Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Salmos 136 — Explicação das Escrituras

Salmo 136: O Grande Hallel!

O que torna este Salmo único é que o segundo membro de cada um dos vinte e seis versículos é a mesma resposta antífona, “porque a sua misericórdia dura para sempre”. “Se uma eternidade não é suficiente”, escreveu Thomas Goodwin, “há vinte e seis eternidades neste salmo”.

É conhecido como o Grande Hallel, cujo canto era uma parte regular da observância de Pessach e Rosh Hashaná - a Páscoa judaica e as celebrações do Ano Novo. Também foi usado em sua adoração diária.

A repetição do tema não é cansativa; nos diz que o amor inabalável do Senhor precisa estar constantemente diante de nós e que o assunto nunca pode ser esgotado. Sua bondade, lealdade e fidelidade nunca falham.

Chamado à Adoração (136:1–3)

A introdução nos convoca a dar graças ao Senhor por quem Ele é e por Sua bondade intrínseca. Ele é Jeová - o Senhor que guarda a aliança. Ele é o Deus dos deuses — supremo sobre todos os poderosos governantes do universo. Ele é o Senhor dos senhores — o soberano sobre todos os que ocupam posições de liderança, sejam angélicos ou humanos. Mas Ele não é apenas grande; Ele também é bom — bom como Criador, Redentor, Guia, Campeão e Provedor de Seu povo.

Criador (136:4–9)

Sua bondade e misericórdia são vistas antes de tudo nas grandes maravilhas da criação. Por Sua sabedoria Ele fez a expansão maravilhosa dos céus. Ele trouxe os continentes como se fossem enormes ilhas flutuantes. Ele colocou luminárias gigantescas no céu - o sol fornecendo a luz do dia, e a lua e as estrelas como luzes suaves para as horas do quarto do homem.

Redentor (136:10–15)

O Grande Criador é também o Poderoso Redentor. A fim de resgatar Seu povo da tirania egípcia, Ele cortou a flor da masculinidade do Egito, então tomou Seu povo por Sua mão forte e os conduziu para a liberdade. Para fazer isso, Ele teve que dividir o Mar Vermelho em duas partes com uma faixa de terra seca no meio. Israel passou com segurança, mas os soldados do Faraó foram engolfados quando as águas voltaram ao seu lugar. Foi uma demonstração inesquecível do amor inabalável de Jeová por Seu povo.

Guia (136:16)

Por quarenta anos, Deus guiou os israelitas através do deserto uivante. Não havia estradas pavimentadas, nem sinais de trânsito, nem mapas, mas o Senhor era tudo de que precisavam — o Guia Incomparável.

Campeão (136:17–22)

Ele até lutou suas batalhas por eles. Quando o rei Sião e o rei Ogue bloquearam seu caminho, Ele os derrotou profundamente e deu sua terra como parte do domínio de Israel.

Ajudador, Salvador, Provedor (136:23–25)

Como uma espécie de resumo, o salmista exalta a Jeová por ser o maravilhoso Ajudador, Salvador e Provedor que Ele é. Ele se lembrou de Israel quando o povo era pequeno, indefeso e oprimido. Ele os resgatou das garras de seus inimigos. Ele infalivelmente fornece comida para todas as coisas vivas.

O Deus do Céu (136:26)

Nós O tomamos como certo demais. A consciência constante de Sua grandeza pessoal e Sua misericórdia incessante nos faria dar graças a Ele cada vez mais.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Salmos 136 — Explicação das Escrituras

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×