Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Interpretação de Jeremias 22

Jeremias 22 contém uma coleção de profecias e mensagens transmitidas pelo profeta Jeremias a respeito de vários Reis de Judá e do estado da nação.

O capítulo começa com uma mensagem dirigida ao rei Jeoacaz (também conhecido como Shallum). Jeremias transmite uma mensagem de aflição e julgamento contra Jeoacaz, alertando-o sobre as consequências de suas ações e sobre a injustiça de seu governo.

Jeremias 22 continua abordando o rei Jeoiaquim, que seguiu Jeoacaz. O capítulo enfatiza a opressão de Jeoiaquim sobre seu próprio povo, seu estilo de vida extravagante e seu desrespeito pela justiça e retidão. Jeremias profetiza que Jeoiaquim sofrerá uma morte vergonhosa e que não receberá um sepultamento adequado.

O capítulo continua com uma mensagem a respeito do filho de Jeoiaquim, o rei Joaquim (também conhecido como Conias). Jeremias profetiza que Joaquim será levado ao cativeiro e removido do trono de Judá.

Jeremias 22 também contém uma mensagem dirigida ao tio de Joaquim, o rei Zedequias. O capítulo alerta Zedequias sobre o julgamento iminente sobre Jerusalém e o destino da cidade se ele não der ouvidos às palavras do Senhor.

O capítulo termina com uma mensagem de esperança e restauração para os descendentes do Rei Davi. Apesar dos julgamentos sobre estes reis, Deus promete que Ele levantará um Renovo justo da linhagem de David que reinará com justiça e retidão.

No geral, Jeremias 22 transmite mensagens de advertência, julgamento e esperança para os governantes de Judá. O capítulo ilustra as consequências da liderança injusta e da desobediência aos mandamentos de Deus. Enfatiza a importância da justiça, da retidão e da fidelidade à aliança de Deus. O capítulo também aponta para a esperança futura de um governante justo da linhagem de Davi, apontando em última análise para o Messias, Jesus Cristo.

Interpretação

Jeremias 22

Uma Exortação ao Rei e ao Povo. 22:1-9.


Esta seção, uma exortação a que o palácio e a cidade façam justiça ou sejam destruídas, é provavelmente uma introdução aos oráculos seguintes contra os reis citados e talvez date do reinado de Jeoaquim.

22:3-5. Veja observação referente a 21:11-14. O oprimido (v. 3), aquele que foi roubado.

22:6. Gileade ... Líbano. Regiões cobertas de matas.

22:7. Teus cedros escolhidos. O complexo que continha o palácio em Jerusalém incluía a Casa do Bosque do Líbano; e muito cedro do Líbano foi usado na construção do palácio e Templo de Salomão (I Reis 5:6, 8-10; 10:27). Tudo seria queimado.

O Destino de Salum. 22:10-12.

Sem dúvida este oráculo foi feito logo no começo do reinado de Jeoaquim. O povo não devia chorar por Josias, que fora mono recentemente, nem por seu filho Salum (o nome particular de Jeoacaz; I Cr. 3:15), a quem Faraó Neco deportou para o Egito, para nunca mais retornar (lI Reis 23:29-35 ).

Um Oráculo Contra Jeoaquim. 22:13-23.

Esta denúncia contra o Perverso Jeoaquim, feita durante o seu reinado, é uma das mais claras de Jeremias. Condena o rei pela edificação do seu palácio com trabalho forçado em um período quando pesados tributos estavam sendo pagos ao Egito (lI Reis 23:35). Termina (Jr. 22:20-23) com uma lamentação sobre o fim dos reis, ou talvez sobre a cidade de Jerusalém.

22:13. Aquele que edifica a sua casa; isto é, Jeoaquim.

22:14. Forra-a de cedros, reveste-a.

22:15. Teu pai, isto é, Josias.

22:16. O conhecimento de Deus é uma questão moral; o intelecto não basta.

22:19. Como se sepulta um jumento; isto é, ele não tem sepultamento, deixando-se a carcaça para os animais e aves (36:30). Não fomos informados sobre o cumprimento desta profecia (cons. II Reis 24:6). Talvez este rei perverso fosse morto em uma revolta dentro do palácio e seu corpo fosse jogado fora da cidade.

22:20. Desde Abarim (“as regiões além”), a cadeia de montanhas (que incluíam o Nebo) da qual Moisés avistou a Terra Prometida (Nm. 27:12; Dt. 32:49). Os teus amantes. Talvez as nações de quem os reis esperavam ajuda, em vez de confiar em Deus.

22:22. Os teus amantes. Cons. observação referente a 22:20.

22:23. Ó tu, que habitas no Líbano. Cons. observação referente aos versículos 6, 7.

Um Oráculo Contra Joaquim. 22:24-30.

Poucas vezes um rei foi tão severamente castigado em um oráculo, durante o seu reinado, quanto o foi Joaquim nesta passagem.

22:24. Jeconias. Este homem, também chamado Conias e Joaquim, substituiu Jeoaquim, seu pai, e subiu ao trono em 598 A. C. Durante o seu reinado, logo no começo de 597 A.C., Nabucodonosor cercou e invadiu Jerusalém e levou Joaquim e muitas pessoas importantes à Babilônia (II Reis 24:8-17; II Cr. 36:9, 10).

22:26. Tua mãe. Veja observação sobre 13:18.

22:28. Coisa quebrada. Isto é, um vaso quebrado, esquecido.

22:30. Como se não tivera filhos. Jeconias não teria filho que o sucedesse no trono. Ele teve sete filhos (I Cr. 3:17). Tabuinhas com escrita cuneiforme encontradas na Babilônia apresentam listas de rações de azeite fornecidas a “Iauquim (isto é, Joaquim), rei da terra de Iaúde (isto é, Judá) e seus cinco filhos”. Embora a genealogia de Mt. 1 siga a ascendência do Messias através de Salomão e Jeconias, esse registro da linhagem de Davi indica só o pai legal de Jesus, não seu pai real. Lucas traça a sua genealogia real a partir de Maria, até o Seu pai verdadeiro, através de Natã até Davi.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Interpretação de Jeremias 22

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×