Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Lucas 9: Comentário de John A. Martin

Tags: jesus homem eles

Lucas 9

Isaías predisse que nos tempos messiânicos ocorreriam vários sinais. O Messias iria “abrir os olhos dos cegos” (Isa. 42:7; cf. Isa. 29:18; 35:5). Jesus muitas vezes curou os cegos (cf. Mateus 9:27-31; 12:22-23; 15:30; 20:29-34; 21:14). Este milagre em João 9 é notável porque Jesus havia acabado de se proclamar como “a luz do mundo” (8:12). Como demonstração pública de Sua reivindicação, Ele deu a visão a um cego de nascença.

9:1. Enquanto caminhava pela cidade de Jerusalém, Jesus viu um homem com cegueira congênita. A escolha deste indivíduo por Jesus é significativa (cf. 5:5-6). Ele é Soberano em Suas obras. O fato de o homem ser cego de nascença indicava sua aparente desesperança. Isso ilustra a cegueira espiritual do homem desde o nascimento (9:39-41; 2 Coríntios 4:4; Efésios 2:1-3).

9:2-3. Os discípulos enfrentaram um problema teológico. Acreditando que o pecado causava diretamente todo o sofrimento, como uma pessoa poderia nascer com uma deficiência? Portanto, ou este homem... pecou no ventre de sua mãe (Ezequiel 18:4) ou seus pais pecaram (Êxodo 20:5). Jesus, portanto, respondeu: Nem este homem nem seus pais pecaram. Estas palavras não contradizem a pecaminosidade universal do homem (cf. Rom. 3:9-20, 23). Em vez disso, Jesus quis dizer que a cegueira desse homem não foi causada por algum pecado específico. Em vez disso, o problema existia para que... Deus pudesse mostrar Sua glória em meio à aparente tragédia (cf. Êxodo 4:11; 2 Coríntios 12:9).

9:4-5. Dia significa o tempo destinado a Jesus para fazer a vontade de Deus (fazer a obra daquele que me enviou). Nós incluímos os discípulos e, por extensão, todos os crentes. A noite é o limite estabelecido para fazer as obras de Deus. No caso de Jesus, foi a Sua morte vindoura. como a luz do mundo Jesus dá a salvação às pessoas (cf. 8:12). Após Sua morte, Seus discípulos seriam Suas luzes (cf. Mt 5:14; Ef 5:8-14), levando Cristo aos outros.

9:6-7. Jesus colocou barro (lama com... saliva) nos olhos do homem. Curiosamente, o homem foi feito dessa mesma substância - o pó da terra (Gn 2:7). Jesus provavelmente usou o barro como uma ajuda para desenvolver a fé do homem, não como remédio. A fabricação de barro por Jesus quebrou os regulamentos rabínicos contra amassar barro no sábado (cf. João 9:14). Jesus então disse ao homem: Lava-te no tanque de Siloé (esta palavra significa Enviado). Este está localizado no canto sudeste de Jerusalém (veja o mapa), onde o túnel de Ezequias canalizou a água para dentro das muralhas da cidade da fonte de Giom. O homem foi “enviado” para lá e Jesus foi o “enviado” pelo Pai. ). O homem se lavou e foi pra casa vendo!

9:8-9. As pessoas discutiam se ele era o mesmo homem que costumava sentar e implorar. Se assim fosse, era incrível que ele pudesse ver. Talvez, disseram eles, tenha sido um caso de identidade trocada. Mas ele mesmo insistiu, eu sou o cara.

9:10-12. Mas se ele fosse o mesmo homem, como isso seria possível? Ele fez um relato simples e factual de como o milagre ocorreu. Ele se referiu ao Senhor como o Homem que eles chamam de Jesus. Como ele estava cego na hora do milagre, ele não tinha ideia de para onde Jesus foi.

9:13-14. Como esse milagre era tão incomum, o povo levou o homem aos fariseus, que eram muito respeitados em assuntos religiosos. Para os fariseus, curar (a menos que a vida estivesse em perigo) e fazer ou amassar barro violavam a Lei do Sábado.

9:15-16. Quando os fariseus... o questionaram sobre sua situação, ele contou brevemente o que aconteceu (cf. v. 11). Os fariseus acreditavam que, uma vez que Jesus “violou” o sábado, Ele era um falso profeta afastando o povo de Deus (Deuteronômio 13:3-5). Então eles concluíram: Este homem não é de Deus. Mais tarde, eles disseram que Jesus era “um pecador” (João 9:24). Outros concluíram que os sinais eram tão impressionantes que um pecador não poderia realizá-los. (É claro que um falso profeta poderia fazer sinais enganosos [cf. 2 Tess. 2:9].) Os fariseus então ficaram divididos (cf. João 7:43; 10:19).

9:17. A opinião do cego curado era que Jesus é um profeta. Os profetas do Antigo Testamento às vezes realizavam milagres que os marcavam como homens de Deus.

9:18-20. Os judeus ainda não podiam acreditar que este homem havia sido cego. Certamente algum erro foi cometido. Então mandaram chamar seus pais, que afirmaram ser o filho deles que nascera cego.

9:21-23. Mas os pais... eram medo de arriscar qualquer opinião sobre a cura ou o Curandeiro. Os fariseus e outras autoridades judaicas (os judeus) já haviam... decidido que Jesus não era o Messias. Aqueles que sustentassem tal heresia seriam excomungados da sinagoga. (Alguns estudiosos argumentam que esse versículo foi adicionado posteriormente por um editor, mas não há nada impensável sobre esse tipo de perseguição durante o ministério de Jesus.) Os pais desviaram a pressão de si mesmos ao observar que seu filho era maior de idade para testemunhar por si mesmo. (vv. 21, 23).

