Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Interpretação de Êxodo 2

Êxodo 2

Êxodo 2 é um capítulo significativo no livro bíblico de Êxodo, pois inicia a narrativa da infância de Moisés e seu papel como figura central na libertação dos israelitas da escravidão egípcia. Aqui estão os pontos-chave de Êxodo 2:

1. Nascimento e início da vida de Moisés (Êxodo 2:1-10): O capítulo começa com o nascimento de Moisés durante uma época em que os israelitas eram escravizados no Egito. Seus pais, Amram e Joquebede, o esconderam por três meses para protegê-lo do decreto do Faraó de que todos os meninos hebreus fossem mortos. Quando não conseguem mais escondê-lo, colocam-no num cesto impermeável entre os juncos do rio Nilo. A irmã de Moisés, Miriam, cuida dele à distância. A filha do Faraó descobre o bebê Moisés no rio e decide adotá-lo, dando-lhe o nome de Moisés, que significa “tirado da água”.

2. Os primeiros anos de Moisés no palácio do Faraó (Êxodo 2:11-15): À medida que Moisés cresce, ele é criado como um príncipe egípcio na casa do Faraó. No entanto, ele permanece ligado à sua herança hebraica. Um dia, ele testemunha um capataz egípcio espancando um escravo hebreu e intervém, matando o egípcio. Ao perceber que seu ato é conhecido e que Faraó pretende matá-lo, Moisés foge para a terra de Midiã.

3. Moisés em Midiã (Êxodo 2.16-25): Moisés chega a Midiã, onde encontra as filhas de Jetro, sacerdote de Midiã, num poço. Ele os ajuda a dar de beber aos rebanhos e é convidado para ir à sua casa. Moisés se casa com uma das filhas de Jetro, Zípora, e se torna pastor. Entretanto, no Egipto, os israelitas continuam a sofrer sob a opressão da escravatura.

4. A Preocupação de Deus com o Seu Povo (Êxodo 2:23-25): O capítulo termina destacando o sofrimento dos Israelitas e o seu clamor por ajuda. Deus ouve seus clamores e se lembra de Sua aliança com Abraão, Isaque e Jacó. Isto prepara o terreno para a intervenção divina de Deus e para o desenrolar do Seu plano para libertar os israelitas da escravidão.

Interpretação

Êxodo 2 serve de base para a história de Moisés, que mais tarde se tornaria o líder e libertador dos israelitas. Vários temas e lições importantes podem ser extraídos deste capítulo:

1. Providência Divina: Os acontecimentos que rodearam o nascimento e a educação de Moisés destacam o cuidado providencial de Deus para com o Seu Povo. A sobrevivência e a colocação de Moisés na casa do Faraó fazem parte do plano de Deus para levantar um líder para os israelitas.

2. Justiça e Compaixão: A intervenção de Moisés para resgatar um escravo hebreu da opressão demonstra um sentido de justiça e compaixão. Isto prenuncia o seu futuro papel como libertador e líder que enfrentará a tirania do Faraó.

3. Identidade e Herança: A dupla identidade de Moisés como príncipe egípcio e hebreu de nascimento é significativa. A sua eventual escolha de se identificar com os seus irmãos hebreus oprimidos desempenhará um papel crucial na sua liderança.

4. A audição e a lembrança de Deus: Deus ouve os clamores do Seu povo em seu sofrimento e se lembra das promessas da Sua aliança. Isto prepara o terreno para a intervenção de Deus e a eventual libertação dos israelitas.

5. Cumprimento do Plano de Deus: Êxodo 2 prepara o cenário para o chamado e missão de Moisés, que será desenvolvido nos capítulos subsequentes. Enfatiza que o plano de Deus está se desenrolando, mesmo quando Seu povo está no meio de sofrimento e opressão.

Êxodo 2 serve como uma introdução crucial à vida de Moisés e à narrativa mais ampla da libertação de Israel do Egito. A jornada de Moisés, de príncipe egípcio a pastor em Midiã, marca o início de sua transformação na figura central da história do Êxodo.

O Nascimento e a Preservação de Moisés. 2:1-25.

A data exata do nascimento de Moisés, e a identificação de Faraó e sua filha são discutíveis, mas a evidência da fidelidade divina é inconfundível. Com base no fato de que existem vagos paralelos a esta narrativa em outras histórias antigas, a I. B. chama-a de “narrativa lendária”. Nessa base quase tudo poderia ser considerado anti-histórico.

2:1. Um homem da casa de Levi. De acordo com 6:20, este era Anrão, que se casou com a irmã de seu pai, Joquebede.

2:2. Formoso. Hebreus 11:23 atribui este ato dos pais de Moisés à fé deles – “porque viram que era uma criança peculiar”. Tomaram a aparência robusta e agradável da criança como evidência de que Deus o dera para um grande propósito.

