Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Provérbios 28 — Explicação das Escrituras

Tags: homem deus aquele

Provérbios 28

28:1 Uma consciência pesada faz um Homem pular ao menor barulho. Pessoas com a consciência tranquila não precisam dirigir com um olho no retrovisor; os justos são ousados como um leão.

28:2 Quando uma terra é culpada de transgressão generalizada, ela sofre frequentes mudanças de governo. Quando o governante é um homem íntegro e compreensivo, o país desfruta de uma condição estabelecida e estável. O reino do Norte (Israel) teve dezenove reis no espaço de cerca de duzentos anos, ou uma média de apenas dez anos por reinado.

28:3 Um homem pobre que chega a uma posição de riqueza e poder costuma ser mais opressivo para os pobres do que as pessoas de um nível de renda mais alto. Ele é como uma chuva torrencial que nivela os campos de trigo, que destrói as plantações em vez de ajudá-las a crescer.

28:4 As pessoas que se livram da restrição da lei de Deus e da lei civil muitas vezes elogiam os ímpios. Isso, é claro, é uma tentativa de se justificar. Os que guardam a lei se opõem aos transgressores e defendem a causa da justiça.

28:5 Os homens maus não entendem a justiça; recusando-se a praticá-lo, eles perdem o poder de entendê-lo. Aqueles que buscam a vontade do Senhor recebem os devidos poderes de discernimento. Existe uma estreita ligação entre moralidade e entendimento (veja Sl 119:100).

28:6 Mais vale o pobre que leva uma vida limpa e honesta do que o rico perverso em seus caminhos, que finge estar vivendo uma vida boa, mas o tempo todo pratica engano e perfídia.

28:7 O filho que obedece à lei tem discernimento. Aquele que se associa com glutões e bêbados traz desgraça para seu pai.

28:8 Sob a lei de Moisés, um hebreu era proibido de cobrar usura (juros) de outro hebreu. Ele poderia cobrar isso de um gentio, mas não de um judeu (Deuteronômio 23:19, 20). Hoje usura significa juros exorbitantes.

Aqueles que se enriquecem com usura ou outras formas de renda ilícita perderão sua riqueza; será tirado deles e dado a alguém que saiba como usá-lo melhor e como tratar os pobres com consideração.

28:9 Se alguém não ouvir e obedecer a lei de Deus, Deus não ouvirá sua oração. Na verdade, sua oração é odiosa para Deus.
Eu também posso me ajoelhar
E adorar deuses de pedra
Como oferta ao Deus Vivo
Uma oração de palavras apenas.

John Burton
28:10 Quem tenta o justo a cair no pecado, cairá no poço do castigo. Jesus advertiu: “Qualquer que escandalizar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que lhe pendurassem ao pescoço uma mó de moinho, e se submergisse na profundeza do mar” (Mt 18:6).).

Mas os íntegros herdarão o bem. Aqui, os inocentes podem significar aqueles que conduzem os outros nos caminhos da santidade, em vez do pecado. Ou pode significar aqueles que se recusam a ser vítimas de solicitações para pecar.

28:11 Um homem rico que se gloria em suas riquezas pensa que é muito inteligente. Orgulhando-se de sua rara perspicácia financeira, ele é sábio em sua própria presunção. Ele confunde riquezas e sabedoria.

Uma pessoa pobre que tem entendimento pode ver através de tal pretensão. Certa vez, Charles Lamb se aproximou de um desses homens arrogantes com a observação: “Desculpe-me, senhor, mas você é alguém em particular?”

28:12 Quando os justos sobem ao poder, há grande regozijo. Quando os ímpios triunfam, os homens se escondem de medo.

28:13 Existem dois tipos de perdão, judicial e parental. Quando confiamos em Cristo como Senhor e Salvador, recebemos o perdão da penalidade dos pecados; isso é perdão judicial. Quando nós, como crentes, confessamos nossos pecados, recebemos o perdão dos pais (1 João 1:9); isso mantém a comunhão com Deus, nosso Pai.

