Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Eclesiastes 8 — Explicação das Escrituras

Eclesiastes 8

8:1 Apesar do fracasso da sabedoria humana em resolver todos os seus problemas, Salomão ainda admirava o sábio acima dos outros. Ninguém mais está qualificado para buscar o significado oculto das coisas. No que diz respeito ao Pregador-Rei, a sabedoria se reflete até na aparência física. Seu rosto está radiante e uma aparência severa é suavizada.

8:2 A sabedoria ensina como agir na presença do rei, quer esse rei seja concebido como Deus ou como um monarca terreno. Antes de mais nada, inculca a obediência. O hebraico da última parte deste versículo é ambíguo, como se vê nas seguintes traduções:

· e isso em relação ao juramento de Deus (KJV);

· por causa do juramento diante de Deus (NASB);

· por causa de seu juramento a Deus (NKJV).

O juramento aqui pode se referir ao juramento de fidelidade de alguém ao governo ou ao juramento de Deus pelo qual Ele autorizou os reis a governar (por exemplo, veja Salmos 89:35).

8:3 A obscuridade continua no versículo 3. Podemos entender este versículo como um conselho para deixar a presença do rei sem demora quando algo desagradável se desenvolve. Ou pode desaconselhar uma saída precipitada, seja por raiva, desobediência, insolência ou ao deixar o emprego (KJV, NASB, NKJV).

De qualquer forma, o ponto principal da passagem é que não é sensato contrariar um rei, uma vez que ele tem ampla autoridade para fazer o que lhe agrada.

8:4 Sempre que um rei fala, sua palavra é apoiada com poder. É supremo e não está sujeito a contestação por parte de seus súditos.

8:5 Aqueles que obedecem ao comando do rei não precisam temer o desagrado real. A sabedoria ensina a uma pessoa o que é apropriado, tanto quanto ao tempo quanto ao procedimento para obedecer aos éditos reais.

8:6 Há uma maneira certa e errada de fazer as coisas, e uma hora certa e errada também. O problema que pesa sobre o homem é que ele nem sempre consegue discernir esses momentos do destino.

8:7 Há tanto que ele não sabe nem faz. Ele não pode saber o futuro — o que vai acontecer ou quando vai acontecer.

8:8 Ele não pode impedir que seu espírito parta ou determinar a hora exata de sua morte. Ele não pode obter quitação dessa guerra - a guerra que a morte está implacavelmente travando contra ele. Ele não pode obter um indulto por qualquer forma de maldade à qual possa se entregar.

8:9 Estas são algumas das coisas que o Pregador observou quando estudou a vida sob o sol, em um mundo onde um homem esmaga o outro sob o calcanhar, no qual um homem exerce autoridade sobre outro para seu próprio dano.

8:10 Grande parte da vida é superficial. O ímpio morre e é sepultado. Certa vez, ele fez viagens ao local de culto. Agora que ele se foi, as pessoas o elogiam por sua piedade na mesma cidade onde ele costumava realizar seus esquemas tortuosos. A religião pode ser uma fachada para encobrir a desonestidade. É tudo tão vazio e sem sentido.

8:11 Atrasos intermináveis no julgamento e punição de criminosos só servem para encorajar a ilegalidade e criar desprezo pelo sistema judicial. Embora seja importante garantir que todo réu tenha um julgamento justo, é possível superproteger o criminoso às custas de sua vítima. A justiça justa e imparcial aplicada prontamente serve como um impedimento ao crime. Por outro lado, adiamentos intermináveis tornam os infratores mais firmes em sua determinação de infringir a lei. Eles raciocinam que podem escapar impunes ou pelo menos obter uma sentença leve.

8:12 Embora Salomão tivesse visto alguns casos que pareciam ser exceções, ele acreditava que aqueles que temem a Deus se sairiam melhor a longo prazo. Mesmo que um criminoso habitual viva até a velhice, essa exceção não invalida o fato de que a retidão é eventualmente recompensada e que o caminho do transgressor é difícil.

8:13 O Pregador estava confiante de que a pessoa perversa é um perdedor final. Por sua falha em temer diante de Deus, ele se condena a uma vida curta. Sua vida é transitória como uma sombra.

8:14 Salomão parece alternar entre regras gerais e exceções flagrantes. Às vezes, os justos parecem ser punidos como se fossem maus. E às vezes os homens perversos parecem ser recompensados como se fossem cidadãos decentes e justos. Essas violações do que deveria ser causaram nojo do Rei-Filósofo a vaidade da vida.

8:15 A única política lógica, no que dizia respeito a ele, é aproveitar a vida enquanto você pode. Não há nada melhor sob o sol do que comer, beber e se divertir. Isso permanecerá ao lado de uma pessoa enquanto ela trabalha ao longo de sua vida que Deus lhe dá neste mundo. Nenhuma filosofia fantasiosa para Salomão. Ele queria sua torta aqui e agora.

8:16 Então o Pregador se dedicou a encontrar todas as respostas. Ele treinou sua mente no estudo da filosofia, determinado a chegar ao fundo das atividades da vida - uma tarefa na qual não se vê sono nem de dia nem de noite.

8:17 Então ele descobriu que Deus arranjou as coisas de tal maneira que um homem não consegue juntar todas as peças do quebra-cabeça. Não importa o quanto ele tente, ele falhará. E não importa o quão brilhante ele seja, ele não será capaz de encontrar respostas para todas as perguntas.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Eclesiastes 8 — Explicação das Escrituras

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×