Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“PENSAMENTOS RESTAURADOS”

“Restaurarei o exausto e saciarei o enfraquecido”. (Jr 31.25)

Existem basicamente dois tipos de significados nas palavras bíblicas. Um é o Teológico. Pos si só, as palavras carregam um significado específico que independe do contexto em que estão. Outro é o significado Textual, ou seja, o seu significado agregado que as mesmas ganham quando estão inseridas no texto ou no contexto histórico da narrativa. A PALAVRA “Restauração” tem os dois significados, o Teológico e o Textual. Restauração é uma das promessas divinas, mas também é condicional. Todas as promessas de Deus são para os que creem. Todavia, devem ser analisadas no seu contexto e seu significado mais correto. Cada pessoa tem consciência de possuir poderes diversos que, habitualmente deixa de usar, pelo mal uso da inteligência.

Disse o prof. Burton: “Não se pode ensinar ninguém a pensar, mas há muitas provas de que se pode ajudar as pessoas a que pensem de um modo muito mais preciso do que o que usam corretamente. É necessário e possível educar o pensamento. O pensamento organizado e sistemático é, sem dúvida, uma capacidade adquirida”. Pensar nada mais é que resolver problemas. Portanto, Restauração é a ação de voltar a “Ser de Novo”.  É preciso reconstruir os pensamentos de onde foi destruído, recolocar as ideias, ou seja, consertar o que foi quebrado, recuperar a “Dignidade”, a “Independência” que foi perdida. Então se faz uma análise contextual: Para qual propósito eu vivo? Fala-se de restauração como algo que se passa unicamente na dimensão dos sentimentos, no interior do coração. Mas, a verdadeira restauração significa “voltar” a SER um ser pensante. Como adquirir essa capacidade?

Pode-se valer do que os grandes pensadores pensaram ou pensam, mas, não se deve permitir que pensem pela sua cabeça. Cada ser humano é dotado de capacidade de raciocínio, de juízo e deve usá-la para decidir se tal ou qual ideia, venha de onde vier, pode ou não ser aceita como verdadeira.  Não resta dúvida que, sob mais de um aspecto, pensar bem é mais uma questão de coragem que de inteligência. Já foi dito que o pensamento tem lugar quando surge um problema para ser resolvido, um obstáculo para ser transposto. As paredes de uma sala apresentam proteção para quem está em seu interior; tornam-se, porém um problema se a pessoa está fechada na sala é precisa sair. Na Teologia, no texto e contexto é preciso entender profundamente que: O homem é a imagem de Deus! Deus não é a imagem do homem. “Deus é Amor”, assim viverá a Imagem Restaurada do homem. Tudo tem uma moral se você conseguir visualizar o texto e o contexto de um fato. “Elias, significaria no contexto João Batista, para restauração de todas as coisas antes da vinda do Messias”. (Mt 17.11)

O tempo é de opressão e desânimo. João Batista grita: Preparai o caminho do SENHOR! Ou seja, restaura a sua vida para ser habitação de Deus. Somente Deus tem o Poder de Restauração da Imagem. João Batista anunciou caminhos aplainados, vale aterrado, montes e colinas abaixados, passagens tortuosas endireitadas. Linguagem de pensamento simbólica para indicar a maneira de um pensar eficiente, restaurado. É preciso recuperar a confiança, adotar atitudes humildes, renunciar o orgulho e soberba. Reconhecer que é preciso de Deus para dar sentido à vida, ter a capacidade de Concentração. O pensamento para ser eficiente, depende, em grande medida, do grau de atenção que se dá aos problemas. Concentrar-se significa colocar a questão no centro do Poder da Atenção. Sem a atenção, a maior parte daquilo que perpassa na mente durante o dia, mal pode ser chamado de pensamento. Muitas vezes as pessoas são confundidas com um conglomerado confuso de ideias somente mentirosas, para perder a concentração da verdade. A “Concentração” é essencial a um pensar eficiente. Similaridade é a qualidade do que é similar “imagem e semelhança” de Deus.  É tempo de ter um pensamento restaurado. Recupere sua forma de Pensar, pois você é digno de SER Pessoa Humana, e distinguir o falso do verdadeiro. Para qual propósito você vive?

“MÔNICA DRUZIAN” – Psicopedagogia Através da Palavra     



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

“PENSAMENTOS RESTAURADOS”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×