Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“DETERMINADO EM OUVIR”

“Fala, porque o teu servo ouve”. (1 Sm 3.10)

As Palavras podem exprimir todo Pensamento, mas não todo o Sentimento. E o grande problema do Senhor Jesus Cristo não é tanto revelar ao homem os Seus Pensamentos, como manifestar o que está em Seu Coração. O Espírito do SENHOR não quer tão somente revelar os Seus Pensamentos, senão também manifestar Sua Própria Pessoa ao homem. O grande meio de revelação é a Vida. A Revelação é a base de todo ser humano. Assim, aproximem-se do Espírito Santo para “capacitação”, pois, o homem não sabe orar como convém. Então o Espírito do SENHOR o ajudará e instruirá corretamente o Caminho de toda Verdade.  “O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli e disse: Eis-me aqui, por que tu me chamaste. Então entendeu Eli que o SENHOR chamava o mancebo. Pelo que Eli disse a Samuel: Vai-te deitar, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala SENHOR, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e deitou-se no seu lugar. Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala SENHOR, porque o teu servo ouve”. (1 Sm 3.8,9)

A história de Ana na Bíblia está registrada no livro do profeta Samuel. Ana é uma das mulheres mais conhecidas da Bíblia. Ana foi a mãe do profeta Samuel, um dos personagens bíblicos mais importantes. Ana era estéril. A questão da esterilidade deixava Ana profundamente angustiada, por isso chorava e não se alimentava. Em uma das jornadas a Jerusalém, Ana foi até a porta do Tabernáculo, e, “com amargura de alma orou ao SENHOR, e chorou abundantemente”.  Enquanto Ana orava com perseverança, Eli, o sacerdote, a observava. Ele havia reparado que Ana só movia os lábios, e não saía de sua boca nenhuma voz audível, concluindo então que ela estava embriagada. Quando Eli pediu que Ana se apartasse do vinho, ela o respondeu dizendo ser uma mulher angustiada que estava ali derramando sua alma ao SENHOR, falando com o coração sobre o seu desgosto.  Diante disso, Eli a compreendeu e disse: “Vai em PAZ; e o SENHOR Deus te conceda a petição que lhe fizeste”. (1 Sm 1.17)

O SENHOR se lembrou de Ana, e passando um tempo, ela concebeu um filho, a qual chamou Samuel. Ana cumpriu seu voto ao SENHOR, e desde sua infância Samuel serviu no Tabernáculo sob os cuidados do sacerdote Eli. Nessa época ele já usava as vestes sacerdotais. O SENHOR se manifestava a Samuel desde quando ele era ainda muito jovem. O Espírito Santo, portanto, é um SER REAL. Invisível, mas constituído dos poderes de pensar, sentir, querer e, ainda mais, os de consciência própria e direção própria. Quanto à ESSÊNCIA do Espírito Santo, nenhum ser humano pode declarar, porque nada sabe. Isto, porém, não quer dizer que o Espírito é desconhecido, porque assim como se conhece a Vida e a eletricidade pelas suas manifestações, igualmente só se pode conhecer o Espírito Santo pelas Suas Revelações. “Deus é Espírito: e importa que os que o adoram, o adorem em espírito e verdade”. Nele não há desequilíbrio entre os poderes de pensar, sentir e querer. Cada ato de uma pessoa exige a ação proporcional de cada uma dessas faculdades. Portanto, um espírito pessoal é, então, um ser constituído dos poderes de saber, querer e sentir, que tem, ademais, o poder de “Conhecer-se a si mesmo”.  A direção própria através do Espírito Santo de Deus é uma “BENÇÃO ABSOLUTA”.

“Eis-me aqui SENHOR, fala que o teu servo ouve”. E foi desta forma que o SENHOR começou a palestrar com Samuel. Ele crescia na Presença do Espírito Santo de Deus. O profeta Samuel certamente é uma das figuras mais notáveis da Bíblia. A história de Samuel revela que ele era considerado o juiz mais proeminente, por ouvir a Voz do próprio Deus. Mas os israelitas não estavam dispostos a esperar pela ação divina e resolveram excluir o direcionamento do Espírito Santo de Deus por um Monarca. Então o SENHOR autorizou Samuel a atender ao pedido do povo. Samuel ainda alertou acerca do preço que os israelitas teriam de pagar por escolher um rei fora do tempo oportuno. ( 1Sm 8.11,18) Então Saul foi o homem escolhido para ser o primeiro rei de Israel. Saul foi incapaz de discernir e valorizar o que era espiritual, dirigiu-se a si mesmo, e nele estava o motivo e a explicação de tudo o que ele fazia. Para explicar-se um ato de um homem, é muitas vezes necessário que se tomem em consideração muitas circunstâncias de fora que exercem influências na sua direção.  “Não vos enganeis; Deus não se deixa ser zombado; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá Vida Eterna”. (Gl 6,7,8)

Determinação é a firmeza de um propósito do qual se deseja alcançar, é a ação de início de qualquer empreitada. É a persistência para conseguir o que se deseja. Ninguém pode lutar por algo e nem perseguir um sonho sem determinação. Não é possível entrar no carro da Vida e ir conquistar Vitórias sem antes encher o tanque com o combustível da Unção do Espírito Santo. Para transpor barreiras é preciso ter foco, disciplina, dedicação, conhecer os próprios limites. Foi assim com o profeta Samuel. Cada vez que vencia uma experiência com o SENHOR, mais sábio juiz se tornava. O Espírito Santo de Deus é o Criador do Universo. Ele não pode ser menor do que aquilo que Ele criou. Assim como o espírito do homem é maior do que o corpo, o Espírito Santo é maior do que o Universo. Quanta Vida de Oliveira há? Quanta vida há envolvida num só Oliveira? Se o mundo todo se enchesse de Oliveiras, esgotar-se-ia a fonte de vida dessa planta? Não. Haveria, certamente, vida para todos quantos aparecessem e ainda para muito mais. A Vida da Oliveira é muito maior do que a vida de uma oliveira. O Espírito Santo é a LUZ que não se apaga. Portanto, quando disser: “Eis-me aqui….aprenda a ouvir a Voz da Verdade, pois, o Espírito Santo de Deus não compactua com a Mentira. É isso que se chama Revelação Determinada. “E conhecereis a Verdade e a Verdade, e a Verdade vos Libertará”. (Jo 8.32)

Revd@: MÔNICA DRUZIAN e Eng. JONAS GÓES JR.



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

“DETERMINADO EM OUVIR”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×