Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“QUE FAZES AQUI…?”

“Se o grão de trigo não cair na Terra e não morrer, fica ele só; mas se morrer, produz muito fruto”! (Jo 12.24)

Deus dá-se a conhecer como “TU” e não como “ELE”. A Revelação é um processo voltado para um FIM. E essa finalidade representa o surgimento de uma mútua relação entre o Deus que se Revela e a humanidade que reage a essa Revelação. A Revelação é o Ato de revelar ou desvendar ou tornar algo claro ou óbvio e compreensível por meio de uma comunicação ativa ou passiva com a Divindade. A Revelação pode originar-se diretamente de uma divindade ou por um intercessor ou agente, como um anjo  ou santidade; alguém que tenha experimentado tal contato é denominado Profeta. Mas, através da Fidelidade, pessoas podem receber revelações para ajudar em suas necessidades, responsabilidades e dúvidas pessoais e específicas, além de ajudar no fortalecimento da Fé.

As escrituras falam de diferentes tipos de revelação, tais como visões, sonhos e visitas de anjos. Mas, existe um Canal que vem como um som de sussurro do Espírito Santo ao homem. A experiência de Elias na caverna está entre um dos maiores sussurros da Voz de Deus. Elias na caverna é um lembrete que até os mais fortes podem ser fracos. Elias na caverna é uma prova de que milagres não mantém ninguém de pé. O que mantém o servo de Deus ativo em seu serviço é a Comunhão com o SENHOR na obediência à Sua Palavra. No capítulo anterior ao episódio da caverna, Elias aparece no auge. Nem de longe ele lembra um homem frágil, amedrontado, com crise de identidade e um discurso de coitadinho escondido numa caverna. Mas então como um homem assim de Revelações, foi do auge ao fundo do poço? Do Monte da Vitória para a Caverna do desalento? Por que Elias fugiu para a caverna?

Diante desse cenário pode ser que Elias tenha julgado ter falhado em sua missão como Profeta. De fato ele se sentiu um fracasso. Elias tinha acabado de provar diante de todo o Israel que era profeta de Deus. O medo paralisou sua Alma, e o profeta não consulta à Deus, muito menos se recorda das grandes experiências grandiosas que ele havia tido ao longo de seu ministério. O SENHOR não o havia desamparado em nenhum momento, e também não seria naquela ocasião que o SENHOR iria desampara-lo, Mas Elias desviou os olhos de suas Visões e colocou sobre as circunstâncias. Seu comportamento foi tão irracional que Elias, um homem caracterizado pela coragem, fugiu de um inimigo derrotado. Foi quando chegou ao Horebe que Elias entrou numa caverna, exausto e abatido. Seja como for, ele estava disposto a desistir de seu ministério e até de sua vida.  Mas foi na caverna que Deus se Revelou a Elias. Em vez de repreendê-lo, o SENHOR apenas lhe perguntou: “Que fazes aqui, Elias?” ( 1 Reis 19.9)

Em outras palavras, “o que você está fazendo da sua vida?” Até quando você vai ficar forçando uma situação? O SENHOR te diz: “Volta!” “Volta o teu caminho…” O SENHOR não te mandou estar nesta posição, apesar de que mesmo na sua fuga ele lhe tem estado do seu lado. A atitude a ser tomada é simples: “VOLTA”. Não é fácil voltar. Elias sabia que para voltar ele teria que atravessar novamente todo o deserto e enfrentar seus oponentes, seus opressores, seus inimigos, ou seja, o destruidor. Uma situação difícil tem dois poderes: “Fortalecer ou a Destruição do Ânimo”. Elias estava fortalecido pelas Revelações e de repente, foi minado no seu ânimo quando enfrentou grande provação. Seu coração foi contaminado pelo desespero que o levou à extrema escuridão. “Que fazes aqui, Elias?” É claro que o SENHOR que se Revela sabia exatamente o que Elias fazia ali, como estava usando o isolamento para fugir das tribulações, achando que aquilo seria uma solução. A pergunta de Deus tem mais o objetivo de provocar o próprio Elias a uma reflexão profunda: “Era para você estar aqui, Elias?” Note que Deus pergunta isso duas vezes a Elias: “Você tem certeza que tomou a decisão certa em buscar o Isolamento?” É preciso sair deste estado de inércia e começar a caminhada para o Propósito da Meta. “Quando Deus te pede uma semente, Ele tem uma colheita em Mente”!

REVERENDO E ENGENHEIRO: JONAS GOES CUNHA JR.



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

“QUE FAZES AQUI…?”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×