Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“MEU MAIOR TESOURO”

O caso do salmista Asafe é quando a pessoa se observa e se analisa, sendo investigador e paciente. O conhecimento deste caso é através da “Introspecção”, vocabulário latino que significa “olhar para dentro.  Projeção e Identificação têm, a mesma finalidade: levar uma pessoa acima dos obstáculos que traz as dificuldades e os conflitos. Quando as energias da vida estão em decadência, os ideais apoiam; quando os golpes derrubam e a alma se sente cansada, os ideias conservam a pessoa no caminho. “Quanto a mim, os meus pés quase se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus pés. Pois eu Tinha Inveja Dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpio. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força”.

Asafe não conseguia se conformar-se com a realidade se seus fracasso. Quando a identificação conduz à idealização e a formação de fantasias, passa então a ser nociva. Nesse caso, Asafe começa a se questionar:” Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens. Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno. Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar. São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente. Põem as suas bocas contra os céus, e as suas línguas andam pela terra. Eles não sabem quem é Deus. Há conhecimento do Altíssimo?” A identificação sem freio, que pode levar à confusão absoluta entre o fato e a ficção, no seu desenvolvimento extremo.

A eficácia da idealização depende do choque da realidade. Tem que manter-se dentro dos limites do real e do concreto. A desilusão, o fracasso, a derrota, a enfermidade, são as sementes do complexo de inferioridade. O raciocínio é o pensamento que segue uma sequência ordenadamente lógica. É o ato ou efeito de usar a razão para conhecer, para julgar uma relação de coisa. Asafe estava fora do seu raciocínio, pois ele via os homens maus aumentando em riquezas, e ele achava em vão ficar purificando o seu coração, e todo dia ele era afligido. Quanto mais ele tentava entender isto, mais ele achava tudo muito doloroso e diz: “Até que entrei no santuário de Deus; então entendi o fim deles”.

“Assim o meu coração se azedou, sinto picadas nos meus rins. Assim me embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante Ti. Todavia estou de contínuo Contigo. Tu me sustentaste pela minha mão direita. Guiar-me-ás com o Teu Conselho, e depois me receberás na glória. Quem tenho eu no céu senão a Ti? E na terra não há quem eu deseje além de Ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre”. (Salmo 73) Asafe tinha inveja dos néscios. A inveja é o desejo violento de possuir o bem alheio. Ele percebeu a prosperidade dos ímpios e não concordou que sendo um adorador fiel  purificando sua alma todos os dias, não conseguia entender porque ele sendo tão justo não prosperava, e todos os dias ficava afligido se sentindo castigado. Assim, a doença de Asafe foi desencadeada pelas suas emoções e sentimento, portanto, é um Transtorno Psicossomático. Portanto, a maneira como se administra os pensamentos está associada ao estado de saúde ou de doença. Asafe ficou curado quando colocou o SENHOR Deus no centro do seu coração: “Pus a minha confiança no SENHOR Deus, fortaleza do meu coração, Meu Maior Tesouro”.

“ENGENHEIRO E PR.JONAS GOES”



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

“MEU MAIOR TESOURO”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×