Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Provérbios 21 — Explicação das Escrituras

Provérbios 21

21:1 Assim como um canal ou canal dirige o fluxo de água, então o O Senhor governa e anula os pensamentos e ações de um rei. Isso é um encorajamento para os cristãos sob governos opressores ou para os missionários que levam o evangelho a terras hostis.

21:2 Um homem não é um juiz válido de sua própria vida ou serviço; ele julga pelas aparências externas. O SENHOR pesa os pensamentos e motivos do coração das pessoas.

21:3 O O SENHOR não se agrada tanto de holocaustos e sacrifícios quanto da obediência à Sua voz (1 Sm 15:22). Deus não é um ritualista. O que Ele quer é a realidade interior.

21:4 Este provérbio lista três coisas que são pecado aos olhos de Deus: um olhar altivo, ou seja, a expressão externa de presunção; um coração orgulhoso, ou seja, o reservatório interior; e a lavoura dos ímpios, que pode significar sua prosperidade, felicidade, vida ou esperança.

21:5 Aqueles que trabalham diligentemente para ganhar a vida são contrastados com aqueles que procuram ficar ricos da noite para o dia. Os primeiros têm fartura garantida; a segunda, da pobreza.

21:6 Os que buscam riquezas com fraude e com língua mentirosa correm atrás do vento. Eles estão perseguindo o que os ilude e perecerão no processo. A posição deles é como a de um viajante do deserto perseguindo uma miragem; prova ser uma armadilha de morte para ele.

21:7 A violência dos ímpios os destruirá, porque se recusam a fazer justiça. Existe um princípio moral em ação no universo que garante que a violência, a maldade e a injustiça jamais escaparão impunes. Nunca!

21:8 “Muito tortuoso é o caminho do homem culpado, mas quanto ao puro, suas obras são retas” (JND). A culpa faz com que um homem minta, se esconda, se disfarce, tenha medo e aja de forma enganosa. O homem que confessou e abandonou seus pecados não tem nada a esconder; ele pode andar na luz.

21:9 As casas nas terras bíblicas tinham telhados planos. Este provérbio diz que seria melhor viver sozinho em um canto apertado de um desses telhados, exposto ao calor, frio, chuva, neve, vento e granizo, do que morar em uma casa compartilhada com uma mulher rabugenta e rabugenta. As tempestades de fora seriam mais suportáveis do que a tempestade de dentro.

21:10 A alma do ímpio está sempre tramando algum novo mal, e ele não mostra misericórdia ao próximo ao perpetrá-lo. Assim, seu pecado é deliberado e implacável. As desculpas sociológicas modernas para o crime simplesmente não se sustentam.

21:11 Mesmo que um escarnecedor não aprenda uma lição com o castigo que recebe, o ingênuo verá e será advertido. Um homem sábio não precisa ser punido; ele aprenderá com instruções simples.

21:12 O Deus justo considera sabiamente a casa dos ímpios, derrubando os ímpios por sua maldade. Deus vigia de perto todos os assuntos dos homens ímpios; no momento apropriado, Ele aciona o interruptor que traz sua condenação sobre eles.

21:13 O homem rico de Lucas 16:19-31 não se preocupou com a necessidade desesperada do mendigo em seu portão. Na vida após a morte, ele mesmo chorou por alívio, mas seu grito ficou sem resposta.

21:14 A Bíblia muitas vezes relata fatos sem aprová-los. Assim, observa-se que um homem zangado se acalmará se o ofensor lhe der um presente, e um homem furioso será apaziguado por um suborno enfiado em seu bolso.

21:15 É uma alegria para o justo fazer justiça, mas a destruição virá para os que praticam a iniquidade. Isso é ilustrado pelo segundo advento de Cristo. Será um tempo de êxtase para os remidos, mas um tempo de horror para todos os outros (2 Tessalonicenses 1:6–9).

21:16 Você encontra todos os tipos de pessoas em Provérbios. Este homem que vagueia é como um vagabundo no Saara do pecado. Quando você o vê pela última vez, ele está descansando na assembleia dos mortos.

21:17 Em vez de dar a satisfação e realização que prometem, o prazer e a vida luxuosa (vinho e óleo) só servem para empobrecer o homem. Eles drenam seus recursos financeiros e também o reduzem à pobreza espiritual.