2:3. Carriçal. Provavelmente os caniços dos papiros tão abundantes no Nilo. Betume e piche, ou asfalto. À beira do rio. Muito provavelmente a criança foi colocada onde a mãe sabia que a filha do rei costumava tomar banho (KD). Tudo o que aconteceu, inclusive o colocar-se da irmã para vigiar, toma evidente que não foi um ato de simplesmente abandonar a criança á mercê do rio com a tênue esperança de que pudesse ser salva.

2:5. O banho deveria ter sido uru ato de adoração e o salvamento deve ter sido uru ritual religioso mais do que simples piedade (Alleman e Flack, op. cit.).

2:9. Havia uma ironia divina nesta situação na qual o destinado libertador não foi apenas preservado mas também sustentado por aqueles que uru dia ele derrotaria.

2:10. Moisés. O hebraico significa tirado ou arrancado. Muitos críticos creem que a palavra hebraica para Moisés (Mosheh) deriva-se do egípcio mesi que significa “dar à luz”. No processo do nascimento, a criança é tirada; neste exemplo a criança foi chamada Moisés porque foi tirada das águas. Alguns mestres, entretanto, duvidam de que haja alguma ligação com o egípcio mesi.

2:11. Viu. “Contemplou com simpatia” (Cambridge Bible).

2:12. Por meio deste ato Moisés estava irrevogavelmente lançando a sua sorte ao lado dos seus irmãos (cons. Hb. 11:24-26).

2:14. Moisés apresentou-se ao seu povo como o seu paladino, mas os israelitas ainda não estavam prontos para a redenção, nem ele mesmo. “Seria por meio do cajado e não da espada – pela brandura e não pela ira de Moisés que Deus realizaria a Sua grande obra de libertação” (JFB). Atos 7:25 expressa este patético pensamento, “Ele cuidava que seus irmãos entenderiam”.

2:15. Desse caso. Não foi tanto o homicídio como a rebelião implícita nele que despertou a ira de Faraó (cons. Hb. 11:27). Midiã. Os midianitas eram um grupo de tribos que descendiam de Quetura e Abraão (Gn. 25:1-4), Embora seu lar pareça ter sido a leste do Golfo de Ácaba, eram um povo nômade que peregrinou pela Palestina, Neguebe e Península do Sinai. De acordo com Êx. 3:1, aqueles que Moisés encontrou deviam estar habitando nas vizinhanças do Monte Sinai. A tentativa de confinar os midianitas a uma só área e localizar o Monte Sinai a leste de Ácaba (T. Meek, Hebrew Origins; et al.) não concorda com as Escrituras e parece sem fundamentos.

2:16. O sacerdote de Midiã. As Escrituras não indicam que deus ele servia. Pode realmente ter sido Jeová, como alguns defendem, mas as palavras de Jetro em Êx. 18:11 soam mais como o testemunho de um convertido. Não há absolutamente nenhuma razão pala supormos, como alguns escritores têm feito, que Moisés ficou conhecendo Jeová através dos midianitas (cons. Meek, et al.).

2:17. A compaixão pelos oprimidos fazia parte do caráter de Moisés.

2:18. Reuel. O nome significa amigo de Deus (veja também Nm. 10:29). Ele também é chamado de Jetro (3:1; 4:18).

2:22. Gérson. O nome significa um estrangeiro aqui. O segundo filho, Elíézer, Deus é meu auxílio, aparece em 18:3.

2:23. Decorridos muitos dias. De acordo com Atos 7:30, o período foi de quarenta anos, ou uma geração inteira. Se aceitarmos o século treze para o Êxodo, então o rei que morreu deveria ter sido Seti I (1319-1301), ou possivelmente Ramessés I, o fundador da Dinastia XIX. O novo rei teria sido Ramessés II, um dos maiores de todos os Faraós (1301-1234).

2:24, 25. Deus estava demorando e estava calado, mas Ele nunca esqueceu nem abandonou o Seu povo. Ouvindo Deus o seu gemido... viu... atentou e tomou conhecimento de sua condição.

Índice: Êxodo 1 Êxodo 2 Êxodo 3 Êxodo 4 Êxodo 5 Êxodo 6 Êxodo 7 Êxodo 8 Êxodo 9 Êxodo 10 Êxodo 11 Êxodo 12 Êxodo 13 Êxodo 14 Êxodo 15 Êxodo 16 Êxodo 17 Êxodo 18 Êxodo 19 Êxodo 20 Êxodo 21 Êxodo 22 Êxodo 23 Êxodo 24 Êxodo 25 Êxodo 26 Êxodo 27 Êxodo 28 Êxodo 29 Êxodo 30 Êxodo 31 Êxodo 32 Êxodo 33 Êxodo 34 Êxodo 35 Êxodo 36 Êxodo 37 Êxodo 38 Êxodo 39 Êxodo 40


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Interpretação de Êxodo 2

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×