Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Natureza e o Propósito da Bíblia

A Bíblia é uma coleção de 66 documentos inspirados por Deus. Esses documentos estão reunidos em dois testamentos, o Antigo (39) e o Novo (27). Profetas, sacerdotes, reis e líderes da nação de Israel escreveram os livros do AT em hebraico (com duas passagens em aramaico). Os apóstolos e seus associados escreveram os livros do NT em grego. Os dois testamentos vão da criação à consumação, da eternidade passada à eternidade futura.

O registro do AT começa com a criação do universo e termina cerca de quatrocentos anos antes da primeira vinda de Jesus Cristo.

O fluxo da história através do AT segue as seguintes linhas:

Criação do universo
Queda do homem
Dilúvio de julgamento sobre a terra
Abraão, Isaque, Jacó (Israel) — pais da nação escolhida
A história de Israel
Exílio no Egito – 430 anos
Êxodo e peregrinação pelo deserto — 40 anos
Conquista de Canaã — 7 anos
Era dos Juízes - 350 anos
Reino Unido — Saul, Davi, Salomão — 110 anos
Reino Dividido — Judá/Israel — 350 anos
Exílio na Babilônia - 70 anos
Retorno e reconstrução da terra — 140 anos

Os detalhes dessa história são explicados nos 39 livros divididos em 5 categorias:

A Lei — 5 (Gênesis — Deuteronômio)
História — 12 (Josué — Ester)
Sabedoria — 5 (Jó — Cantares de Salomão)
Profetas Maiores — 5 (Isaías — Daniel)
Profetas Menores — 12 (Oséias — Malaquias)

Após a conclusão do AT, houve quatrocentos anos de silêncio, durante os quais Deus não falou ou inspirou nenhuma Escritura. Esse silêncio foi quebrado pela chegada de João Batista anunciando que o prometido Senhor Salvador havia chegado. O NT registra o restante da história desde o nascimento de Cristo até a culminação de toda a história e o estado eterno final.

Enquanto os trinta e nove livros do AT concentram-se na história de Israel e na promessa da vinda do Salvador, os vinte e sete livros do NT concentram-se na pessoa de Cristo e no estabelecimento da igreja. Os quatro Evangelhos dão o registro de Seu nascimento, vida, morte, ressurreição e ascensão. Cada um dos quatro escritores vê o maior e mais importante evento da história, a vinda do Deus-homem, Jesus Cristo, de uma perspectiva diferente. Mateus olha para Ele através da perspectiva de Seu reino; Marque através da perspectiva de Sua servidão; Lucas através da perspectiva de Sua humanidade; e João através da perspectiva de Sua divindade.

O Livro de Atos narra o impacto da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Senhor e Salvador – desde Sua Ascensão, a consequente vinda do Espírito Santo e o nascimento da igreja, até os primeiros anos da pregação do evangelho. pelos apóstolos e seus associados. Atos registra o estabelecimento da igreja na Judéia, Samaria e no Império Romano.

As vinte e uma epístolas foram escritas às igrejas e aos indivíduos para explicar o significado da pessoa e da obra de Jesus Cristo, com as suas implicações para a vida e o testemunho até que Ele volte.

O NT termina com o Apocalipse, que começa descrevendo a atual era da igreja e culmina com o retorno de Cristo para estabelecer Seu reino terreno, trazendo julgamento sobre os ímpios e glória e bênção para os crentes. Após o reinado milenar do Senhor Salvador será o último julgamento, levando ao estado eterno. Todos os crentes de toda a história entram na glória eterna final preparada para eles, e todos os ímpios são enviados ao inferno para serem punidos para sempre.

