Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Salmos 4 – Comentário de Charles Spurgeon

Tags: senhor deus eles

Salmos 4:1

1 Ouve-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.

Este é outro exemplo do hábito comum de Davi de pleitear misericórdias passadas como base para um favor presente. Aqui ele revisa seus Ebenezers e se consola com Eles. Não se deve imaginar que aquele que nos ajudou em seis problemas nos deixará no sétimo. Deus não faz nada pela metade e nunca deixará de nos ajudar até que deixemos de precisar. O maná cairá todas as manhãs até cruzarmos o Jordão.

Observe que Davi fala primeiro a Deus e depois aos homens. Certamente todos nós deveríamos falar com mais ousadia aos homens se tivéssemos uma conversa mais constante com Deus. Aquele que ousa enfrentar seu Criador não tremerá diante dos filhos dos homens.

O nome pelo qual o Senhor é tratado aqui, “Deus da minha justiça”, merece atenção, visto que não é usado em nenhuma outra parte das Escrituras. Significa: Tu és o autor, a testemunha, o mantenedor, o juiz e o recompensador da minha justiça; a ti apelo das calúnias e julgamentos severos dos homens. Aqui está a sabedoria, vamos imitá-la e sempre levar nosso processo, não para os tribunais mesquinhos da opinião humana, mas para o tribunal superior, o Banco do Rei do céu.

“Você me ampliou quando eu estava em perigo.” Uma figura tirada de um exército fechado em um desfiladeiro e dificilmente pressionado pelo inimigo ao redor. Deus derrubou as rochas e me deu espaço; ele quebrou as barreiras e me colocou em um lugar amplo. Ou, podemos entendê-lo assim: - “Deus ampliou meu coração com alegria e conforto quando eu era como um homem aprisionado pela dor e tristeza.” Deus é um consolador que nunca falha.

“Tenha misericórdia de mim.” Embora tu possas justamente permitir que meus inimigos me destruam, por causa de meus muitos e grandes pecados, ainda assim eu fujo para tua misericórdia, e te imploro, ouve minha oração e livra teu servo de seus problemas. O melhor dos homens precisa de misericórdia tão verdadeiramente quanto o pior dos homens. Todas as libertações dos santos, assim como os perdões dos pecadores, são dons gratuitos da graça celestial.

Salmos 4:2

2 Ó filhos dos homens, até quando transformareis minha glória em vergonha? até quando amareis a vaidade e buscareis o arrendamento? Selá.

Nesta segunda divisão do Salmo, somos levados do quarto da oração para o campo do conflito. Observe a coragem destemida do homem de Deus. Ele permite que seus inimigos sejam grandes homens (pois essa é a importância das palavras hebraicas traduzidas – filhos dos homens), mas ainda assim ele acredita que eles são homens tolos e, portanto, os repreende, como se fossem apenas crianças. Ele diz a eles que eles amam a vaidade e buscam o arrendamento, isto é, mentiras, fantasias vazias, vaidade, invenções perversas. Ele pergunta a eles por quanto tempo eles pretendem fazer de sua honra uma piada e sua fama uma zombaria? Um pouco dessa alegria é demais, por que eles precisam continuar a se entregar a ela? Eles não ficaram tempo suficiente vigiando sua parada? Os repetidos desapontamentos não os convenceram de que o ungido do Senhor não seria vencido por todas as suas calúnias? Eles pretendiam levar suas almas ao inferno e continuar com suas risadas até que uma rápida vingança transformasse sua alegria em uivos? Na contemplação de sua perversa continuidade em suas atividades vãs e mentirosas, o salmista faz uma pausa solene e insere um Selah. Certamente nós também podemos parar um pouco e meditar sobre a loucura profunda dos ímpios, sua continuação no mal e sua destruição certa; e podemos aprender a admirar aquela graça que nos fez diferir e nos ensinou a amar a verdade e buscar a justiça.

Salmos 4:3

3 Sabei, porém, que o Senhor separou para si o piedoso; o Senhor ouvirá quando eu o invocar.

“Mas sei.” Os tolos não aprenderão e, portanto, devem ouvir repetidamente a mesma coisa, especialmente quando é uma verdade tão amarga que deve ser ensinada a eles, a saber: - o fato de que os piedosos são os escolhidos de Deus e são, pela graça distintiva, separados e separados entre os homens. A eleição é uma doutrina que os homens não renovados não podem suportar, mas, no entanto, é uma verdade gloriosa e bem atestada, e que deve confortar o crente tentado. A eleição é a garantia da salvação completa e um argumento para o sucesso no trono da graça. Aquele que nos escolheu para si certamente ouvirá nossas orações. Os eleitos do Senhor não serão condenados, nem seu clamor será ouvido. Davi foi rei por decreto divino, e nós somos o povo do Senhor da mesma maneira; digamos aos nossos inimigos na cara deles que eles lutam contra Deus e o destino; quando eles se esforçam para derrubar nossas almas. Ó amado, quando você está de joelhos, o fato de ser separado como o tesouro peculiar de Deus deve lhe dar coragem e inspirá-lo com fervor e fé. “Não fará Deus justiça aos seus eleitos, que clamam a ele dia e noite?” Já que ele escolheu nos amar, ele não pode deixar de nos ouvir.

