Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

‘PRESTE ATENÇÃO NA QUEDA”

Tags: deus homem tudo

“Melhor do que o ouro é adquirir Sabedoria, e adquirir discernimento é melhor do que a prata”. (Pv 16.16)

A Presciência não anula a liberdade do Homem. Deus sabe de tudo quanto possa suceder e de tudo o que sucede, sem, de forma alguma, tolher ao homem a liberdade. O homem sem liberdade não é homem. Por isso Deus não interfere na liberdade humana, mesmo quando previa o triste acontecimento da queda. Queda, ato ou efeito de cair, descida, decadência, extinção ou cessação brusca do poder, tombo. Exemplo: Certa vez um ardiloso macaco pegou dum serrote, subiu a uma árvore, assentou-se na ponta do galho e começou a serrá-lo, entre si e a base do galho. Dentro de alguns minutos lá foram ao chão o macaco, o galho quebrado e o serrote. Ora, teria sido fácil a qualquer ser humano prever a queda do macaco, mas a previsão ou presciência não teria tolhido ao símio a liberdade de ação, nem teria evitado a queda, nem tampouco poderia considerar como responsável a presciência, ou a causa da mesma.

A presciência, de certa maneira, é possível até ao homem, pelo conhecimento que possui das coisas. Conhecendo um homem mau ou bom, pode-se de antemão, saber qual seria seu proceder ou postura diante desta ou daquela circunstância. Conhecendo Deus todas as condições, pode saber o que vai acontecer, sem tirar, contudo a liberdade de ação a qualquer criatura. Quem pratica o mal é por ele vencido e dele se torna escravo. Deus, porém, não é assim, pois tem o poder de não praticar o mal e nem mesmo pode ser por ele tentado.  Sabe-se que o Universo é vastíssimo, e Deus é Infinito, Imutável para cuidar de todo o Infinito.  Isso significa que não há em Deus mudança alguma. A mudança acontece no ser finito, o homem. É de bom aviso não confundir imutabilidade com imobilidade. Imobilidade refere-se a coisas físicas e não morais. Portanto, Deus não é imóvel, porém imutável.

Suponha que no princípio, ao invés de um Criador, origem dos céus e da terra, houvesse 92 elementos diferentes chamados de átomos. Ensina a física moderna que existem 92 destes elementos irredutíveis de que compõem os corpos materiais. Esses átomos, sem saberem o que estavam fazendo, por serem irracionais, havia 92 diferentes espécies de trabalhadores, ainda que impossibilitados de se comunicarem entre si, trabalhavam todos em geral, e cada um em particular, na mais perfeita harmonia com os seus companheiros. Comportavam-se como se fossem um todo indivisível. E tudo isto acontecia sem que houvesse a menor combinação entre eles. Os átomos decidiram, certamente, dedicar número deles e se transformaram em seres humanos, seres que pudessem mover-se e andar. Mas, se o ser humano negar a existência de um Criador, terá que afirmar que os átomos são a causa de tudo que existe, pois não tem alternativa. Notem uma segunda alternativa, isto é, que tudo o que existe é Criação de Deus. Há apenas duas alternativas: Deus criou tudo, ou tudo é resultado dos esforços dos átomos ou da força que neles reside.

Dizem os astrônomos que há estrelas tão distantes do planeta Terra que a sua luz gasta mais de mil anos para chegar a terra, não obstante percorrer essa luz sessenta mil léguas por segundo. Tudo revela em si mesmo a evidência da Obra Prima de um SER Inteligente. Se o Universo é inteligível, só a Inteligência pode causar o inteligível. Há uma ordem racional em tudo, e só uma razão pode causar um efeito racional. Não é possível admitir que a ordem perfeita que se encontra no Universo seja resultado de uma força irracional. O homem é a imagem e semelhança do Criador. Aqui não pode haver engano para o homem, que se transforma completamente pela experiência com Deus em Sabedoria. Fascinado com tamanha humildade, Deus transformou Salomão no homem mais rido, sábio e vitorioso de todos os tempos. Salomão foi o homem mais rico que já existiu. Diante de Deus e da chance de conquistar qualquer coisa, pediu Sabedoria para governar seu povo, e a promessa foi cumprida. A grande pedra no caminho dos que já sabem tudo, é a arrogância e ignorância, então agem como os macacos. É você que escolhe sua liberdade. De apaziguar ou atiçar. Salomão explica: “Há aqueles cuja fala é como uma espada cortante; mas a língua do Sábio é um Bálsamo”. (Pv 12.18) Preste atenção no que você está fazendo, você pode se espatifar no chão!

“REVERENDO E ENGENHEIRO : JONAS GOES CUNHA JR.”



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

‘PRESTE ATENÇÃO NA QUEDA”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×