Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“O PODER DA PERSEVERANÇA!”

“O PODER DA PERSEVERANÇA”

“Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente; antes, seja sarado”. (Hb 12. 12,13)

A palavra no grego, que se escreve proskartereo, significa “dar continuidade a uma ação após intenso esforço”. Etimologicamente, “perseverar é continuar firme e constante no propósito”. De que lado você tem ficado? Dos que perseveram e vencem, Mesmo sob as piores circunstâncias, ou prefere culpar um vírus? “Homens de Honra” conta a vida de Carl Brashear, o primeiro negro a tornar-se mergulhador da Marinha norte-americana. Ele continuou na ativa, mesmo depois de perder a perna num acidente quando navegava pelo Mediterrâneo. Mesmo diante de muitas adversidades, ele conseguiu encerrar a sua carreira com a mais alta patente da Marinha dos Estados unidos.

Já o filme “Em Busca da Felicidade”, baseado em fatos reais, evidencia o quanto o trabalho duro ético e direcionado pode conduzir um Homem que persevera, ao triunfo. Trata-se de um homem obstinado e que nunca perdeu as esperanças. `Para sobreviver e sustentar o filho, ele lutou com todas as suas forças, enfrentou circunstâncias árduas, mas foi coroado com a vitória. Abandonado pela mulher e tendo de criar sozinho o filho, ele suportou situações desesperadoras. Sob  constante pressão financeira, chegou a dormir no banheiro do metrô e de abrigos. Porém, nada disso, o impediu de manter a dignidade e o carinho pelo filho, a quem repassou valiosas lições de perseverança, valores éticos, entre outras. Gardner revelou que obstáculos aparentemente intransponíveis podem ser superados, e evidencia que o dinheiro é apenas um subproduto indicador de sucesso, mas o que conta mesmo é a integridade do homem que vence, mesmo sob as mais difíceis circunstâncias.

Disse Washington Olivetto: “Perseverança é a virtude que contribui para o êxito na vida humana. Sempre haverá pessoas que reclamam do mundo por acreditar que são vítimas dos acontecimentos. Porém, há outras que transformam os obstáculos em estímulos para se tornarem melhores”. “Segundo Jean de Courberive, em seu livro O Domínio de Si Mesmo, Perseverança é a firmeza ou constância num sentimento, numa resolução, num trabalho, apesar das dificuldades e dos incômodos. É a virtude que contribui para o êxito na vida humana”. Para quem tem essa virtude de perseverar, uma vez tomada uma decisão, são realizadas as atividades necessárias para alcançar o que foi decidido, mesmo que surjam dificuldades  internas ou externas. Courberive diz, ainda, para que se possa ser perseverante existem obstáculos a serem transpostos, quais sejam: “A Rotina”- que é o principal obstáculo; “O Desânimo”- é a grande arma dos espíritos das trevas, porque ela quebra a faculdade mestra, que é a chave do homem, ou seja, a vontade; “O Medo da Mudança”- todo o esforço desacostumado é penoso e por isso dá nascimento a uma ideia de incapacidade de avançar.

Tudo o que o homem desconhece gera medo, porque na sua imaginação será muito difícil adaptação ao novo. Dessa forma, para que haja perseverança deve haver, também, a concentração, ou seja, focalizar a atenção sobre um único ponto e partir ao seu encalço, pois, a atenção dividida entre muitas coisas é menor para cada uma delas, porque olhando muitas coisas ao mesmo tempo, presta-se menos atenção a cada uma em particular. Silvia Nobre Wajãpi, “Nascida no interior da floresta amazônica; tornou-se mãe aos 13 anos e, aos 14 decidiu abandonar a aldeia e mudar-se para o Rio de Janeiro; mendigou e passou fome; aprendeu a ler e foi condecorada com diversas medalhas de literatura. Estudou artes, foi atleta e virou fisioterapeuta. Aos 35 anos, tornou-se a primeira militar indígena a integrar as Forças Armadas no Brasil, no dia 3 de fevereiro de 2011. Com muita perseverança venceu e tornou-se precursora para abrir novas oportunidades a outras mulheres indígenas do Brasil, não só nas Forças Armadas, mas, também, em outros segmentos. Assim, como todos os testemunhos dos Heróis da Fé, Thomas Edison fez duas mil experiências para conseguir inventar a lâmpada. Um jovem repórter perguntou o que ele achava de tantos fracassos. Sua resposta foi: Não fracassei  nenhuma vez. Inventei a lâmpada. Acontece que foi um processo de 2.000 passos. “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”. (Rm 12.12)

“MÔNICA DRUZIAN”



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

“O PODER DA PERSEVERANÇA!”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×