Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Explicação de Salmos 5

Tags: deus salmo davi

Salmo 5: Oração da manhã

O Salmo 5 é uma oração por orientação e proteção divina composta por Davi. O salmista começa dirigindo-se a Deus como seu Rei e seu Deus, e apela a Ele para ouvir sua oração e considerar seu gemido. Davi expressa sua crença na santidade e justiça de Deus e declara sua confiança de que o Senhor o guiará no caminho certo. O salmista reconhece a maldade de seus inimigos e suas palavras enganosas, e pede a Deus que os julgue e o proteja de seus danos. Davi expressa seu desejo de adorar a Deus em Seu templo e declara sua confiança no amor inabalável e na fidelidade de Deus. O salmo termina com uma oração pelas bênçãos de Deus sobre Seu povo e uma declaração de confiança em Sua proteção.

Explicação do Salmos 5

Uma vez que muitos dos Salmos têm títulos um pouco semelhantes a este, devemos mencionar novamente que muitos estudiosos acreditam que essas inscrições fazem parte do texto inspirado. Em algumas versões da Bíblia (seguindo o hebraico original), os títulos são incluídos como versículo um. Alguns estudiosos acham que os títulos realmente pertencem ao final de cada Salmo anterior, mas a evidência disso não é convincente. O grande problema desses títulos é que os significados costumam ser obscuros. No Salmo 5, eles indicam o acompanhamento instrumental, mas em outros casos podem indicar a melodia de outra música na qual o Salmo pode ser cantado. O Salmo 57, por exemplo, diz no cabeçalho: “Defina para não destruir “. Este pode ter sido o nome de uma música bem conhecida na época. Ocasionalmente, o significado é tão duvidoso que os tradutores da NKJV decidiram transliterar as palavras hebraicas. O Salmo 16, por exemplo, diz “A Michtam 10 de Davi”. Felizmente para nós, nosso prazer com um Salmo não depende de nossa plena compreensão de seu título.

O Salmo 5 é uma oração matinal na qual Davi reflete sobre as atitudes contrastantes de Deus para com o justo e o ímpio.

5:1, 2 No início, ele pede a Deus não apenas que ouça suas palavras, mas também considere sua meditação. É um pedido válido. O Espírito Santo pode interpretar nossas meditações tão facilmente quanto as palavras que falamos.

O salmista pede a Deus que ouça não apenas suas meditações, mas também o som de seu clamor. Isso pode significar mais do que meras palavras; sugere a própria entonação, o tom profundo e sério da voz.

Ao se dirigir ao Senhor como “meu Rei e meu Deus”, Davi revela o relacionamento caloroso, pessoal e íntimo que desfrutou com o Senhor. Nas palavras “por Ti orarei”, ele mostra que o verdadeiro Deus era o único a quem ele orava – “a Ti e somente a Ti”. A relação não era apenas possessiva, mas também exclusiva.

5:3 As orações de Davi não eram espasmódicas, mas regulares. Todas as manhãs o Senhor ouvia a sua voz. Todas as manhãs o homem de Deus preparava um sacrifício de louvor e oração e esperava que o Senhor se revelasse durante o dia. Muitas vezes, não observamos as respostas de Deus. “Perdemos muitas respostas”, disse F. B. Meyer, “porque nos cansamos de esperar nas docas pelos navios que retornam”.

5:4–6 Sempre ciente de seus inimigos, a confiança de Davi na oração é fortalecida ao se lembrar da santidade e justiça de Deus. Os crentes têm um caminho interno para o trono da graça. Não é assim com os ímpios. Deus não pode ser tolerantemente satisfeito com qualquer forma de maldade. O mal não pode ser Seu hóspede durante a noite. Os arrogantes não são favorecidos com uma audiência perante este Rei. Ele odeia todos os malfeitores - uma verdade que destrói o mito predominante de que Deus é todo amor e, portanto, incapaz de odiar! A santidade de Deus exige que Ele puna todos os mentirosos e abomine todos os assassinos e enganadores.

5:7 Em contraste com seus adversários ímpios, Davi teve acesso instantâneo à presença do Senhor através da multidão da infalível misericórdia ou graça de Deus. Num espírito de profunda reverência, Davi adorou, como todos os judeus piedosos, de frente para o templo sagrado. Como o templo real não foi construído até depois da morte de Davi, a palavra aqui deve se referir ao tabernáculo, como em 1 Samuel 1:9; 3:3 e 2 Samuel 22:7.

5:8 Assediado como ele é pelos inimigos, Davi pede ao Senhor para mostrar Sua justiça, conduzindo-o com segurança através do perigo circundante e tornando seu caminho cristalino.

5:9 Em seguida, o salmista apresenta fortes razões pelas quais Deus deveria justificar Seu servo justo e punir os inimigos ímpios. Você não pode acreditar em uma palavra que eles dizem. Suas vidas interiores, seus pensamentos e motivos são totalmente corruptos e inclinados à destruição. Sua garganta é como uma tumba aberta, fedendo a corrupção e pronta para devorar suas vítimas. Eles são bajuladores inveterados e insinceros.

5:10 A condenação deles é justa. Eles devem ser obrigados a suportar sua culpa. Seus esquemas malignos devem ser transformados em bumerangues sobre si mesmos. Suas inúmeras transgressões exigem seu despejo. Seu maior pecado é terem se rebelado contra o Senhor Deus.

5:11, 12 Mas, enquanto Deus lida com Seus inimigos em julgamento, que Seus amigos sempre tenham motivos para se regozijar e gritar de alegria ao descobrirem que Ele é seu Refúgio, forte e seguro. Que todos os que amam a Jeová O magnifiquem como seu Defensor infalível! Não há dúvida sobre isso - Deus favorece o homem justo; Ele o cercará com graça como um escudo protetor.

Conclusão e Aplicação de Salmos 5

O Salmo 5 é uma oração pedindo orientação e proteção do Senhor. Aqui estão algumas maneiras práticas de aplicá-lo à sua vida:

Comece seu dia com oração: Comece seu dia com oração, buscando a orientação e proteção de Deus. Dedique seu dia a Ele e peça Sua ajuda para enfrentar os desafios que você pode enfrentar.

Confesse seus pecados: Como Davi no Salmo 5, confesse seus pecados a Deus e peça Seu perdão. Procure viver uma vida que seja agradável a Ele e afaste-se de qualquer coisa que o leve ao pecado.

Busque a direção de Deus: peça a Deus para guiá-lo em todas as suas decisões e planos. Confie que Ele o guiará no caminho certo e o ajudará a fazer escolhas sábias.

Confie na proteção de Deus: reconheça que Deus é seu protetor e o protegerá de danos. Confie em Seu poder e soberania, mesmo diante do perigo ou da incerteza.

Louve a Deus por Sua bondade: Agradeça a Deus por Sua bondade, amor e fidelidade. Cultive um coração de gratidão e procure louvá-Lo em todas as circunstâncias.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Explicação de Salmos 5

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×