Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“O CORAÇÃO DE UM SÁBIO”

“Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar Santo? Aquele que é limpo de mão e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente”. (Sl 24.3,4)

Puro significa sem mistura, sem alteração ou modificação. Puro de alma significa sem mácula; incorrupto, que se apresenta incontestável, completo; absoluto: pura verdade. Mas, o que significa pureza espiritual? Para o Cristianismo a “pureza” é referida como uma necessidade para a realização plena de uma vida em comunhão com Deus. Várias são as passagens da Bíblia que recorrem à ideia de pureza, seja do coração, das intenções, dos pensamentos, da vida em sociedade. Platão herdou de seu mestre Sócrates o conceito de Verdade e sobre ele elaborou ética da sociedade, a qual, governada por filósofos, seria por ela orientada e com isso o Bem seria atingido em detrimento das Trevas, metaforizada no “Mito da Caverna”, segundo o qual a condição humana é de obscuridade.

O “Mito” ou a Alegoria da “Caverna” é uma metáfora utilizada por Platão para explicar a hierarquia do Conhecimento e o governo dos sábios. Segundo o filósofo, o conhecimento da verdade mais profunda proporcionado apenas pelo raciocínio é a condição fundamental para que um governante tenha uma boa gestão. Segundo o filósofo, o conhecimento da verdade mais profunda proporcionado apenas pelo raciocínio é a condição fundamental para que um governante tenha uma boa gestão. A situação passada no interior de uma caverna significa em que prisioneiros foram mantidos desde o seu nascimento. Acorrentados em uma parede, eles somente podiam ver a parede paralela à sua frente. Nessa parede, “sombras” formadas por uma fogueira num fosso anterior aos prisioneiros eram projetadas. Pessoas passavam com estatuetas e faziam gestos na fogueira para projetar as sombras na parede frontal aos prisioneiros, e esses achavam que toda a realidade eram aquelas sombras, pois o seu restrito mundo resumia-se àquelas experiências.

Um dia, um dos prisioneiros é “liberto” e começa a explorar o interior da caverna, descobrindo que as sombras que ele sempre via eram, na verdade, controladas por pessoas atrás da fogueira. O homem livre sai da caverna e encontra uma realidade muito mais ampla e complexa do que a que ele julgava haver quando ainda estava preso. Em Síntese, A “intenção de Platão” é apresentar uma disposição hierárquica para os graus de Conhecimento. Existe um grau inferior, que faz referência ao conhecimento obtido pelos sentidos do corpo, é o tipo de conhecimento que permite ao prisioneiro ver apenas as sombras. E um grau superior, quando o homem se liberta das sombras e encontra-se com a Verdadeira Luz. A Luz do Sol, que no início causa desconforto, é a Sabedoria, a única capaz de tomar o ser humano realmente diferente dos outros animais e plenamente desenvolvido. Segundo a Bíblia, o “sábio” é aquele que conhece e teme a Deus.

Não adiantaria nada o ser humano ter todo o conhecimento do mundo e ser escravo do seu próprio corpo. Como disse Victor Hugo: “O Sol está dentro de cada um. Sorrir, e acreditar em si é o caminho para alcançar a Luz e o Brilho que irradia da própria existência e acalenta a crença em nós mesmos. Acreditamos no próprio Sol, ele mora no “eu” e ilumina o tudo e o todo…Não sei por que, mas não consigo te dizer o que eu sinto por você. Foi uma ação assim sem querer comecei a gostar de você. Hoje vivo tentando te dizer o que eu sinto por você. Mas com palavras não consigo…dizer o que eu sinto. Por telefone nem te digo…sinto arrepio. Por isso estou escrevendo esse poema…para te dizer o que eu sinto. Só quero que você saiba…que meu amor por você é indescritível…. “ Neste poema Hugo passou sabedoria ou inteligência? A inteligência pode ser usada para coisas boas e ruins.  Estas pessoas são inteligentes, mas não sábias. A sabedoria por outro lado é diferente. Sábio é a pessoa que não só conhece muito, mas coloca em prática e sabe usar seu conhecimento para o bem de todos e não visa somente o benefício próprio até porque quando se ajuda os outros se está de certa forma ajudando a si próprio. Existem muitos sábios com pouco conhecimento que vão mais além que pessoas inteligentes cheias de conhecimento. Portanto, sem a sabedoria o homem é apenas inteligente. Sábio é a pessoa que consegue transmitir sua alma numa folha de papel em branco e, iluminar a alma do outro com as cores do arco-íris. “Desejo que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes, E quando estiverem exaustos e sorridentes, Ainda haja amor para recomeçar. E se tudo isso acontecer, Não tenho mais nada a desejar”. (V.H)

“MÔNICA DRUZIAN”



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

“O CORAÇÃO DE UM SÁBIO”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×