Para entender a Bíblia, é essencial entender o alcance dessa história desde a criação até a consumação. Também é crucial manter em foco o tema unificador das Escrituras. O único tema constante que se desdobra em toda a Bíblia é este: Deus, para Sua própria glória, escolheu criar e reunir para Si um grupo de pessoas para serem súditos de Seu reino eterno, para louvá-Lo, honrá-lo e servi-Lo para sempre e por meio de quem Ele mostrará Sua sabedoria, poder, misericórdia, graça e glória. Para reunir Seus escolhidos, Deus deve resgatá-los do pecado. A Bíblia revela o plano de Deus para esta redenção desde seu início na eternidade passada até sua conclusão na eternidade futura. Convênios, promessas e épocas são todos secundários ao único plano contínuo de redenção.

Existe um Deus. A Bíblia tem um Criador. É um livro. Tem um plano de graça, registrado desde a iniciação, passando pela execução, até a consumação. Da predestinação à glorificação, a Bíblia é a história de Deus redimindo Seu povo escolhido para o louvor de Sua glória.

À medida que os propósitos e planos redentores de Deus se desenrolam nas Escrituras, cinco motivos recorrentes são constantemente enfatizados :

• O caráter de Deus
• O julgamento pelo pecado e desobediência
• A bênção pela fé e obediência
• O Senhor Salvador e sacrifício pelo pecado
• O reino vindouro e a glória

Tudo o que é revelado nas páginas do AT e do NT está associado a essas cinco categorias. A Escritura está sempre ensinando ou ilustrando: (1) o caráter e os atributos de Deus; (2) a tragédia do pecado e da desobediência ao santo padrão de Deus; (3) a bem-aventurança da fé e obediência ao padrão de Deus; (4) a necessidade de um Salvador por cuja justiça e substituição os pecadores podem ser perdoados, declarados justos e transformados para obedecer ao padrão de Deus; e (5) o vindouro glorioso fim da história da redenção no reino terreno do Senhor Salvador e o subsequente reino eterno e glória de Deus e de Cristo.

É essencial, ao estudar as Escrituras, compreender essas categorias recorrentes como grandes ganchos para pendurar as passagens. Ao ler a Bíblia, deve-se ser capaz de relacionar cada porção da Escritura a esses tópicos dominantes, reconhecendo que o que é introduzido no AT também fica mais claro no NT.

Observar essas cinco categorias separadamente dá uma visão geral da Bíblia.

1. A Revelação do Caráter de Deus

Acima de tudo, a Escritura é a auto-revelação de Deus. Ele se revela como o Deus soberano do universo que escolheu fazer o homem e se dar a conhecer ao homem. Nessa auto-revelação é estabelecido Seu padrão de santidade absoluta. De Adão e Eva até Caim e Abel e para todos antes e depois da Lei de Moisés, o padrão de retidão foi estabelecido e é mantido até a última página do NT. A violação dela produz julgamento, temporal e eterno.

No AT, está registrado que Deus se revelou pelos seguintes meios:

• Criação - principalmente através do homem - que foi feito à Sua imagem

• Anjos

• Sinais , maravilhas e milagres

• Visões

• Palavras faladas por profetas e outros

• Escritura escrita (AT)

No NT, está registrado que Deus se revelou novamente essencialmente pelos mesmos meios, mas de forma mais clara e completa:

• Encarnação — o Deus-homem, Jesus Cristo, que era a própria imagem de Deus

• Anjos

• Sinais , maravilhas e milagres

• Visões

• Palavras faladas por apóstolos e profetas

• Escritura escrita (NT)

2. A Revelação do Julgamento Divino pelo Pecado e Desobediência

A Escritura lida repetidamente com a questão do pecado do homem, que leva ao julgamento divino. Relato após relato nas Escrituras demonstra os efeitos mortais no tempo e na eternidade da violação do padrão de Deus. Há 1.189 capítulos na Bíblia. Apenas quatro deles não envolvem um mundo caído: os dois primeiros e os dois últimos — antes da Queda e depois da criação do novo céu e da nova terra. O resto é a crônica da tragédia do pecado.