9:24. As autoridades tentaram pressionar o homem curado a retirar seu testemunho sobre Jesus: Dê glória a Deus (cf. Jos. 7:19; 1 Sam. 6:5; Jer. 13:16) foi um chamado para admitir sua culpa por se aliar a Jesus, a quem chamavam de pecador. Quando eles disseram Nós sabemos, eles o estavam pressionando. A incredulidade muitas vezes afirma ser científica, mas aqui ela era apenas teimosa e obstinada.

9:25-26. Seu testemunho foi claro, e ele se recusou a negar o que sabia com certeza: eu era cego, mas agora vejo ! Pediram-lhe que repassasse a história, esperando encontrar alguma contradição no relato do homem.

9:27. O ex-cego ficou impaciente. Ele já havia contado como foi curado (v. 15), mas eles não o ouviram. Ou seja, eles rejeitaram. Ele perguntou sarcasticamente se o pedido deles para que ele repetisse seu relatório indicava que eles haviam mudado seus corações. Eles estavam perguntando porque estavam interessados em se tornar discípulos de Jesus?

9:28-29. A ideia desse mendigo analfabeto sugerindo sarcasticamente que eles estavam interessados em Jesus era mais do que seu orgulho poderia suportar. Eles o insultaram e depois alegaram que eram discípulos de Moisés. Jesus para eles era um desconhecido. Nem mesmo sabemos de onde Ele vem. No entanto, eles alegaram conhecer Moisés que, disse Jesus, escreveu sobre Ele (5:46).

9:30-33. O mendigo passou a ensiná-los, pois eles admitiam desconhecer a origem de Jesus. A ironia é forte porque o leitor conhece Sua origem (1:14, 18). Segundo a lógica do mendigo, esse milagre foi notável e único. Ele disse que ninguém nunca tinha ouvido falar de... um cego de nascença que recebeu a visão. Ele raciocinou que Deus concede não os pedidos dos pecadores, mas os dos justos (cf. Elias, Tiago 5:16-18). Portanto este Homem, disse ele, é de Deus. Caso contrário, Ele não poderia fazer milagres.

9:34. Subjugados por um mendigo, eles só poderiam insultá-lo novamente e expulsá-lo da sinagoga (cf. v. 22). Eles raciocinaram que sua cegueira deve ter sido devido a algum “pecado” específico (eles esqueceram o Livro de Jó). Mas eles eram irracionais. Como alguém poderia estar mergulhado no pecado desde o nascimento? Todos nascem com uma natureza pecaminosa (Sl 51:5; Rm 5:12), mas um bebê dificilmente pode cometer vários atos de pecado momentos depois de nascer!

9:35. Tomando novamente a iniciativa (cf. v. 6), Jesus encontrou o ex-cego. Você (enfático no grego) acredita no Filho do Homem? Este foi um chamado ao compromisso. “Filho do Homem” é um título do Messias que inclui um rico histórico (cf. Dan. 7:13; e comentários sobre Marcos 2:10).

9:36-37. O mendigo respondeu que estava disposto a acreditar, mas era ignorante. Jesus então se revelou e deu ao mendigo o conhecimento necessário para a fé. A fé envolve um ato da vontade, baseado na informação.

9:38. Depois que Jesus revelou que Ele é o Filho do Homem, o homem respondeu com fé (Senhor, eu creio) e O adorou. Sua adoração a Jesus substituiu sua adoração na sinagoga. Os judeus o expulsaram da sinagoga, mas Jesus não expulsa aqueles que vêm a Ele (6:37). Um dos objetivos da salvação é a adoração Àquele que salva (4:23).

9:39. Este versículo contradiz 3:17? De acordo com esse versículo (e 12:47), Jesus não foi enviado “para condenar o mundo”. Mas aqui Jesus disse: Para julgamento eu vim a este mundo. Jesus quis dizer que Ele veio para pronunciar decisões sobre os ímpios, como um juiz (cf. 5:22, 27). Os cegos que vêm à vista são aqueles que, admitindo seu desamparo e incapacidade, confiam em Jesus para a salvação. Aqueles que veem e se tornam cegos são aqueles cuja autoconfiança e orgulho os cegam para as maravilhas de Jesus. Ele não os condena tornando -os cegos; eles se cegam ao rejeitá-lo e Satanás contribui para essa cegueira ( 2 Coríntios 4:4).

9:40-41. Alguns dos fariseus... perguntou, literalmente: “Nós também não somos cegos, somos?” Eles esperavam uma resposta negativa porque presumiam que certamente eles, de todos os homens, possuíam percepção espiritual. O pecado constantemente engana as pessoas para que elas vivam na falsidade. Jesus respondeu: Se os fariseus fossem absolutamente cegos para as coisas espirituais, eles poderiam ter alegado ignorância como defesa. Mas suas reivindicações e pretensões de visão espiritual (você afirma que pode ver) e liderança os tornaram culpados. Eles foram responsáveis por seus pecados porque pecaram voluntariamente. É perigoso ser um professor de verdades espirituais (cf. 3:10; Romanos 2:19-24; Tiago 3:1).


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Lucas 9: Comentário de John A. Martin

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×