Salmos 4:4

4 Fique admirado e não peque: comunique-se com seu próprio coração em sua cama e fique quieto. Selá.

“Tremam e não pequem.” Quantos revertem este conselho e pecam, mas não tremem. Oh, que os homens sigam o conselho deste versículo e comuniquem com seus próprios corações. Certamente uma falta de pensamento deve ser uma das razões pelas quais os homens são tão loucos que desprezam a Cristo e odeiam suas próprias misericórdias. Oh, que por uma vez suas paixões fossem quietas e os deixassem quietos, para que assim em solene silêncio eles pudessem rever o passado e meditar sobre seu destino inevitável. Certamente um homem pensante pode ter senso suficiente para descobrir a vaidade do pecado e a inutilidade do mundo. Fique, pecador precipitado, fique antes de dar o último salto. Vá para a cama e pense nos seus caminhos. Peça conselho ao seu travesseiro e deixe que a quietude da noite o instrua! Não jogue fora sua alma por nada! Deixe a razão falar! Deixe o mundo clamoroso ficar quieto por um tempo, e deixe sua pobre alma implorar para que você pense antes de selar seu destino e arruiná-lo para sempre ! Selá. Ó pecador! pausa enquanto eu te questiono um pouco nas palavras de um poeta sagrado, -

“Pecador, seu coração está em paz?
Teu peito está vazio de medo?
Não és tu oprimido pela culpa ?
Fala a consciência quente em seu ouvido?
Este mundo pode te proporcionar bem-aventurança?
Pode afugentar tua melancolia?
É lisonjeiro, falso e vaidoso;
Treme com a condenação do mundano!
Pense, ó pecador, do seu lado,
Veja o dia do julgamento aparecer,
Para lá deve teu espírito ir,
Ali ouve tua justa sentença.
Miserável, arruinada, alma indefesa,
Ao sangue de um Salvador, aplique;
Ele sozinho pode te fazer completo,
Voe para Jesus, pecador, voe!”

Salmos 4:5

5 Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no Senhor.

Desde que os rebeldes tivessem obedecido à voz do último versículo, eles agora estariam clamando: - “O que faremos para sermos salvos?” E no presente versículo, eles são apontados para o sacrifício e exortados a confiar no Senhor. Quando o judeu oferecia um sacrifício justo, isto é, de maneira espiritual, ele assim apresentava o Redentor, o grande Cordeiro expiador de pecados; há, portanto, o evangelho completo nesta exortação do salmista. Ó pecadores, fujam para os sacrifícios do Calvário, e ali ponham toda a sua confiança e confiança, pois aquele que morreu pelos homens é o Senhor Jeová.

Salmos 4:6

6 Muitos dizem: Quem nos mostrará algum bem? Senhor, levanta sobre nós a luz do teu semblante.

Agora entramos na terceira divisão do Salmo, na qual a fé do aflito encontra expressão em doces expressões de contentamento e paz.

Havia muitos, mesmo entre os próprios seguidores de Davi, que queriam ver em vez de acreditar. Infelizmente, esta é a tendência de todos nós! Mesmo os regenerados às vezes gemem após a sensação e a visão da prosperidade e ficam tristes quando a escuridão cobre todo o bem de vista. Quanto aos mundanos, este é o seu clamor incessante. “Quem nos mostrará algum bem?” Nunca satisfeitos, suas bocas escancaradas se voltam em todas as direções, seus corações vazios estão prontos para beber em qualquer bela ilusão que os impostores possam inventar; e quando estes falham, eles logo se desesperam e declaram que não há nada de bom no céu ou na terra. O verdadeiro crente é um homem de molde muito diferente. Seu rosto não está voltado para baixo como os animais, mas para cima como os anjos. Ele não bebe das poças lamacentas de Mammon, mas da fonte da vida acima. A luz do semblante de Deus é suficiente para ele. Esta é sua riqueza, sua honra, sua saúde, sua ambição, sua facilidade. Dê-lhe isto e ele não pedirá mais nada. Esta é uma alegria indescritível e cheia de glória. Oh, por mais da habitação do Espírito Santo, que nossa comunhão com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo seja constante e permanente!