No AT, Deus mostrou o desastre do pecado - começando com Adão e Eva, Caim e Abel, os patriarcas, Moisés e Israel, os reis, sacerdotes, alguns profetas e nações gentias. Ao longo do AT aparece o registro implacável da devastação contínua produzida pelo pecado e pela desobediência à lei de Deus.

No NT, a tragédia do pecado fica mais clara . A pregação e o ensino de Jesus e dos apóstolos começam e terminam com um chamado ao arrependimento. O rei Herodes, os líderes judeus e a nação de Israel — junto com Pilatos, Roma e o resto do mundo — todos rejeitam o Senhor Salvador, rejeitam a verdade de Deus e, portanto, condenam a si mesmos. A crônica do pecado continua inabalável até o fim dos tempos e o retorno de Cristo em julgamento. No NT, a desobediência é ainda mais flagrante do que a desobediência do AT porque envolve a rejeição do Senhor Salvador, Jesus Cristo na luz mais brilhante da verdade do NT.

3. A Revelação da Bênção Divina para Fé e Obediência

As Escrituras prometem repetidamente recompensas maravilhosas no tempo e na eternidade que virão para as pessoas que confiam em Deus e procuram obedecê-lo. No AT, Deus mostrou a bem-aventurança do arrependimento do pecado, da fé em Si mesmo e da obediência à Sua Palavra — desde Abel, através dos patriarcas, até ao remanescente em Israel — e até mesmo dos gentios que acreditaram (como o povo de Nínive).

O padrão de Deus para o homem, Sua vontade e Sua lei moral sempre foram divulgados. Para aqueles que enfrentaram sua incapacidade de manter o padrão de Deus - reconheceram seu pecado, confessaram sua impotência para agradar a Deus por seu próprio esforço e obras, e Lhe pediram perdão e graça - veio a misericordiosa redenção e bênção para o tempo e a eternidade.

No NT, Deus novamente mostrou a plena bênção da redenção do pecado para as pessoas arrependidas. Houve quem atendesse à pregação de arrependimento de João Batista. Outros se arrependeram com a pregação de Jesus. Ainda outros de Israel obedeceram ao evangelho por meio da pregação dos apóstolos. E, finalmente , havia gentios em todo o Império Romano que criam no evangelho. Para todos aqueles e para todos os que acreditarão ao longo de toda a história, há bênçãos prometidas neste mundo e no mundo vindouro.

4. A Revelação do Senhor Salvador e o Sacrifício pelo Pecado

Este é o cerne tanto do AT, que Jesus disse que falava Dele em tipo e profecia, quanto do NT, que dá o registro bíblico de Sua vinda. A promessa de bênção depende da graça e da misericórdia concedidas ao pecador. Graça significa que o pecado não é usado contra o pecador. Tal perdão depende do pagamento da penalidade do pecado para satisfazer a justiça santa. Isso requer um substituto - alguém para morrer no lugar do pecador. O substituto escolhido por Deus — o único qualificado — foi Jesus.

A salvação é sempre pelos mesmos meios graciosos, seja durante o tempo do AT ou do NT. Quando qualquer pecador vem a Deus, arrependido e convencido de que não tem poder para se salvar do merecido julgamento da ira divina, e implora por misericórdia, a promessa de perdão de Deus é concedida . Deus então o declara justo porque o sacrifício e a obediência de Cristo são colocados em sua conta.

No AT, Deus justificou os pecadores da mesma forma, antecipando a obra expiatória de Cristo. Há, portanto, uma continuidade de graça e salvação através de toda a história da redenção. Vários pactos, promessas e épocas não alteram essa continuidade fundamental, nem a descontinuidade entre a nação testemunha do AT, Israel, e o povo testemunha do NT, a igreja. Uma continuidade fundamental está centrada na Cruz , que não foi uma interrupção no plano de Deus, mas é exatamente aquilo para o qual tudo o mais aponta.

