Jesus”.



This post first appeared on O Pregador, please read the originial post: here

Share the post

Cristo e a Morte

×

Subscribe to O Pregador

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×