Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“ULTRAPASSANDO OS ESPINHOS”

Observe que o coração das pessoas pode ser como um terreno seco e árido. Os atributos da semente, que de uma só semente podem ser gerados muitos frutos. O Mestre conta uma Parábola de uma Figueira que não dava frutos: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi lá procurar figos e não encontrou. Então disse ao Agricultor: já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Para que está ocupando inutilmente a terra? O Agricultor, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano. Vou cavar em volta e por adubo. Pode ser que venha dar fruto. Se não der, então a cortarás”. (Mt 13,6,9)

No caso desta figueira, vinham sendo procurados frutos há três anos. O Desafio do “SER”, o Agricultor tinha um carinho todo especial por aquela figueira. Na verdade, o Agricultor queria desesperadamente, salvar a vida daquele “SER”. A figueira estava no meio da vinha, e fazia parte da plantação, portanto, representava como uma ovelha desgarrada das outras ovelhas. A figueira estava sem condições de produção. O dono da plantação não tinha o mesmo sentimento do Agricultor. Para aquele homem, a figueira deveria somente dar frutos. E, é justamente o Agricultor que pede por misericórdia daquele “SER”. Ele vai fazer uma última tentativa de regeneração daquela figueira. E o dono da vinha concede. A última oportunidade de conversão.

Muitas pessoas não conseguem entender a perseverança do cuidado com vidas. Muitas pessoas tem uma nova chance de recomeçar, mas elas não permitem flores “SER”. Causa Eficiente Seria aquilo que deu origem a um determinado ser, ou seja, a sua causa primeira. No caso da figueira, a causa eficiente seria o Agricultor. O Agricultor foi o momento inicial, que causou movimento na semente para que a figueira pudesse germinar. A figueira foi impulsionada pelo Agricultor pelo desejo de existir. Essa noção é uma das mais importantes porque envolve: Substância, Forma, Matéria e Ato. A Substância seria o elo de encaixe entre a noção da forma e a noção de matéria, ou seja, substância é aquilo que permite a matéria adequar-se a determinada forma. Quando um determinado “SER” se transforma em sua Potência, pode-se dizer que ele atualizou, ou seja, transformou-se em uma nova matéria em Ato.

Assim, uma semente existe enquanto semente, ou seja, é semente em Ato, mas ela também guarda uma Potência dentro de si: a possibilidade de se tornar uma figueira. Quando a semente brotou e cresceu, o Agricultor viu o esforço da semente tomando uma nova forma e transformando-se em uma figueira daquela vinha. Portanto, o apoio do Agricultor fez a figueira continuar viva. Mas, o dono da vinha não estava preocupado com o Amor entre Agricultor e figueira, ou seja, o SER e o TEMPO, como fio condutor para solução de significância: “A Minha Figueira pode Prosperar!” Antes de destruir um SER, é preciso que cuidados com a vida sejam tomados.  É preciso abalar a rigidez da desilusão, fofar o solo endurecido pela dor e pelo sofrimento, tirar as ervas daninha do coração cheio de raiz de amargura, tirar as pedras do caminho que servem de obstáculos, jogar água para tirar a petrificação de um coração machucado, e remover os entulhos acumulados que não deixa a figueira florir. O sofrimento precisa ser superado, e o único meio do desenvolvimento para que o SER atinja o seu Potencial, é sendo um Agricultor. Ajude uma figueira na sua fragilidade. Quando ela atingir o seu desenvolvimento interior, ultrapassará os espinhos, e começarão a “FLORES SER”.

“MÔNICA DRUZIAN” Psicopedagogia Através da Palavra



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

“ULTRAPASSANDO OS ESPINHOS”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×