Ao longo do AT, o Salvador e o sacrifício são prometidos. Em Gênesis, Ele é a semente da mulher que destruirá Satanás. Em Zacarias, Ele é o traspassado a quem Israel se volta e por quem Deus abre a fonte do perdão a todos os que choram por causa de seus pecados. Ele é o próprio simbolizado no sistema sacrificial da Lei mosaica. Ele é o substituto sofredor mencionado pelos profetas. Ao longo do AT, Ele é o Messias que morreria pelas transgressões de Seu povo; do começo ao fim no AT, é apresentado o tema do Senhor Salvador como sacrifício pelo pecado . É somente por causa de Seu sacrifício perfeito pelo pecado que Deus graciosamente perdoa os crentes arrependidos.

No NT, o Senhor Salvador veio e realmente providenciou o sacrifício prometido pelo pecado na Cruz. Tendo cumprido toda a justiça por Sua vida perfeita, Ele cumpriu a justiça por Sua morte. Assim, o próprio Deus expiou o pecado, a um custo muito grande para a mente humana entender. Agora, Ele graciosamente fornece em nome deles todo o mérito necessário para que Seu povo seja objeto de Seu favor. Isso é o que a Escritura quer dizer quando fala da salvação pela graça.

5. A Revelação do Reino e Glória do Senhor Salvador

Esse componente crucial das Escrituras leva toda a história à sua consumação ordenada por Deus. A história da redenção é controlada por Deus, de modo a culminar em Sua glória eterna. A história da redenção terminará com a mesma precisão e exatidão com que começou. As verdades da escatologia não são vagas nem obscuras - nem são sem importância. Como em qualquer livro, a forma como a história termina é a parte mais crucial e convincente — assim é com a Bíblia. As Escrituras observam várias características muito específicas do fim planejado por Deus.

No AT, há repetida menção de um reino terreno governado pelo Messias, Senhor Salvador, que virá para reinar. Associada a esse reino estará a salvação de Israel, a salvação dos gentios, a renovação da terra dos efeitos da maldição e a ressurreição corporal do povo de Deus que morreu. Finalmente, o AT prediz que haverá a “ incriação “ ou dissolução do universo, e a criação de um novo céu e uma nova terra – que será o estado eterno dos piedosos – e um inferno final para os ímpios.

No NT, esses recursos são esclarecidos e expandidos. O Rei foi rejeitado e executado, mas prometeu voltar em glória, trazendo julgamento, ressurreição e Seu reino para todos os que crerem. Inumeráveis gentios de todas as nações serão incluídos entre os redimidos. Israel será salvo e enxertado de volta na raiz da bênção da qual foi temporariamente extirpado .

O reino prometido de Israel será desfrutado, com o Senhor Salvador reinando no trono, na terra renovada, exercendo poder sobre o mundo inteiro, tendo retomado a Sua legítima autoridade e recebendo a devida honra e adoração. Após esse reino, virá a dissolução da criação renovada, mas ainda manchada pelo pecado, e a subseqüente criação de um novo céu e nova terra - que será o estado eterno, separado para sempre dos ímpios no inferno.

Esses são os cinco tópicos que preenchem a Bíblia. Compreendê-los desde o início é saber a resposta para a pergunta que surge continuamente - Por que a Bíblia nos diz isso? Tudo se encaixa neste padrão glorioso. Enquanto você lê, pendure a verdade nesses cinco ganchos e a Bíblia se revelará, não como sessenta e seis documentos separados, ou mesmo dois testamentos separados – mas um livro, de um Autor divino, que escreveu tudo com um tema abrangente.

Minha oração é que o tema magnífico e avassalador da redenção dos pecadores para a glória de Deus cative cada leitor do começo ao fim da história. Cristão - esta é a sua história. É de Deus para você - sobre você. Conta o que Ele planejou para você, por que Ele o criou, o que você era, o que você se tornou em Cristo e o que Ele preparou para você na glória eterna.


Fonte: The Macarthur Bible Commentary.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

A Natureza e o Propósito da Bíblia

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×