Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Significado de Filipenses 2:7-8

Filipenses 2:7-8

2:7 Paulo leva sua adoração ao próximo nível, exultando no que Cristo fez especificamente por nós (paralelo a Colossenses 1:14, com oito palavras gregas idênticas). Em Cristo possuímos a “redenção”. Talvez relacionado com a palavra para “resgate” (Mc 10:45), no uso grego “redenção” denotava libertação da escravidão ou prisão por meio do pagamento de algum preço. Por exemplo, um escravo alcançou a liberdade (ou seja, foi redimido) da escravidão mediante o pagamento da taxa exigida. O conceito também ocorre no AT (Ex 6:6; 21:30; Nm 18:15–16; veja 2Sa 7:23 para redimir um povo). Usando essa metáfora, Paulo retrata o que Cristo fez para assegurar o perdão para seu povo: ele morreu por eles. Paulo provavelmente não pretende que entendamos “sangue” como o preço literal pago, como alguns teólogos medievais teorizaram. (Paulo diz que fomos comprados por um preço em 1Co 6:20; 7:23.) Em vez disso, ele parece mudar para uma metáfora bíblica, o sistema sacrificial que exigia o derramamento de sangue para obter o perdão (por exemplo, Êx 30: 10; 2Cr 29:24; Heb 9:14, 22; 13:11; 1Jo 1:7). Por meio de sua morte, Cristo garantiu o perdão dos pecados de Seu Povo. “Pecados” aqui traduz paraptōma (GR 4183), uma palavra que significa uma violação dos padrões morais, uma ofensa, transgressão ou pecado (cf. BDAG, 770) e um dos vários termos que Paulo usa regularmente para “pecados”. Paulo reitera o fundamento essencial da mensagem bíblica da salvação: pela própria morte violenta de Cristo em uma roda de execução romana, ele garantiu a libertação de seu povo de sua escravidão aos pecados. Ele morreu para que as pessoas mortas em transgressões e pecados (2:1) pudessem viver.

2:8 No final do v.7 e no v.8, Paulo especifica a fonte desse surpreendente dom do perdão: as riquezas da graça de Deus. Como antes (1:2, 6), a graça explica as ações de Deus, e essa graça não veio com moderação, mas generosamente. Paulo vê a graça de Deus como “riquezas”, uma palavra que pode denotar riqueza material (por exemplo, Mt 13:22; 1Tm 6:17). Deus concedeu suas riquezas (veja também 1:18; 3:8, 16) ao seu povo quando os agraciou com redenção e perdão. E além desses dons impressionantes, o gracioso Deus derramou riquezas adicionais sobre seu povo - “toda sabedoria [sophia, GR 5053] e entendimento [phronēsis, GR 5860]”.

“Sabedoria” tem um rico uso no AT, mas Paulo é o principal escritor do NT que usa o termo (por exemplo, 1Co 1–3 de sabedoria humana versus sabedoria divina; Romanos 11:33 da sabedoria de Deus). A sabedoria fala de como alguém aborda ou vive a vida. Pode-se viver de acordo com a sabedoria humana, o que Tiago chama de sabedoria “terrena” (Tg 3:15), ou de acordo com a sabedoria divina, a abordagem de Deus de como a vida deve ser vivida. A literatura sapiencial do AT, especialmente Provérbios, personifica a sabedoria como um guia para uma vida correta (por exemplo, Pv 1:8–9:18). Além disso, “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é a perspicácia” (Pv 9:10 NVI). Portanto, além da redenção e do perdão, Deus fornece ao seu povo sabedoria - a percepção e a capacidade de viver a vida de maneira apropriada.

O segundo termo, “insight” (NVI, “entendimento”), acrescenta pouco ao nosso entendimento de “sabedoria”. Embora o grego clássico distinguisse os significados dessas palavras, provavelmente sua justaposição em Provérbios 3:13, 19 e outros lugares na LXX mostra sua sinonímia virtual nos usos bíblicos. Mantendo o estilo expansivo desta seção, onde sinônimos e construções genitivas adicionam cor e ênfase, “insight” reafirma “sabedoria”: viver sabiamente (Ef 5:15) é viver com entendimento. Eles se definem mutuamente na estrutura conhecida como “hendiadys” – uma ideia por meio de duas palavras.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Significado de Filipenses 2:7-8

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×