Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“A ALEGRIA DÁ FORÇA”

“Não estejais  inquieto por coisa alguma!”

Neemias 8.10 diz que a Alegria do SENHOR fortalece. O povo de Israel estava chorando, triste, porque tudo estava destruído. Deus os tinha trazido de volta do exílio e os tinha ajudado a reconstruir o muro de Jerusalém, em tempo recorde! Era um dia de vitória e alegria, não de tristeza sem fim. Por isso, os israelitas pararam de chorar e celebraram a bondade de Deus com alegria. A alegria do SENHOR dá força para enfrentar as dificuldades, sem desistir.  A alegria dá esperança onde não parece haver solução. A alegria do SENHOR ajuda a ficar firme enquanto se espera o livramento; Não é passar o dia todo cantando e sorrindo, mas a alegria do SENHOR é mais forte que a tristeza, porque está firmada na Rocha que é o próprio Deus  libertador do desespero. A alegria sendo algo cuja fonte jaz no interior do coração do homem, está à disposição de todos, desde que decida fazê-la jorrar. O propósito do SENHOR é de restauração. Pela providência divina no contexto de Neemias, não havia apenas uma reforma estrutural a ser feita, mas, principalmente, uma reforma espiritual.

Os judeus demonstraram quebrantamento e tristeza. Então os levitas que estavam ensinando a Palavra de deus, tranquilizaram o povo dizendo que aquele não era um tempo de tristeza e lamentação, mas um tempo de exultação e contentamento porque Deus estava presente, Sua Misericórdia estava no meio do povo. Foi nesse momento que Neemias encorajou o povo de Deus para celebrarem com ações de júbilos, pois, não havia espaço para a tristeza se o Espírito Santo de Deus estava fortalecendo o povo com confiança imutável. Mas dizer que a alegria do SENHOR é a nossa força não significa que somos imunes ao sofrimento. Muito pelo contrário! O verdadeiro cristão passa por muitas dificuldades, aflições, tristezas e tribulações. Um Líder sabe o que é chorar. Lutou o ano todo se dedicando a salvar vidas. Mas, agora, suas forças terminaram e, um dos maiores malefícios causados pela tristeza, é quando já se acha firmemente instalada na mente e na alma, e perturba todas as outras funções intelectuais.

 A tristeza tira todo o poder de raciocinar com clareza. Assusta-se com a hipótese ameaçadora  da morte, e se deixa que o controle de suas ações seja assumido pelo cérebro do mamífero inferior que passa agitar-se freneticamente como o cavalo ou o boi assustado. O grande segredo para evitar com que a tristeza tome conta do coração e assalte a alma de preocupações, é viver o dia de hoje em sua plenitude, não andando inquieto pelo dia de amanhã. Isso significa que é preciso aprender a “Repousar sua Mente”. A melhor maneira de expulsar da mente os pensamentos inquietantes é enchê-la de ideias repousantes. Não há pior inimigo da paz de espírito do que uma tristeza que cega os olhos de lágrimas. Por falta de controle emocional a pessoa se abate tanto que quase é impossível voltar atrás. O descontrole emocional proporcionou tanta negatividade em sua mente, que ela não consegue presenciar positividade, então cai em desespero total. “Busquei ao SENHOR e Ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores”. (Sl 34.4)

“MÔNICA DRUZIAN”



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

“A ALEGRIA DÁ FORÇA”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×