Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Gênesis 10 – Estudo para Escola Dominical

Gênesis 10

10:1–11:9 Os Descendentes dos Filhos de Noé. A próxima seção principal de Gênesis descreve os desenvolvimentos após o dilúvio, concentrando-se em como a humanidade se divide em diferentes nações.

10:1–32 Os Clãs, Línguas, Terras e Nações. Esta passagem inteira apresenta, em grande parte na forma de listas, como os Descendentes dos três filhos de Noé povoam diferentes regiões da terra. Detalhes adicionais de interesse especial são adicionados ocasionalmente. Esta passagem genealógico-geográfica está descrevendo um processo que durou muito tempo, como clãs familiares migraram para determinadas regiões (ver mapa). O ancestral que dá nome ao clã ou tribo pode não ter vivido na região que mais tarde leva seu nome. Cada uma das três partes principais desta seção termina com uma referência a clãs, línguas e nações (vv. 5, 20, 31).

10:1 Estas são as gerações de. Esta fórmula distinta marca o início de uma nova seção em Gênesis (veja nota em 2:4).

10:2–5 Os descendentes de Jafé são listados primeiro. Destes, os povos do litoral se espalharam (v. 5). Esta é a única observação adicional que é feita a respeito deles; associa os descendentes de Jafé com as regiões costeiras e ilhas do Mar Mediterrâneo.

10:6–20 Os descendentes de Cam recebem consideravelmente mais atenção do que os de Jafé e Sem. Entre eles figuram muitos dos inimigos de Israel, como os egípcios, babilônios, filisteus e vários grupos cananeus. Os filhos imediatos de Cam são Cuxe, Egito, Put e Canaã (v. 6). Cuxe e Put são as regiões ao sul e oeste do Egito, respectivamente. Cuxe gerou Ninrode (v. 8). Esta associação pode parecer incomum, uma vez que Cuxe está geograficamente ligada à África e Nimrod à Mesopotâmia. Nimrod é de particular interesse por várias razões. Ele está ligado às grandes cidades de Babel (isto é, Babilônia; veja nota em 11:9) e Nínive na Assíria, cujos habitantes em um estágio posterior desceriam em poder destrutivo sobre os reinos de Israel e Judá. O poderio militar dos assírios e babilônios pode explicar as observações relacionadas de que Ninrode era um homem poderoso (isto é, guerreiro) e um poderoso caçador (10:8, 9). Essas descrições, uma das quais está ligada com ironia à expressão diante do SENHOR (10:9), provavelmente devem ser vistas de forma negativa. A agressão de Nimrod como pessoa vai totalmente contra o que Deus pretendia quando na criação ele comissionou a humanidade para ser seus vice-regentes ou representantes. Babel... na terra de Sinar (v. 10). Esses detalhes ligam Ninrode ao episódio da Torre de Babel (ver 11:2, 9). O reino de Nimrod é a antítese do que Deus desejava. a grande cidade (10:12). Isso provavelmente denota uma região que incluía tanto Nínive quanto Calá (veja Jonas 3:3). A lista detalhada dos descendentes de Canaã inclui cidades que desempenham um papel significativo em episódios posteriores de Gênesis. A menção específica de Sodoma e Gomorra (Gn 10:19) fornece uma possível ligação entre as ações de Cam em 9:22 e dos homens de Sodoma em 19:4-8. A designação “cananeu” às vezes é usada para abranger todos os diferentes grupos mencionados em 10:15-19 (por exemplo, 28:1).

10:21–32 Esses versículos listam os descendentes de Sem. Estas são as pessoas com quem os israelitas sentiam mais afinidade, pois Abraão era descendente de Sem. Na medida em que podem ser identificados, muitos deles são tribos ou reinos árabes. Desde o início, o bisneto de Sem, Éber, é escolhido para receber atenção especial (v. 21), sendo mencionado antes mesmo de os próprios filhos de Sem serem nomeados (v. 22). A designação “hebraico” (hb. ‘ibri; veja 14:13) é derivada de “Eber” (hb. ‘eber). Para sublinhar sua importância, os leitores são informados de que ele chamou um de seus filhos de Pelegue (que pode ser entendido como “divisão”), pois em seus dias a terra foi dividida (10:25). Esta é provavelmente uma alusão ao incidente da Torre de Babel (11:1-9). A linhagem dos descendentes de Sem de Arfaxade a Pelegue é repetida com informações adicionais em 11:11-19.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Gênesis 10 – Estudo para Escola Dominical

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×