Salmos 4:7

7 Tu puseste alegria em meu coração, mais do que no tempo em que seu trigo e seu vinho aumentaram.

“É melhor”, disse alguém, “sentir o favor de Deus uma hora em nossas almas arrependidas, do que sentar-se durante séculos sob o sol mais quente que este mundo oferece”. Cristo no coração é melhor do que milho no celeiro ou vinho no barril. Milho e vinho são apenas frutos do mundo, mas a luz do semblante de Deus é o fruto maduro do céu. “Tu estás comigo” é um clamor muito mais abençoado do que “Colheita em casa”. Que meu celeiro esteja vazio, ainda estou cheio de bênçãos se Jesus Cristo sorrir para mim; mas se tenho todo o mundo, sou pobre sem Ele.

Não devemos deixar de observar que este versículo é a palavra do justo, em oposição à palavra de muitos. Com que rapidez a língua trai o caráter! “Fala, para que eu te veja!” disse Sócrates a um menino louro. O metal de um sino é mais conhecido por seu som. Os pássaros revelam sua natureza por meio de seu canto. As corujas não podem cantar a canção da cotovia, nem o rouxinol piar como a coruja. Vamos, então, pesar e vigiar nossas palavras, para que nosso discurso não prove que somos estrangeiros e estrangeiros da comunidade de Israel.

Salmos 4:8

8 Em paz me deitarei e dormirei; porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.

Doce Hino da Noite! Não me sentarei para vigiar por medo, mas me deitarei; e então não ficarei acordado ouvindo cada som sussurrante, mas me deitarei em paz e dormirei, pois não tenho nada a temer. Aquele que tem as asas de. Deus acima dele não precisa de outra cortina. Melhor do que ferrolhos ou barras é a proteção do Senhor. Homens armados guardavam a cama de Salomão, mas não acreditamos que ele dormisse mais profundamente do que seu pai, cuja cama era o chão duro e que era assombrado por inimigos sedentos de sangue. Observe a palavra “somente”, que significa que somente Deus era seu guardião e que, embora sozinho, sem a ajuda do homem, ele estava em boas condições, pois estava “sozinho com Deus”. Uma consciência tranquila é uma boa companheira de cama. Quantas de nossas horas sem dormir podem ser atribuídas a nossas mentes desconfiadas e desordenadas. Eles dormem docemente a quem a fé embala para dormir. Nenhum travesseiro tão macio quanto uma promessa; nenhuma colcha tão quente quanto um interesse garantido em Cristo.

Ó Senhor, dá-nos este calmo repouso em ti, para que, como Davi, possamos nos deitar em paz e dormir todas as noites enquanto vivermos; e alegremente podemos nos deitar na estação designada, para dormir na morte, para descansar em Deus

A reflexão do Dr. Hawker sobre este salmo é digna de oração e alimentada com deleite sagrado. Não podemos deixar de transcrevê-lo.

“Leitor! nunca percamos de vista o Senhor Jesus enquanto lemos este salmo. Ele é o Senhor nossa justiça; e, portanto, em todas as nossas abordagens ao propiciatório, vamos lá em uma linguagem correspondente a esta que chama Jesus, o Senhor, de nossa justiça. Enquanto os homens do mundo, do mundo estão buscando seu principal bem, desejemos seu favor que transcende infinitamente o milho e o vinho, e todas as coisas boas que perecem no uso. Sim, Senhor, o teu favor é melhor do que a própria vida. Tu fazes com que aqueles que te amam herdem bens e enches todo o seu tesouro.

Oh! tu gracioso Deus e Pai, tu de uma maneira tão maravilhosa separou alguém em nossa natureza para ti? Tu realmente escolheste ode entre o povo? Você o contemplou na pureza de sua natureza, - como um em todos os pontos piedosos? Você o deu como a aliança do povo? E você se declarou satisfeito com ele? Oh, então, bem que minha alma esteja satisfeita nele também. Agora eu sei que meu Deus e Pai me ouvirá quando eu o invocar em nome de Jesus e quando eu olhar para ele em busca de aceitação por causa de Jesus.

Sim, meu coração está firme, ó Senhor, meu coração está firme; Jesus é minha esperança e justiça, o Senhor me ouvirá quando eu chamar. E doravante eu me deitarei em paz e dormirei seguro em Jesus, aceito no Amado; pois este é o descanso com o qual o Senhor dá descanso ao cansado, e este é o refrigério.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Salmos 4 – Comentário de Charles Spurgeon

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×