Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Introdução ao Conceito Bíblico de Morte

I. Introdução

A. Cada pessoa deve morrer, exceto aqueles crentes em Cristo que estarão vivos quando o Senhor voltar (Atos 9:27). No curso normal dos acontecimentos, mais cedo ou mais tarde a experiência da Morte chegará até nós. Nada é mais certo na vida do que o fato da morte.

B. Porque a morte é o evento final que aguarda todo homem, cabe ao cristão saber o que a Bíblia ensina sobre a morte. Uma pessoa não está pronta para viver até que esteja pronta para morrer.

II. O Significado da Morte:

Em seu significado mais simples e básico, a morte é a separação. O uso no contexto determinará que tipo de separação está envolvida no conceito de morte.

III. O Uso de Morte

A. Morte Física

1. Definição: A morte física é a separação da alma e do espírito humano do corpo que encerra a existência física de uma pessoa nesta terra. A alma e o espírito continuam a viver mesmo após a morte, e o corpo de cada pessoa será ressuscitado no futuro. Há uma ressurreição para a vida e para a morte (João 11:25, Mateus 8:22, 10:28; Tiago 2:26; Filipenses 1:23). NOTA: Alguns estudiosos pensam que alma e espírito são usados de forma intercambiável.

2. Causa: A causa da morte física foi o Pecado original de Adão que foi imputado à raça humana (Romanos 5:12-14; I Coríntios 15:21-22).

3. Resultados: O pecado de Adão, porque ele era o cabeça da raça humana, foi imputado a cada pessoa nascida neste mundo que traz a morte física a cada pessoa.

a. Pontos a considerar

(1) A morte física não é resultado de pecados, mas do pecado de Adão. O contexto de Romanos 5:12-14 diz: “todos pecaram”. Este é um tempo perfeito no grego que se refere ao ato do pecado de Adão no passado que tem efeitos contínuos. Este pecado é imputado ou dado a cada pessoa nascida neste mundo.

(2) A morte física não ocorre pela violação da Lei mosaica porque os homens morreram antes que a Lei fosse dada.

(3) A morte física não é resultado de pecado intencional porque crianças, que não pecam voluntariamente, morrem.

b. Como o cristão pecou em Adão?

(1) Visão da Liderança Federal ou Representativa: Adão é o representante de toda a raça humana e se todas as pessoas estivessem lá, elas também teriam pecado. Portanto, quando Adão pecou, seu pecado original foi dado ou imputado diretamente a toda a humanidade.

(2) Visão Seminal: Cada pessoa estava realmente presente nos lombos de Adão quando ele pecou. Quando ele pecou, cada pessoa realmente participou do pecado de Adão e este pecado foi posteriormente imputado diretamente a eles no nascimento (Hebreus 7:9-10). NOTA: Assim como uma floresta ilimitada de carvalhos pode ser abarcada em uma bolota, uma raça estava contida em Adão.

4. Sujeitos: Todos os homens. Sem exceção, todas as pessoas, homens, mulheres e crianças são pecadores por imputação e, portanto, vítimas de morte física.

5. Remédio: O remédio é a ressurreição. A participação no pecado de Adão foi universal; portanto, a morte física é universal. A morte física um dia será destruída (I Coríntios 15:25-26). Cada pessoa que já morreu será ressuscitada corporalmente no futuro (João 5:25-29). Haverá uma ressurreição para a vida dos salvos e uma ressurreição para a morte dos não salvos. NOTA: A maneira de evitar a ressurreição para a condenação é receber a justiça imputada de Cristo (II Coríntios 5:21). A resposta ao pecado imputado é a justiça imputada. Um traz a morte, o outro traz a vida.

B. Morte Espiritual

1. Definição: A separação do homem de Deus no tempo. O homem, por causa do pecado, não tem comunhão com Deus. Estar espiritualmente morto significa que o homem não tem capacidade para Deus (Romanos 6:23; I Coríntios 15:22; Efésios 2:1). NOTA: Uma vez que os homens estão espiritualmente mortos, não há nada que possam fazer para estabelecer um relacionamento com Deus. Os homens não podem restabelecer por seus próprios esforços aquele relacionamento espiritual que Adão originalmente teve no jardim.

