Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Explicação de Salmos 8

Tags: deus homem

Salmo 8: O que é o homem?

O Salmo 8 é um hino de louvor que celebra a majestade da criação de Deus e a posição única da humanidade dentro dela. O salmista se maravilha com a grandeza dos céus e da terra e se pergunta por que Deus escolheria cuidar da humanidade, que é “um pouco menor que os anjos”. No entanto, o salmista reconhece que Deus deu aos humanos um papel especial como mordomos da Terra e de suas criaturas. O salmo termina com uma declaração retumbante da glória de Deus e da majestade de seu nome por toda a terra.

Explicação de Salmos 8

Deus é indescritivelmente grande. O homem, ao contrário, é pateticamente minúsculo. No entanto, Deus conferiu tremenda glória e honra ao homem. A maravilha desse fato provoca um suspiro eloquente de Davi.

8:1 A majestade do SENHOR é evidente em toda a criação, se uma pessoa apenas tiver olhos para vê-la. Cada área da ciência natural está repleta de evidências da sabedoria e poder do Criador. A glória de Deus é mais alta que os céus. Os planetas, as estrelas, o universo ilimitado dão apenas uma visão parcial de quão grande Deus realmente é. No entanto, homens sofisticados ignoram as evidências como se elas não existissem.

8:2 Mas as crianças em sua fé inocente cantam a grandeza de Deus em seus hinos simples. É exatamente como o próprio Cristo declarou: Deus ocultou estas coisas aos sábios e entendidos e as revelou aos pequeninos (Mt 11:25).

Quer pensemos nos bebês de maneira literal ou como aqueles discípulos do Senhor que têm fé nele como uma criança, ainda é verdade que eles constituem um baluarte para o Senhor por causa de Seus inimigos. Freqüentemente, eles podem silenciar um inimigo de Deus por meio de uma pergunta inocente ou de uma observação ingênua. Assim como é preciso apenas um pequeno alfinete para furar um grande balão, esses seguidores caseiros do Cordeiro muitas vezes rebaixam as elevadas pretensões daqueles que negam a mão de Deus na criação e na providência!

8:3 Nenhum ramo da ciência proclama a grandeza de Deus e a insignificância do homem com mais eloquência do que a astronomia. O simples fato de que as distâncias devem ser calculadas em anos-luz (a distância que a luz percorre em um ano) ilustra esse ponto. A luz viaja 186.000 milhas por segundo, e há 31,5 milhões de segundos em um ano, então a luz viaja cerca de seis trilhões de milhas em um único ano! No entanto, algumas estrelas estão a bilhões de anos-luz da Terra. Não é de admirar que chamemos essa computação de astronômica.

Olhar para o céu à noite deve nos dar grandes pensamentos sobre Deus. A lua e as estrelas são obra de Seus dedos! Quando pensamos nas inúmeras miríades de estrelas, nas vastas distâncias do universo e no poder que mantém os planetas em órbita com precisão matemática, isso confunde a mente.

8:4 Relativamente falando, o planeta terra é um grão de poeira no universo. Se for assim, o que é um único homem empoleirado neste planeta? No entanto, Deus está interessado em cada indivíduo! Ele tem uma preocupação pessoal e íntima com cada ser humano.

8:5 Deus fez o homem à sua imagem e semelhança. Embora inferior a Deus, 11 o homem compartilha com Ele algumas faculdades que não são compartilhadas por nenhuma outra ordem de criação na terra. Tudo o que Deus fez foi considerado bom, mas o veredicto sobre a criação do homem foi “ muito bom”.

8:6–8 Como representante de Deus na terra, o homem recebeu domínio sobre todos os tipos de animais, pássaros, peixes e répteis. Não havia nada que não fosse colocado sob ele.

Mas o escritor de Hebreus nos lembra que não vemos o homem desfrutando dessa influência indiscutível no tempo presente (Hb 2:5-9). Cães latem para o homem, cobras o mordem e pássaros e peixes escapam dele. A explicação é que quando o pecado entrou no mundo por meio de Adão, o homem perdeu sua soberania absoluta sobre a criação inferior.

No entanto, o propósito de Deus ainda permanece. Ele decretou que o homem realmente terá domínio, e nada pode bloquear os propósitos de Deus. Portanto, embora não vejamos todas as coisas sujeitas ao homem agora, vemos Jesus - a única Pessoa por quem o domínio do homem será finalmente restaurado. Quando Cristo veio à terra, Ele se tornou temporariamente inferior aos anjos para que, como Homem, pudesse morrer pela raça humana. Agora Ele está coroado de glória e honra à direita de Deus. Algum dia Cristo, o Filho do Homem, retornará à terra para reinar como Rei dos reis e Senhor dos senhores. No Milênio, o domínio que foi perdido pelo primeiro Adão será restaurado pelo Último Adão.

8:9 Então o povo redimido de Deus se unirá para cantar com nova apreciação: “Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra!”

Conclusão e Aplicação de Salmos 8

O Salmo 8 é uma canção de louvor a Deus por Sua grandeza e Seu cuidado pela humanidade. Aqui estão algumas maneiras práticas de aplicá-lo à sua vida:

Maravilhe-se com a criação de Deus: como Davi no Salmo 8, reserve um tempo para se maravilhar com a criação de Deus, tanto a vastidão do universo quanto a complexidade das menores coisas vivas. Deixe que isso o leve a admirar e admirar o poder e a criatividade de Deus.

Reconheça seu lugar no plano de Deus: Reconheça que, como ser humano, você tem um lugar especial no plano de Deus. Ele criou você à Sua imagem e lhe deu um propósito nesta terra. Procure viver uma vida que O honre e cumpra Seus propósitos para você.

Dê glória e louvor a Deus: Agradeça a Deus por Sua grandeza, Seu amor e Sua provisão. Cultive um coração de adoração e procure louvá-Lo em todas as circunstâncias.

Cuidar da criação de Deus: Reconheça que, como mordomos da criação de Deus, temos a responsabilidade de cuidar dela. Procure ser um bom administrador dos recursos e do ambiente que Deus lhe deu e trabalhe para preservá-lo e protegê-lo para as gerações futuras.

Busque a orientação de Deus: Busque a orientação de Deus em todas as suas decisões e planos. Confie que Ele o guiará no caminho certo e o ajudará a fazer escolhas sábias.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Explicação de Salmos 8

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×