Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Explicação de Salmos 9

Tags: deus salmo

Salmo 9: O Dia da Retribuição

O Salmo 9 é um salmo de ação de graças e louvor a Deus por sua justiça e proteção. O salmista declara sua confiança em Deus e relata as maneiras pelas quais Deus o livrou de seus inimigos. O salmista também louva a Deus por seus julgamentos justos e por ser um refúgio para os oprimidos. O salmo termina com um apelo para que Deus continue a julgar os ímpios e para que todas as nações se lembrem e reconheçam o poder e a autoridade de Deus. No geral, o Salmo 9 celebra a soberania de Deus e sua fidelidade para com aqueles que confiam nele.

Explicação de Salmos 9

Se a inscrição na versão caldeia estiver correta, Davi está aqui comemorando sua vitória sobre Golias. Mas ele obviamente está olhando além desse triunfo para a vitória final de Deus sobre Seus inimigos. O Salmo é um acróstico, baseado na primeira metade do alfabeto hebraico.

9:1, 2 O doce cantor de Israel extasia-se com todas as obras maravilhosas de Deus. Aqui ele não está pensando tanto em Seus feitos na criação ou redenção, mas em Seus feitos espetaculares em esmagar os inimigos da nação. Davi dá toda a glória a Deus - nenhuma para si mesmo e nenhuma para as armas ou habilidades do homem. Com cada fibra de seu ser ele honra e engrandece o nome do Altíssimo. O exemplo de seu amor e devoção ao Senhor faz com que muitos de nós percebamos como somos frios e insensíveis.

9:3, 4 Então ele relembra a batalha épica de Deus, embora o cumprimento final de suas palavras não acontecerá até a Segunda Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Uma visão dEle fará com que os inimigos voltem e fujam. Eles cairão em pânico e perecerão antes que possam escapar. Os justos serão vindicados naquele dia pelo Rei em Seu trono glorioso. Finalmente a terra provará como é realmente o julgamento justo.

9:5, 6 Os opressores gentios serão duramente repreendidos, e todos os inimigos de Israel cairão no esquecimento perpétuo. Eles serão enterrados nas ruínas de sua alardeada civilização. Cidades que agora parecem atemporais serão completamente desenraizadas. Nomes como Washington, Moscou ou Ottawa serão esquecidos para sempre.

9:7, 8 Todos os adversários desaparecerão, mas o SENHOR durará para sempre, tão justo e confiável como sempre foi. Resplandecente em glória em Seu trono, Ele governará o mundo em justiça absoluta. Todos receberão dele um acordo justo. Paulo usou a primeira parte do versículo 8 em sua mensagem em Atenas, explicando que o Agente ativo neste julgamento futuro será o Senhor Jesus Cristo ressuscitado:

Verdadeiramente, Deus ignorou esses tempos de ignorância, mas agora ordena que todos os homens em todos os lugares se arrependam, porque Ele designou um dia em que julgará o mundo com justiça pelo Homem que Ele ordenou. Ele deu certeza disso a todos ao ressuscitá-lo dentre os mortos (Atos 17:30, 31).

9:9, 10 As massas oprimidas da Terra O encontrarão como sua alta torre e infalível refúgio. Todos os que O conhecem depositarão nEle sua confiança, percebendo que Ele nunca desapontou a confiança de Seu povo.

9:11, 12 Israel não apenas cantará louvores ao Senhor, mas ela também cumprirá um papel missionário para o povo gentio, ensaiando as maravilhosas libertações do Senhor e apontando que Aquele que vinga o sangue de Seu povo não foi indiferente aos sofrimentos deles afinal - que suas orações não ficaram sem resposta.

9:13, 14 Mas as condições milenares ainda não chegaram. Os versículos 13 e 14 nos trazem de volta com um choque ao presente angustiante! Davi ainda precisa da misericórdia de Deus para protegê-lo do inimigo, para que os portões de Sião voltem a ecoar com seus alegres cânticos de louvor.

9:15 Então ele avança mais uma vez para o tempo em que as nações anti-semitas cairão na cova que cavaram para os judeus e serão pisoteadas na rede que planejaram para o antigo povo de Deus. É a história se repetindo - outro exemplo de Hamã sendo enforcado na forca que ele fez para Mordecai.

9:16 Mais uma vez o O SENHOR se revelará como Aquele que iguala o placar, fazendo com que os ímpios colham o que plantaram. Deus não se zomba. O significado de “Selah” é incerto. Pode significar uma intensificação (ver notas no Salmo 3 ).

9:17 Quando Davi diz que os ímpios serão lançados no inferno (hb. Sheol), ele não restringe a palavra ao estado desencarnado ou à sepultura. Aqui o contexto exige que signifique o próprio inferno. Este é o destino de todas as nações que se esquecem de Deus.

9:18 Igualmente certo é o fato de que os necessitados nem sempre serão esquecidos. Como Knox traduz: “A paciência dos aflitos não será em vão”. Tudo o que eles esperavam será cumprido naquele dia milenar.

9:19, 20 Os pensamentos de Davi sobre o vindouro reino da justiça despertam anseios por sua chegada. Nasce a oração para que o SENHOR se levante para frustrar os planos do homem e julgar as nações. Ao se apresentarem na presença do Juiz Todo-Poderoso, eles perceberão com terror que homens insignificantes e mortais realmente são.

Conclusão e Aplicação do Salmos 9

O Salmo 9 é um salmo de ação de graças e louvor pela justiça e proteção de Deus. Aqui estão algumas maneiras práticas de aplicá-lo à sua vida:

Agradeça a Deus: Como Davi no Salmo 9, agradeça a Deus por Sua bondade, amor e fidelidade. Cultive um coração de gratidão e procure encontrar alegria em Sua presença.

Confie na justiça de Deus: reconheça que Deus é um juiz justo e correto que defenderá a causa dos oprimidos e trará justiça ao mundo. Confie em Seu poder e soberania, mesmo diante de injustiça ou opressão.

Busque a proteção de Deus: Busque a proteção e o refúgio de Deus em tempos de dificuldade ou perigo. Confie que Ele o manterá seguro e protegido, mesmo em meio à dificuldade.

Lembre-se da fidelidade de Deus no passado: Lembre-se de como Deus foi fiel a você no passado e deixe que isso lhe dê confiança em Seu cuidado presente e futuro por você.

Proclame a grandeza de Deus: Proclame a grandeza de Deus para os outros e compartilhe seu testemunho de como Ele trabalhou em sua vida. Procure encorajar e elevar as pessoas ao seu redor, apontando-lhes a esperança e a salvação encontradas em Deus.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Explicação de Salmos 9

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×