21:18 Em Isaías 43:3, Deus diz que deu o Egito como resgate por Seu povo, Israel. O Senhor recompensou Ciro por libertar os judeus, permitindo-lhe possuir o Egito e os reinos vizinhos.

Em um sentido amplo, o versículo significa que os ímpios são punidos para que os justos possam ficar livres.

21:19 Um toque de humor santificado! O escritor preferiria o desconforto, a distância e a solidão de um deserto a ficar confinado a uma mulher raivosa e briguenta.

21:20 O contraste aqui é entre a cabana do sábio, onde há um suprimento abundante de todas as coisas boas, e a casa do tolo, onde o pecado, o desperdício e a extravagância levam à escassez.

Somos lembrados do alcoólatra que costumava vender seus móveis e outros utensílios domésticos para comprar uísque. Após sua conversão a Cristo, alguém lhe disse: “Você realmente não acredita nessa história de Jesus transformar água em vinho, acredita?” Sua resposta foi: “Não sei sobre transformar água em vinho, mas sei que em minha casa Ele transformou uísque em móveis!”

21:21 O ponto aqui parece ser que aquele que busca a justiça e a misericórdia obtém mais do que esperava; além da justiça, ele recebe vida e honra.

21:22 O cristão sábio derruba a… fortaleza, não com artilharia e bombas, mas com fé, oração e a Palavra de Deus (veja 2 Coríntios 10:4). No conflito espiritual, a sabedoria pode realizar o que o poder armado é incapaz de fazer.

21:23 Quem pode controlar sua boca se salva de problemas. “Mesmo assim a língua é um pequeno membro e se gaba de grandes coisas. Veja que grande floresta um pequeno fogo incendeia! E a língua é um fogo, um mundo de iniquidade. A língua está tão inserida em nossos membros que contamina todo o corpo e incendeia o curso da natureza; e é incendiado pelo inferno” (Tiago 3:5, 6).

21:24 Se você encontrar um homem orgulhoso e arrogante, apenas o chame de “Zombador”. Esse é o nome dele! O nome, é claro, representa o que uma pessoa é. “Pois como é o seu nome, assim ele é” (1 Sam. 25:25).

21:25, 26 O preguiçoso está dividido entre seu desejo por riquezas, por um lado, e sua determinação de não se esforçar, por outro. É um impasse mortal! Enquanto ele passa seu tempo em um mundo de sonhos de esperanças não realizadas, o homem justo trabalha duro e ganha dinheiro para poder doar generosamente para causas nobres.

21:27 Deus é “desligado” pelas doações de pecadores impenitentes, mas Ele odeia ainda mais quando um presente tem a intenção de “comprá-lo” ou induzi-lo a tolerar, aprovar ou abençoar algum esquema perverso.

21:28 “A falsa testemunha perecerá, mas a palavra do que ouve permanecerá” (RSV). A falsa testemunha jura diante de Deus que dirá a verdade, então comete perjúrio deliberadamente. O homem que ouve com atenção e responde honestamente dá um testemunho que nunca pode ser abalado.

21:29 O rosto de bronze de um homem perverso mostra que ele está confirmado em sua iniquidade. Ele tem uma testa de bronze. O homem reto, por ser ensinável, está seguro e estabelece seu comportamento.

21:30 O homem é impotente para enganar Deus em sabedoria, entendimento ou estratégia. Nenhuma de suas tramas pode valer contra o SENHOR. “Todo desígnio do Senhor será cumprido” (Jeremias 51:29).

21:31 Os homens podem elaborar planos para garantir o sucesso militar, mas a vitória no dia da batalha vem do Senhor sozinho. É melhor confiar Nele do que em cavalos - ou em armas nucleares (ver Salmos 20:7).

Plumptre resume os versículos 30 e 31 da seguinte forma:

Versículo 30: Nada vale contra Deus. Versículo 31: Nada vale sem Deus.


This post first appeared on Estudos Bíblicos E Comentários, please read the originial post: here

Share the post

Provérbios 21 — Explicação das Escrituras

×

Subscribe to Estudos Bíblicos E Comentários

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×