Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“A RAIZ NO TOCO”

“Eles serão chamados Carvalho de Justiça, Plantio do SENHOR, para manifestação da Sua Glória”. (Is 61.3)

“Toco” é a parte do tronco que permanece presa ao solo depois de cortada a árvore. O Carvalho, depois de derribado, ainda fica o “toco”, assim a santa semente é o seu toco. ( Is 6.13) O Carvalho tem uma vida longa e, quando envelhece ou é cortado, ele tem a capacidade de se renovar, lançando novos brotos do toco ou raízes e com o tempo se transforma em uma grande árvore.O valor mais alto do “toco” do Carvalho é sua missão Sagrada da Vida. Evidências desse fenômeno podem ser vistas em muitos carvalhos em Israel hoje. A mais famosa e, provavelmente, o mais velho deles, é o “Carvalho de Abraão” em Hebron. Esta árvore é mencionada como sagrada porque durante as tempestades se torna cada vez mais resistente, as suas raízes se firmam e se aprofundam mais durante o tempo de adversidades. No final do versículo, o profeta Isaías diz que o povo de Deus seria plantado pelo SENHOR para Sua Glória.

Dos quatro autores dos relatos bíblicos da vida e morte do SENHOR Jesus, o discípulo João foi o único que permaneceu ao lado da Cruz. A cada golpe, o Carvalho de Justiça fica mais forte, pois Suas Raízes se arraigam mais ao solo, Seu Tronco se revigora e fica cada vez mais difícil a possibilidade Dele ser extraído do solo pelos temporais, até que não tenha mais nenhuma possibilidade. Por absorver as consequências das tempestades, a Robusta Árvore assume uma aparência disforme, como se realmente tivesse feito muita força. Parecia estar até triste, por mais extraordinário que pareça, Ele absorveu as consequências dos temporais, e resistiu preso ao solo depois de ser Cortado pela dor. No mais alto valor do Carvalho Sagrado, o SENHOR olha a Mãe e diz: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí a tua Mãe”. (Jo 19.26,27)

A Palavra desafia Maria e João a seguir em frente, pois uma carreira está proposta. Quando se segue em frente, o broto surge em um toco que parece não ter vida, e à medida que se cria forças para avançar, muda-se por dentro e tudo por fora. Quantas pessoas chegaram a um determinado momento da vida, com um problema que julgavam insolúvel, todavia, repentinamente, a solução desponta do nada, assim como o sol desponta na manhã mesmo com nuvens. Portanto, a Proposição é a descrição de um estado, pensamento e linguagem, sendo que o homem possui a capacidade de construir linguagens, deixa-se exprimir por Palavras, mesmo sem saber a princípio o que elas significam, mas com o intuito desta construção linguística chegar ao seu conhecimento. “Porque há esperança para a Árvore, que, se for cortada, ainda torne a brotar, e que não cessem os Seus Renovos”. (Jó 14.7)

O que determina a Verdade ou Falsidade é se a conexão entre as Palavras na Proposição, é igual à conexão entre os objetos no mundo, isto é, deve haver uma identidade entre a estrutura das coisas e a estrutura do pensamento. Maria, na hora da Cruz não podia ajudar ninguém. Ela precisava de amparo e consolo na dor e sofrimento. O discípulo amado, João, também estava fragilizado pelo sacrifício redentor do SENHOR no interior da Sua Missão Salvadora. Portanto, Carvalho de Justiça para Sua Glória só adquirem significado quando inserida em uma frase, pois somente as frases podem ser consideradas Verdadeiras ou Falsas. Poderia tocar num objeto e nem saber que é um objeto, nem ao menos saber que se toca em um “toco” ou que ele exista ou que o outro exista, se não houvesse a linguagem do “Amor”. A cada nova tempestade, o Carvalho fica mais forte pois suas raízes se arraigam nas Águas da Vida. Os dois juntos, a raiz e o toco, faz brotar vida. “Ali Farei brotar a força de Davi, preparei uma Lâmpada para o Meu Ungido”. (Sl 132.17)

Carvalho, esta palavra hebraica com formas diferentes aparece 22 vezes na Bíblia. Os Carvalhos são as principais Árvores dos bosques e florestas naturais de Israel. O nome hebraico Allon, significa Carvalho. (Amós 2.9) O Carvalho tem a capacidade de se Renovar. Depois de derribado, ainda fica o “Toco”. O discípulo amado, João, leva Maria para sua casa e cuida dela. Maria, fortalecida pelo discípulo amado, consegue fortalecer os outros discípulos para o começo de um Novo Tempo, a Igreja. A atitude de responsabilidade de um jovem, é uma das mais belas características da Família Espiritual que surge do encontro entre Raiz e Toco. A Árvore Sagrada sempre se preocupa com aqueles que ficam debilitados: “O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR. (Is 61.1)

O “Toco” não é um resíduo que fica depois da extração do sumo. Não é uma coisa imprestável. Não confunda alho com bugalho. O bugalho é formado a partir do depósito de ovos de vespa nos ramos dos carvalhos. Bugalho é uma excrescência produzida nas folhas dos carvalhos. Não se deve fazer confusão entre uma coisa e outra, certamente parecidas. “O Amor é a ausência de egoísmo”. O Amor está na Raiz que faz brotar o toco, que crescerá iluminado, purificado e confortado. E esse Espírito da Verdade crescerá para Sua Glória. Só se tem acesso ao “fato” por meio da linguagem: “Maria, eis aí o teu filho; João, eis aí a Tua Mãe.” O limite do Mundo é o limite da linguagem. A totalidade da resistência do Carvalho da Justiça é transformar-se em Glória para o SENHOR. Depois de derribado pelas tempestades da vida, ali existe um “Toco”, uma Santa Semente que brotará. Se o primogênito não tiver condições de cuidar da Mãe, a Glória do SENHOR levantará o outro filho para cuidar Dela. “Porque qualquer que fizer a vontade de Meu Pai Celeste, esse é Meu irmão, irmã e mãe”. (Mt 12.50)

“MÔNICA DRUZIAN”



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

“A RAIZ NO TOCO”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×