2. Causa: A causa da morte espiritual remonta ao pecado original de Adão. Quando Adão pecou, naquele momento, ele próprio morreu espiritualmente (Gênesis 2:17). NOTA:Como sabemos que Adão e Eva estavam espiritualmente mortos quando pecaram? Porque quando Deus foi ao jardim, Adão e Eva tiveram que se esconder porque não tinham mais comunhão com Deus. Deus teve que dar o primeiro passo para restaurar a comunhão de Adão e Eva. Foi Deus quem chamou primeiro (Gênesis 3:9-10).

3. Resultados: Todos os homens que são descendentes de Adão morrem espiritualmente. Adão só poderia propagar as pessoas de acordo com sua própria espécie. Cada pessoa nasce neste mundo como pecadora e espiritualmente morta. Cada pessoa tem uma velha natureza pecaminosa que foi transmitida de Adão de pai para filho. Isso é pecado herdado (Salmo 51:5; Efésios 2:3). O pecado de Adão é mediado pelas gerações subsequentes. Todas as pessoas recebem de seus pais e mães uma natureza pecaminosa que as torna espiritualmente mortas.

4. Sujeitos: Todos os homens.

5. Remédio: Regeneração ou novo nascimento (João 3:1-8; Tito 3:5). Homens que nascem espiritualmente mortos precisam ter uma nova vida para que possam ter comunhão com Deus.

C. Segunda Morte

1. Definição: Separação do homem de Deus na eternidade. Esta é a perpetuação eterna da morte espiritual – separação sem fim de alma e espírito de Deus (Apocalipse 20:12-15).

2. Causa: Recusa em receber Jesus Cristo como Senhor e Salvador (Apocalipse 20:6).

3. Resultados: Julgamento e lançamento no lago de fogo (Hebreus 9:27; Apocalipse 20:12-15).

4. Sujeitos: Todos os que se recusaram a receber Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

5. Remédio: Receber Jesus Cristo como Salvador (João 3:36).

D. Pecado Para Morte

1. Definição: A recusa de um cristão em fazer a vontade do Senhor em alguma área por meio de repetidos atos de pecado, de modo que o crente é colocado sob o tipo mais extremo de disciplina por Deus e tirado corporalmente deste mundo pela morte física (I João 5:16; I Coríntios 11:30).

2. Causa: Uma ação arbitrária e presunçosa em face do claro conhecimento de que está errada. É persistência em determinado curso de ação quando você sabe que Deus disse que está errado.

3. Resultado: morte física, mas sem perda da salvação, mas com muita perda da recompensa no céu.

4. Assuntos: Cristãos.

5. Remédio: Não há remédio. Pode-se evitar que isso aconteça fazendo a vontade do Senhor, mas uma vez que o cristão tenha passado do ponto sem volta, Deus o levará para casa. A confissão deve ser aplicada, pois talvez Deus seja misericordioso como foi no caso de Davi, que deveria ter morrido após seu pecado (II Samuel 12:5, 13).

E. Morte Operacional

1. Definição: Um cristão professo que diz ter fé em Cristo, mas repetidamente não dá nenhuma evidência disso na vida (Tiago 2:14-20).

2. Causa: Nenhuma fé salvadora real. Há profissão de Cristo, mas não posse de Cristo.

3. Resultados: Nenhuma obra para evidenciar a salvação; portanto, nenhuma salvação.

4. Temas: Cristãos professos.

5. Remédio: Uma fé salvadora em Cristo que produz obras salvadoras (Efésios 2:10).

F. Morte Posicional

1. Definição: Todo cristão foi colocado à morte pelo batismo (identificação, união) na morte do Senhor Jesus Cristo. Quando Cristo foi julgado pelo pecado, o crente também foi julgado, dando-lhe a posição de morto em Cristo (Romanos 6:3-5).

2. Causa: A obra batizadora do Espírito Santo (I Coríntios 12:13; Gálatas 3:27).

3. Resultados: A natureza pecaminosa foi julgada posicionalmente. Portanto, o crente está morto para a Lei mosaica e suas penalidades, e o cristão não precisa mais ser escravo do pecado (o pecado não precisa mais “dominar” o cristão) (Romanos 6:14).

4. Assuntos: Todo crente em Cristo Jesus.

G. Morte Sexual

Abraão foi incapaz de procriar; portanto, foi dito que ele estava sexualmente morto (Romanos 4:19).



This post first appeared on O Pregador, please read the originial post: here

Share the post

Introdução ao Conceito Bíblico de Morte

×

Subscribe to O Pregador

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×