Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

”PENSO, LOGO EXISTO”

“OU, SOU ENGANADO, LOGO EXISTO?”

Galeno foi o primeiro a reconhecer o cérebro como sede Dos Processos Mentais, corrigindo os ensinamentos de Platão de que a sensação era função do corpo, e de Aristóteles, de que a sede física da vida mental era o coração. Bispo da igreja Católica, Agostinho, que é autor da frase “Fallor ergo sum”, que significa “sou enganado, logo existo”, em seu livro “Confissão”, ele não entendia, por exemplo, porque sendo Deus perfeito e criador do homem, pôde plantar no coração (mente) deste uma raiz tão amarga. Agostinho concluiu que a origem do mal está na Mente do ser humano, em outras palavras, no processo mental chamado vontade (livre arbítrio), que está relacionado ao querer e ao não querer.

O cérebro humano é como uma massa amolecida e pegajosa, de consistência quase gelatinosa e que esgarça facilmente à manipulação e ao toque. O cérebro é a Sede Dos Processos mentais, onde estabelece uma conexão entre os órgãos do sentido e o cérebro, onde o cérebro seria o órgão da mente, não apenas recebendo as sensações, mas também sendo responsável pelo pensamento e pela memória. Memória é a capacidade de reter ideias, impressões e conhecimentos anteriormente adquiridos. Por personalidade se entende ser “os padrões característicos e distintivos de pensamento, emoção e comportamento que definem o estilo pessoal de um indivíduo e influenciam suas interações com o ambiente”. O SENHOR Jesus Cristo citado pelo evangelista Marcos, pontuou: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação,” e afirma que o “espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. (Mc 14.38)

Até aqui, foi escalado este caminho, para que o leitor pudesse entender melhor que ele tem um cérebro espiritual. Esta massa amolecida e pegajosa, de consistência quase gelatinosa e que se esgarça facilmente à manipulação e ao toque, sofre ataques diariamente. Existem forças entre o bem e o mal, entre o Amor e o Ódio, porque é justamente na mente, onde o cérebro retém a memória que é a capacidade de reter ideias, impressões e conhecimentos anteriores adquiridos. Por que o cuidado em “vigiar e orar?”  Porque é na mente que acontece toda a guerra espiritual. “Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne, porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façamos o que queremos, mas, se somos guiados pelo Espírito, não estaremos debaixo da lei”. (Gl 5.16,18)

O apóstolo Paulo escreve: “Pois quem conheceu a  Mente do SENHOR; para que O possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1 Co 2.16) Paulo sabia que nenhuma técnica de retórica, nenhum discurso eloquente, é capaz de convencer o homem do seu caminho errado. O controle mental não pode ser apoiado na sabedoria humana, mas no poder de Deus. A verdadeira força mental vem da sabedoria que tem origem na Mente Maior. Portanto, a mente natural não pode compreender as “coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura”. “Coisas do Espírito” se refere às verdades espirituais. Isso mostra o quão desesperadora é a situação daqueles que não tem “domínio próprio”, ou seja, autocontrole sobre sua mente. Portanto, literalmente, ninguém consegue ter autocontrole sem a força que vem do Espírito Santo de Deus. As fortalezas inimigas existem, elas são invisíveis, mas são reais, e, é justamente na mente humana  o maior campo de batalha existencial. “A mente é o órgão de controle geral do ser humano, quem controla sua mente, controlará também todo seu ser”. Tempo de reflexão: “Quem está controlando sua Mente?”

“REV. E ENG. JONAS GOES JR.”



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

”PENSO, LOGO EXISTO”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×