Não há bênção para aquele que encobre os seus pecados, isto é, que se recusa a arrastá-los para a luz e a confessá-los a Deus e a qualquer outro que tenha sido injustiçado. Mas quem confessa e abandona seus pecados tem a certeza de que Deus não apenas perdoa, mas também esquece (Hb 10:17).

28:14 Um elemento da verdadeira felicidade é ter um coração terno diante do Senhor. É aquele que se torna duro e impenitente que cai em problemas. Deus pode resistir ao orgulhoso e descarado, mas Ele não pode resistir a um coração quebrantado e contrito.

28:15 Bestial e desumano descreve o tirano que monta o rebanho sobre pessoas pobres, fracas e indefesas. Ele é como um leão que ruge e um urso que ataca.

28:16 Aparentemente, o príncipe descrito aqui é alguém que carece de entendimento no sentido de que procura enriquecer a todo custo. Esse homem também é um grande opressor porque pisoteia os outros para ficar mais rico. O governante que odeia a cobiça e vive desinteressadamente para o bem de seu povo prolongará seus dias.

28:17 Um homem que está sobrecarregado com derramamento de sangue fugirá para uma cova; que ninguém o ajude. O assassino deliberado é um fugitivo, correndo em direção ao seu destino. Ninguém deve tentar obstruir ou interferir na justiça. Deus disse: “Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado” (Gn 9:6).

28:18 A primeira linha refere-se à salvação do dano nesta vida, não da condenação na próxima. A salvação eterna da penalidade do pecado não é obtida por andar em retidão, mas pela fé no Senhor Jesus Cristo. O andar reto é fruto dessa salvação, embora quem ande sem repreensão escapará de muitas ciladas nesta vida.

O homem que vacila de uma forma de desonestidade para outra cairá de uma só vez.

28:19 O contraste aqui é entre fartura de comida e fartura de pobreza. O fazendeiro diligente tem o primeiro. Aquele que se envolve em atividades vazias e improdutivas tem o último.

28:20 Um homem fiel aqui é aquele que é honesto e que não cobiça grandes riquezas. Ele será ricamente abençoado. O homem que procura enriquecer rapidamente por meios inescrupulosos será punido.

28:21 É uma grande injustiça para um juiz mostrar parcialidade, e ainda assim um homem frequentemente fará isso por um pedaço de pão, isto é, pela consideração mais insignificante.

28:22 Um homem avarento, rancoroso e mesquinho corre atrás de riquezas, sem perceber que a pobreza logo o alcançará.

28:23 Quando um amigo te repreende com amor, é difícil aceitar na hora. Isso fere seu orgulho. Mas depois você percebe que esse amigo deve ter realmente se importado com você para apontar suas falhas, e então você é grato a ele.

A lisonja pode parecer agradável no momento, mas eventualmente você percebe que não era verdade de qualquer maneira, e que a pessoa estava simplesmente tentando ganhar seu favor. Ele provavelmente bajula todos que conhece.

28:24 Um filho que rouba seus pais pode desculpá-lo alegando que eventualmente será dele, ou que ele o dedicou ao Senhor nesse meio tempo (Marcos 7:11). Mas Deus não é enganado; Ele coloca essa pessoa na mesma classe de um ladrão ou assassino.

28:25 A pessoa orgulhosa e gananciosa provoca contendas, talvez afastando todos os outros em uma corrida fútil por riquezas, poder ou preeminência (veja Tiago 4:1). É o homem temente a Deus que consegue encontrar paz e satisfação.

28:26 Aquele que confia em sua própria sabedoria para guiá-lo pela vida é um tolo. Ele está lançando sua âncora dentro do barco, e assim ficará à deriva incessantemente. Aquele que busca orientação no Senhor age com sabedoria (ver Jeremias 9:23, 24).

28:27 Deus recompensará aqueles que mostram misericórdia para com os pobres. O homem que desvia os olhos de casos genuínos de necessidade terá muitas tristezas.

28:28 Quando os ímpios sobem ao poder, a população se esconde de medo. Mas quando os governantes iníquos são derrubados, os justos aumentam.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Provérbios 28 — Explicação das Escrituras

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×