Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Meditação para voltar o foco a si - Quem sou eu?

Tags: pensamentos

Existe uma meditação que tem basicamente esse propósito: voltar a pessoa para seu centro, para dentro dela mesma, para o "observador", ou consciência silencioasa que tudo vê. Quando você está nesse estado de consciência silenciosa, observando, os Pensamentos param. A questão aqui é você observar a você mesmo, você ver quem você é. Quando você se define (ou a sociedade define) "você é tal pessoa", você não passa de "pensamentos" que definem o que voce é. Mas, você é mais do que pensamentos. Você é essa conciência silenciosa que sabe que existe indepentende de pensamentos.

(Da técnica) Existe um santo indiano, já falecido, que propôs uma técnica para se atingir essa presença. Seu nome é Ramana Maharshi e basicamente o que ele diz é que você deve se perguntar quem você é. Então essa técnica que eu proponho que você faça, quando aparecer essse pensamentos, é a seguinte:

(Quando aparecer um pensamento) pergunte-se: "Para quem esses pensamentos aparecem/surgem"? A resposta na sua mente será: "para mim". Depois, dê o passo decisivo: "Quem sou eu"? Ao elaborar esse esquema você tira a mente de se identificar com os pensamentos repetitivos e faz com que a mente se identifique com a sua presença, o seu self, ou o reino de Deu em cada um (a essência). Na verdade, essa presença (que não pode ser transcrita em palavras, mas apenas vicenciada), essa essência, já está dentro de você. São os seus pensamentos que impedem de você se dar conta dessa presença, e de voltar o olhar para si mesmo ao invés do mundo externo.

Como diz Ramana, aprendemos a conhecer o mundo exterior, das formas e pensamentos, mas não aprendemos a conhecer o "conhecedor", aquele que conhece (que é a presença). E é a partir do mundo exterior, das formas, que passamos a construir nossa (falsa) identidade através de nossa auto-referência com o mundo das formas. Construímos, assim, um "castelo"de pensamentos que não tem a ver com a nossa realidade, ou o eu mais profundo.

Esses pensamentos, quando negativos, podem levar uma pessoa a sofrer se ela se identificar com eles.

Portanto, procure ver que você não é os seus pensamentos.

Quando esses pensamentos aparecerem, pergunte, "para quem eles surgem?" Depois, "Quem sou eu?" Quando fizer isso traga sua mente para o seu coração espiritual (timo) Ainda que no começo você não consiga obter resultados, continue praticando, porque isso fará sua mente sair da identificação com os seus pensamentos para se identificar com sua presença. E quando você sentir sua presença você sentirá paz.

Segundo Eckham Tolle, " A verdade suprema de quem nós somos não é “eu sou isso ou eu sou aquilo”, mas “eu sou”.

O mais importante aqui não é a teoria (senão você fica no nível do pensamento e não vicencia a mudança), mas a prática. Mãos à obra!



This post first appeared on Artesão Espiritual, please read the originial post: here

Share the post

Meditação para voltar o foco a si - Quem sou eu?

×

Subscribe to Artesão Espiritual

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×